Desembarque em Paris
Ile de la Cité, Paris
Desembarque em Paris

Desembarque em Paris

Serviço de imigração na França

Quem chega do Brasil irá aterrissar no supermoderno aeroporto Charles de Gaulle, 30 km ao norte de Paris. Em Orly, no sul da cidade (“Vai, meu irmão, pega esse avião…” Você se lembra da música do Chico?) aterrizam voos com conexão em outras capitais da Europa.
É quase certo que, durante o voo, você reberá um formulário a ser preenchido. A primeira formalidade a ser cumprida é passar pelo serviço de imigração, onde você deverá apresentar seu passaporte e esse formulário. Apesar de o visto não ser exigido, pessoas vestidas de modo desleixado ou pouco convencional ou ainda mulheres jovens, bonitas e vestidas de modo considerado “provocante” podem ter problemas. Em geral ninguém vai lhe perguntar nada, mas se cismarem com você — provavelmente por um dos motivos acima — os funcionários da imigração vão querer saber se você tem passagem de volta ao Brasil, quanto dinheiro tem consigo etc. A preocupação deles, é claro, é que você pretenda permanecer lá clandestinamente. Carimbado o passaporte (ou não, já que nem sempre os policiais se lembram do carimbo), você obterá normalmente o direito de três meses de permanência na França, como turista.

Alfândega na França

A próxima etapa é a alfândega. Lembre-se de que suas malas poderão ser abertas e revistadas. Você tem direito a levar do Brasil apenas duas garrafas de bebida alcóolica. Também é proibido levar qualquer tipo de produto agrícola, como frutas, plantas e coisas desse tipo. Os fiscais franceses ficam particularmente irritados com falsificações de suas marcas famosas: roupas, perfumes, relógios, canetas, etc. Cuidado. Uma camisa pólo Lacoste com o rabinho do jacaré virado para baixo não será bem-vinda, nem mesmo se você estiver vestido com ela!
Quem chegar a Paris vindo de algum outro país da União Europeia (exceto a Inglaterra) e não diretamente do Brasil, não precisará passar pelo serviço de imigração nem pela alfândega.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França