Costa do Sauípe, Costa dos Coqueiros
Praia na Bahia, ao norte de Salvador. Foto Aninha Gonçalves
Praia na Bahia, ao norte de Salvador. Foto Aninha Gonçalves

Costa de Sauípe, na Costa dos Coqueiros

Mapa da Costa dos Coqueiros (Costa do Sauípe)

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes para a Bahia

Carro

De Salvador siga a Linha Verde (rodovia BA-099), direção norte, até o km 74.

Ônibus

Há ônibus climatizados ao aeroporto de Salvador até o resort.

Hotéis na Costa do Sauípe

Escolha e reserve seu hotel em Camaçari

Escolha e reserve seu hotel na Praia do Forte

Escolha e reserve seu hotel na Costa do Sauípe

Escolha e reserve seu hotel em Lauro de Freitas

Melhor época

Sauípe pode ser visitado o ano todo, mas se puder evite os períodos de férias escolares.

Atrações Turísticas

Sauípe, na Costa dos Coqueiros (Município de Mata de São João), é mais precisamente um grande complexo hoteleiro na Vila Nova Praia, formado por  cinco grandes hotéis de luxo e pousadas.

Devido à rara beleza de sua paisagem, é conhecida como “Polinésia Brasileira”. Em sua enseada ancoram barcos de pescadores; a faixa de areia, enfeitada por coqueiros, é ideal para caminhadas.

Praia do Forte

Os recifes ao longo da costa na Praia do Forte em Sauípe, formam piscinas naturais de 1m a 5m de profundidade, excelentes para banhos e mergulhos com snorkel. Com águas transparentes, as piscinas levam nomes como Aquário, do Lord, Lagoa Azul e Papagente. De julho a novembro, com um pouco de sorte, você poderá avistar baleias jubarte.  À noite, a Alameda do Sol é o local do agito. Os restaurantes e barzinhos ficam lotados, todo mundo sai para o footing ou para dar uma espiada nas barraquinhas de artesanato. Veja mais sobre a Praia do Forte

Projeto Tamar

Visitando na Praia do Forte a sede do projeto Tamar de proteção às tartarugas-marinhas, você poderá conhecer esses animais e o trabalho desenvolvido para a preservação das espécies que desovam nas imediações. Os monitores explicam as particularidades das espécies e o trabalho de proteção aos animais. Sede: Praia do Forte, junto ao farol. Abre das 9h às 20h.

Castelo Garcia D’Avilla

As ruínas do Castelo Garcia D Ávila encontram-se a 2 km da Praia do Forte. O que restou do edifício-sede do maior latifúndio brasileiro de todos os tempos foi tombado pelo IPHAN em 1938 e transformado em Centro Cultural e Museu Histórico. O castelo é o único com características medievais européias existente nas Américas e sua história está intimamente ligada à de Salvador e ao desbravamento dos sertões da Bahia. Sua construção iniciou-se em 1551 na sesmaria doada a Garcia de Souza D’Ávila pelo primeiro Governador Geral, Tomé de Souza. Fundação Garcia D’Ávila – Alameda do Farol, Praia do Forte. Saiba mais sobre o Castelo Garcia d’Avila

Reserva da Sapiranga

A 5 km da vila da Praia do Forte. Compreende uma área de 600 ha onde são preservadas muitas espécies de animais silvestres, orquídeas, bromélias e árvores como gameleira, mangueira, jaqueira, embaúba, sucupira e dendê (boa oportunidade para ver um dendezeiro). Não se assuste com os lagartos. A reserva, que possui um Centro de Apoio ao Visitante e um mini-zoológico onde são tratados animais feridos encontrados na mata ou resgatados de comerciantes ilegais, conta com guias para trekking. Há trilhas de até 8 km de extensão, algumas utilizadas para demonstração das atividades desenvolvidas na reserva.

Imbassaí

A paisagem é de uma beleza ímpar: são 6 km de praias de areia fina, com dunas e coqueiros, ladeadas por cursos d’água. Aliás, o nome tupi do vilarejo significa “caminho do rio”. O mar tem ondas fortes em alguns trechos; em outros, recifes formam piscinas boas para banhos. O lugar ideal para passar o dia é a foz do Imbassaí, onde o mar é calmo e há água doce. Com tempo e disposição, você poderá fazer trekking, sandboarding, canoagem, mergulho, surf, pesca ou ainda rafting nas corredeiras do Rio Pojuca, entre a Praia do Forte e Imbassaí.