El Chaltén: paisagens deslumbrantes e muitas trilhas
El Chaltén é uma cidadezinha minúscula e recente (criada em 1985) junto do acesso norte ao Parque Nacional Los Glaciares, em razão do interesse turístico representado pelas belíssimas paisagens de montanha, sobretudo o famoso Fitz Roy (3.450m), que os índios da região chamavam de “chaltén” – “a montanha que fuma”. No auge da temporada, do final de dezembro até o Carnaval, a hospedagem é cara e difícil de se conseguir sem ter feito reserva. Fevereiro é um mês perfeito é alta temporada, mas há menos turistas.
Na via principal, a Av. San Martín, há vários hotéis simples, lojas de equipamentos de marcha, montanhismo e camping, elém de restaurantes e bares frequëntados por um pessoal de perfil aventureiro.
O tempo em El Chaltén muda num piscar de olhos; é preciso estar preparado para súbitas alterações de temperatura, ventos e precipitações durante o dia. Mesmo no verão, a temperatura máxima oscila entre uns 15°C e 20°C e as noites e manhãs são bem frescas.
Mapa de El Chaltén
Como ir para El Chaltén
Carro
De El Calafate (215 km) pegue a RP 11, a RN 40 e a RP 23. A maior parte do caminho é de cascalho.
Ônibus
De El Calafate (4h). Existem excursões “bate-e-volta” saindo de El Calafate, mas são cansativas e você não tem tempo de fazer nada em El Chaltén em um único dia. Não aconselhamos.
Avião
O aeroporto mais perto é o de El Calafate.
Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva
Hospedagem
El Chaltén é minúscula, procure ficar no centrinho onde tem tudo.
Escolha e reserve seu hotel em El Chaltén
Melhor época
De maio a setembro. No inverno tudo fecha.
As trilhas próximas a El Chaltén
Em El Chaltén há uma enorme variedade de trilhas que podem ser feitas por conta própria. Algumas são indicadas para os mais comodistas; outras, apropriadas para os radicais de carteirinha, podem incluir escaladas. O tempo de duração dos passeios e excursões é bem variado e pode ser de algumas horas ou tomar vários dias. Para quem curte trekking ou montanhismo é uma experiência inesquecível e uma oportunidade de curtir paisagens grandiosas, que incluem florestas de clima frio e picos nevados. Muitos passeios e excursões podem ser feitos a cavalo, mas para chegar a alguns mirantes você terá que apear, deixar o brioso pastando e caminhar.
Quem for acampar – Comodistas, sbstenham-se e aluguem um bom chalé!) não deve ser demasiadamente amador e precisa ter espírito escoteiro. As tendas devem ser bem armadas, em lugares protegidos do vento para não acordar com a barraca desabando em cima de você com uma temperatura beirando zero grau lá fora.
Vídeo sobre El Chaltén
Pontos turísticos
Lago Viedma
A 17 km de El Chaltén. Nesse lago é possível fazer uma excursão de aproximadamente 6h, que pode incluir uma caminhada no glaciar Viedma, oportunidade de visitar cavernas de gelo. Inesquecível! É possível assistir, como no glaciar Perito Moreno, aos espetáculo dos blocos de gelo soltando-se das paredes da geleira.
Glaciar Huemul
Só pode ser visitado em excursão organizada, pois atravessa propriedade particular. Enquanto você caminha sobre a geleira, avista o Lago del Desierto e o Fitz Roy.
Lago del Desierto
A 37 km de El Chaltén pela estrada de cascalho que acompanha o Río de las Vueltas, de remise, de ônibus ou de carro <tel/>neste útimo caso, informe-se sobre o estado da estrada antes de se aventurar e lembre-se de que ela pode ser perigosa para motoristas imprudentes). Calcule umas 3h para ida e volta, já que na estrada de cascalho é preciso manter baixa velocidade. Apesar do nome, o lugar não é deserto; pelo contrário, o lago é cercado por uma rica vegetação. Mesmo para quem não quiser percorrer as trilhas que partem do lago, as lindas vistas do caminho já valem o passeio.
Laguna Capri
2 ou 3h de marcha a partir de El Chaltén. Nessa lagoa vivem patos e outras aves aquáticas. As paisagens, nem precisa falar…são esplêndidas. Fica no caminho do Acampamento Poincenot. É possível também dormir no Acampamento Laguna Capri se você tiver consigo equipamentos e alimentos.
Salto del Chorrillo
A 3 km de El Chaltén. Passeio relativamente fácil; pode ser feito a pé em 1h. A cascata cai de uma altura de 15m.
Laguna Torre
Caminhada de 5h a partir de El Chálten acompanhando o vale do rio Fitz Roy. Belo caminho de onde se tem vistas privilegiadas de Cerro Torre e dos glaciares Grande e Torre. Pode-se pernoitar no acampamento livre mas sem serviço nenhum) “Padre De Agostini”. Lembre-se de levar camping-gas, pois é proibido acender fogueiras.
Acampamento Poincenot
A 4h de marcha de El Chaltén. Vista panorâmica do Río de las Vueltas e do Fitz Roy.
Laguna de los Tres
Depois do Acampamento Poincenot. Trilha de 1,2 km com subida acentuada. O passeio demora aproximadamente 6h. Um certo preparo físico é imprescindível. Linda vista do Fitz Roy e do lago.
Glaciar Piedras Blancas
É o passeio mais longo de todos, de várias horas. Você pode dormir no Acampamento Poincenot e continuar a viagem no dia seguinte. Uma alternativa é ir de carro pela RP 23 até a ponte sobre o Rio Blanco e pegar a trilha ao lado do rio na direção sudoeste. Calcule 1h30 de caminhada até o glaciar.
Dicas de viagem: antes de se aventurar, considere
1) O tempo disponível;
2) O custo financeiro da aventura, que em alguns casos pode ser alto;
3) Sua forma física e sua disposição para eventualmente enfrentar longos trechos de caminhada sob chuva e vento forte e gelado…
4) Se você dispõe das roupas e equipamentos necessários. Leve chapéu e protetor solar e, se for andar nos glaciares, use óculos escuros, pois o reflexo do sol no gelo pode causar danos aos olhos. É recomendável, mesmo no verão, levar roupas quentes e impermeáveis, inclusive botas impermeáveis e forradas, mesmo que você não pretenda participar de grandes aventuras. Se pensa em encarar programas mais longos, acampar etc., compre roupas do tipo “polar” em lojas especializadas. Uma bússola e mapas podem também ser úteis. Um canivete tipo suíço é obrigatório.
Informações práticas
Onde se hospedar em outras cidades na Argentina
Reserva pelo Booking.com
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso; é bem possível que pague menos do que reservando diretamente com o hotel. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos, provavelmente pagando menos e sem ter trabalho algum.
Hotel na Argentina
Classificação por ordem alfabética – principais localidades turísticas
Hotel em Buenos Aires • Hotel em Bariloche • Hotel em Cafayate
Hotel em Córdoba • Hotel em El Calafate • Hotel em El Chaltén • Hotel em Jujuy
Hotel em Junin de los Andes • Hotel em Las Leñas • Hotel em Mendoza
Hotel em Puerto Madryn • Hotel em Humahuaca • Hotel em San Rafael
Hotel em Puerto Iguazú • Hotel em Rio Gallegos • Hotel em Salta
Hotel em San Martin de los Andes • Hotel em Tilcara • Hotel em Ushuaia
Hotel em Villa La Angostura
A Argentina em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
sobre a as regiões mais interessantes do país.