Dicas sobre hospedagem na Bahia
Centro Histórico de Salvador, foto Melina Castro
Centro Histórico de Salvador, foto Melina Castro

Dicas sobre hospedagem na Bahia: escolher e reservar

Durante a alta temporada, quando as cidades estão lotadas – verão, férias escolares, grandes festas religiosas, festas juninas, Carnaval, feriados prolongados, Ano Novo – os preços sobem e fica difícil barganhar um desconto.

Reserve seu hotel ou pousada com antecedência

Para viajar nessas épocas é melhor reservar com antecedência ou pedir a um agente de viagens de sua confiança, que tem mais possibilidade de conseguir bons preços, que o faça.

Cuidados ao reservar  hotéis ou pousadas

Exija confirmação da reserva antes de viajar, por e-mail ou fax do qual devem constar o tipo de acomodação, os dias de permanência e o valor da diária. Peça que lhe forneçam por escrito as comodidades a que você terá direito: banheiro privativo, ar condicionado ou ventilador de teto (o calor é intenso!), frigobar, TV. Peça ainda que seja especificado se a cama será de casal ou de solteiro, se o café da manhã está incluído na diária, se haverá taxas extras.

Para escolher uma pousada ou hotel, é importante saber onde fica, qual o grau de conforto oferecido e observar seu custo/benefício. O site do estabelecimento pode dar uma idéia do que o espera, mas não se iluda em demasia: o quarto que aparece na foto é o melhor do hotel e sempre “maquiado” para parecer maior e mais bonito.

A localização “perto da praia” mencionada no site nem sempre corresponde à realidade e pode ser que a “orla” fique a mais de 1 km do hotel…

Se você não gosta de fazer reserva antecipada, corre o risco de ter que se contentar com a hospedagem que encontrar (se encontrar!), em local e com preços que não tinha previsto e de padrão diferente de suas pretensões. Por outro lado, quem chega sem reserva pode, sobretudo na baixa estação e se tiver sorte, escolher in loco o que mais lhe agrade.

Tipos de estabelecimentos

Nas cidades turísticas da Bahia há desde luxuosos resorts e hotéis de cinco estrelas até albergues e campings, muito procurados pela moçada. As pousadas, opção intermediária, existem em grande quantidade. Normalmente suas instalações são menores e mais simples que aquelas dos hotéis, mas certos estabelecimentos que se autodenominam pousadas são mais charmosos e confortáveis do que bons hotéis. É claro que, nesse caso, seus preços são proporcionais ao que oferecem.

As pousadas

Muitas pousadas têm apenas o essencial: quarto com banheiro privativo, sem frigobar, televisão ou outras comodidades. Porém, podem ser boas opções em virtude de sua localização ou em razão do valor das diárias. As chamadas “pousadas ecológicas”, que se incluem na primeira alternativa, são aquelas localizadas em meio a áreas verdes ou em outros ambientes naturais de grande beleza. Para muitos, as paisagens compensam a carência de mordomias, mas se conforto tem seu preço, paisagem também tem: o valor das diárias nas pousadas ecológicas não é inferior ao cobrado nos estabelecimentos convencionais.

Importante notar que, salvo nos top de linha, nem tudo é tão bom quanto se espera. O critério de classificação por estrelas não deve ser levado muito a sério. Muitas vezes o quarto tem ar condicionado, mas ele não funciona direito; o banheiro é privativo, mas tem paredes embolaradas; e assim por diante. O hotel pode ter quartos relativamente decentes, mas na alta estação se o local estiver lotado, é capaz que tentem lhe chuchar um aposento horroroso, apertado e mal ventilado pelo preço de outro melhor (como acontece em lugares turísticos no mundo todo…) .

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes