Cracóvia

 

 Cracóvia, um patrimônio medieval inteiramente preservado

Felizmente, a cidade de Cracóvia, antiga capital da Polônia, foi poupada da destruição da Segunda Guerra. É a mais interessante do país, por suas praças medievais e seu rico centro histórico, o Stare Miasto. A cidade é cortada pelo rio Vístula), junto dos Cárpatos.

Mapa de Cracóvia

Como ir

Avião

O Aeroporto de Cracóvia fica a pouco mais de 10 km da cidade e recebe voos internos poloneses e internacionais de várias capitais da Europa. Há táxi até o centro, mas também ligações ferroviárias diretas para a estação central (‘Dworzec Glowny) PKP’ (a estação central) toda meia hora. O trajeto toma uns 15 minutos.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Trem

A estação central de Cracóvia, a Dworzec Glowny PKP está localizada estrategicamente perto da do Centro Histórico, a principal atração turística da cidade.  Há trens todas as horas para Cracóvia. A viagem ferroviária entre as duas cidades toma umas três horas e pode ser mais prática do que o avião.

Ônibus

É um pouco mais barato do que o trem, mas os ônibus poloneses em geral não são particularmente confortáveis.

Carro

Há uma estrada moderna de alta-velocidade que vai até a Alemanha. Outros trechos mais a leste não estão terminados ou estão em obras e a viagem pode se tornar demorada. Uma opção é ir de avião até Cracóvia e alugar o carro no  aeroporto para conhecer os arredores ou visitar Varsóvia e outras regiões polonesas.

Onde se hospedar em Cracóvia

Procure se hospedar no centro histórico, a região mais bonita da cidade.

Escolha e reserve seu hotel em Cracóvia

Melhor época

Evite os meses frios. A época ideal é o final da primavera e o começo do outono, quando as temperaturas são agradáveis, e a cidade está menos invadidas por turistas de toda as partes do mundo.

Atrações turísticas

Palácio Wavel

O antigo palácio Wavel, que foi residência dos reis poloneses durante a Idade Média, está instalado em um conjunto rodeado por muralhas, que compreende a catedral. O centro do agito é a antiga praça do mercado, Rynek Glowny, onde há músicos de rua e agradáveis cafés.

Auschwitz

A 50km de Cracóvia pode ser visitado o campo de concentração de Auschwitz, transformado em memorial às vítimas do terror nazista. Preferimos avisar, é preciso ter estômago forte para essa visita.

Sinagoga

Cracóvia possui uma antiga sinagoga (rua Szeroka) e um Museu Judeu bastante interessante. O prédio judeu mais antigo da Europa permaneceu muito tempo abandonado e em ruínas após ter sido depredado pelos nazistas. Foi restaurado pela comunidade judaica que sobreviveu ao horror nazista. O filme A Lista de Schindler de Steven Spielberg tem cenas rodadas nessa sinagoga.

Plac Nowy

Essa praça animada por cafés e restaurantes é o centro de Cracóvia. A praça a seus arredores conservam sua arquitetura histórica com edifícios medievais. Na praça, aos domingos há um interessante mercado.

Bairro de Stradon

Cortado pelo rio Vístula, possui lindas construções do século XIX.