Cronograma de viagem a Portugal
Calma, ó gajo! – O mais importante na elaboração de um cronograma de viagem, seja em Portugal, seja em outro país, é ser realista. Geralmente o turista quer ver mais coisas do que seu tempo permite e acaba transformando a viagem em um rally estressante. O resultado é que passa por um monte de lugares, tira rapidamente uma foto em frente à Torre de Belém, mas não conhece nada. Portugal é um país que merece ser “degustado”, curtido.
Mapa de Portugal
País pequeno, mas cheio de atrações
Muita gente acha que pelo fato de Portugal ser um país pequeno, pode ser visitado muito rapidamente. Não é verdade. Seu território é pequeno, mas repleto de atrações. A cada vinte ou trinta quilômetros existe um castelo medieval fascinante, uma catedral barroca ou uma cidadezinha encantadora sobre uma colina. Ou então, lugares de particular beleza natural. Ir té a cidade do Porto, tirar uma foto no Cais da Ribeira e sair correndo? Não fazer um passeio de barco pelo Douro? Ou, não percorrer a região de carro, não conhecer o vale do rio Douro com seus vinhedos? O fato é que as atrações são próximas umas das outras mas não podem ser visitadas em cinco minutos. E o tempo do deslocamento? Quem vai percorrer Portugal de trem ou de ônibus terá ainda que depender dos horários dos comboios e dos autocarros. Eventualmente terá que reservar passagem com antecedência. Portanto, se for depender dos transportes públicos interurbanos não estabeleça um cronograma muito apertado.
Carro no meio urbano é uma tranqueira
Se quer conhecer apenas Lisboa e Coimbra, por exemplo, não vale a pena alugar automóvel. Nas cidades maiores, em Lisboa particularmente, o melhor é tomar metrô, táxi ou ônibus. Depois tome um trem ou ônibus para Coimbra. Por outro lado, para percorrer o interior do país, o carro é a melhor opção, aquela que faz seu tempo render e lhe permite visitar mais coisas. Isso influirá em seu cronograma de viagem.
De quanto tempo você dispõe?
Se você tiver apenas dois ou três dias, concentre-se em Lisboa e deixe o resto para uma próxima.
Se tiver uma semana, tente visitar também o Porto. Quem tem uns 15 dias pode incluir uma, no máximo duas das regiões turísticas portuguesas (são cinco: Lisboa e arredores, Porto e Norte, Beiras, Alentejo e Algarve).
O que pretende visitar?
Tudo depende de seu ritmo e de quantas cidades você incluiu em seu cronograma de viagem. Calcule no mínimo uns cinco dias por região para visitar o básico. Se for conhecer Portugal inteiro e também Madeira e Açores, reserve uns quarenta dias para sua viagem. E não se admire se esse período passar voando.
O ideal, se você não tiver tempo suficiente para visitar tudo o que gostaria de uma só vez, é optar pelo que for mais razoável e deixar o restante para outra viagem.
Informações práticas sobre Portugal
Como ir a Portugal
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde se hospedar em Portugal
Escolha e reserve seu hotel no Algarve
Escolha e reserve seu hotel no Alentejo
Escolha e reserve seu hotel em Coimbra
Escolha e reserve seu hotel em Lisboa
Escolha e reserve seu hotel no Porto, Minho e Douro
Escolha e reserve seu hotel no Norte de Portugal
Escolha e reserve seu hotel na região de Lisboa
Escolha e reserve seu hotel na Serra da Estrela
Portugal em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows sobre a as regiões mais interessantes do país.