Cuidados de segurança em Portugal
Polícia portuguesa - foto Jake Setlak CCBY
Cuidados de segurança em Portugal, Polícia portuguesa – foto Jake Setlak CCBY

Segurança

Portugal, comparado com o Brasil, é um país bastante seguro.
Os casos de agressão e de roubo a mão armada são raros, mas existem batedores de carteira em estações de trem, ônibus e transportes lotados. Afinal, em qualquer lugar do mundo o turista é um alvo favorito de malfeitores.

Não facilite

Em outros lugares, mesmo em cidades como Lisboa ou localidades turísticas do Algarve, só o roubarão se você facilitar: sair de uma casa de câmbio contando dinheiro na rua, deixar que todo mundo saiba onde você guardou seu dinheiro e outras mancadas do gênero.

Dicas para todos

• Em Lisboa, as estações rodoviárias e ferroviárias são locais em que ocorrem furtos. Na Baixa, nas imediações da Rua Augusta, também é bom ficar esperto. A Praça do Comércio é um dos raros lugares nos quais, além de sofrer risco de furto, o turista provavelmente será importunado por algum malandro inofensivo, mas inconveniente.
• Em Lisboa e Porto principalmente, não ande a pé tarde da noite ou mesmo durante o dia em locais desertos.
• Não coloque nada de valor (inclusive documentos) na bolsa de mão nem no bolso de trás da calça. Prefira os bolsos internos de casacos e blusões – de preferência fechados com zíper ou velcro, pois quando você tira o casaco e o carrega dobrado, a carteira e os documentos podem cair.
• Evite viajar com muito dinheiro vivo. Se for necessário fazê-lo, guarde-o em uma bolsa de cintura usada por baixo da roupa, que pode ser encontrada em lojas que trabalham com malas e valises. Coloque nela apenas notas de maior valor, para não fazer volume. Na carteira, transporte notas menores para o dia a dia. Procure deixar o grosso do dinheiro no cofre da recepção do hotel e peça um recibo.
• Cuidado com cartões de crédito. Já reparou que ninguém costuma, em nenhum estabelecimento, nem no Brasil nem no exterior, pedir documento de identidade nem conferir a assinatura? Ao pagar algo com seu cartão de crédito, verifique, quando o devolverem, se o cartão que estão lhe entregando é realmente o seu.
• Desconfie de pessoas que o abordem para propor um táxi clandestino num aeroporto ou estação.
• Se alugar automóvel, coloque a bagagem no porta-malas e não a deixe visível. À noite, não deixe o veículo estacionado na rua com coisas de valor (mesmo no porta-malas).
• Alguns malfeitores em Portugal não têm a cara de “marginal” como aos que estamos acostumados. Podem estar bem vestidos e não despertar qualquer suspeita. Alguns agem em aeroportos e estações e somem com sua mala.
• Cuidado com seu passaporte e/ou cédula de identidade. Em caso de perda ou furto, faça uma declaração na polícia e avise o consulado imediatamente.
• Além de ter um xerox do passaporte, anote o número de seu cartão de crédito e os seus cheques de viagem numa caderneta.

Dicas para mulheres

• Portugal é um dos países mais seguros para uma mulher viajar sozinha. Mesmo assim, no mundo todo, a “mulher-turista” é sempre a presa ideal.
• Em Portugal, como acontece em outros países da Europa, as brasileiras são vistas por alguns como “liberais”, e é possível que nossas turistas que viajem sozinhas sejam alvo de algum assédio. Mas, sem stress.
• Os portugueses costumam ser cavalheiros; uma cantada com sotaque pode até ser divertida e lhe fornecer um bom assunto num papo de barzinho com suas amigas quando você voltar ao Brasil…
• Enfim, fique esperta e veja bem com quem está se envolvendo. Vamos deixar essa parte para seu savoir-faire feminino.
• Sozinha ou acompanhada por uma amiga você terá que ficar mais atenta na escolha dos hotéis em que for se hospedar, principalmente quanto à localização. Evite bairros afastados.

Dicas para quem viaja sozinho

• Considere com atenção redobrada todas as dicas anteriores: você só poderá contar consigo mesmo para garantir sua segurança!
• Carregue sempre os endereços e telefones dos consulados brasileiros e contatos de amigos e parentes. Pode ser esencial ter esses dados à mão em algumas situações.

Dicas para aqueles que viajam com crianças ou adolescentes

• Nada mais assustador que perder uma criança — mesmo que por alguns minutos ou horas — em um país estrangeiro.
• As crianças menores devem sempre estar ao alcance de seus olhos, e as maiorzinhas, já com alguma compreensão, devem ser instruídas a não se afastar de você em hipótese nenhuma, muito menos conversar com estranhos longe de suas vistas. As crianças que já entendem alguma coisa devem ser instruídas a permanecer no lugar em que estão caso se percam de você.
• Deixe sempre com os menores um cartão com o endereço do hotel.
• Ensine que, se eles realmente se perderem, devem de preferência procurar a ajuda de um policial.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacoteshttp://ad.zanox.com/ppc/?36571893C22521343T

Hotéis em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir na Cidade do Porto

HEscolha e resere seu hotel na cidade do Porto

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.