Compras
Nem o Chile nem a sua capital, Santiago são um paraíso das compras para brasileiros, como Nova York ou Buenos Aires. Aliás, quase tudo o que existe em Santiago você encontra nos shoppings das grandes cidades brasileiras talvez mais em conta e em maior variedade.
Um bom presente para os amigos ou para si próprio são objetos de lápis-lázuli, pedra azul com reflexos dourados só encontrada no Chile e no Afeganistão. Nosso conselho, nesse caso é: prefira comprá-los em Santiago do que em Kabul! Há à venda desde estatuetas até joias e semijoias em prata: brincos, colares, pulseiras etc.
Lápis-lazúli
Lápis-lazúli House End. Bellavista, 8, 2º andar, Providencia
Fabrica de artesania em lápis-lázuli End. Bellavista, 296, Providencia
Roupas e moda
Dois shopping centers mais sofisticados merecem uma menção pela variedade e qualidade de seus produtos. Um deles é o Parque Arauco, na Av. Presidente Kennedy, 5413 . O outro é o Alto Las Condes, na mesma avenida, no número 9001, no aristocrático bairro Las Condes. É onde boa parte da burguesia santiaguina faz suas compras. Neles você encontra de tudo, principalmente roupas, bolsas, calçados etc. Os preços regulam com os dos shopping centers da mesma categoria no Brasil.
As butiques criativas de Bella Vista
Quem busca algo mais descolado pode dar uma olhada nas butiques de Bellavista, onde jovens estilistas criativos têm abertos ateliers. São criações direcionadas principalmente ao público jovem e aos que se interessam por artigos mais originais.
Livros
Quem gosta de livros deve dar uma espiada na feira de livros da Plaza Mulato Gil de Castro, que funciona de quinta-feira a sábado em Lastarria. É uma oportunidade de conhecer os autores chilenos que mencionamos neste guia, no capítulo “Primeiro Contato” Alguns deles, apesar de muito bons, são difíceis de serem encontrados no Brasil.
Antiguidades
Na mesma feira há antiguidades, caixinhas art-deco e os mais variados objetos de decoração. Antiguidades podem também ser encontradas na Antiguedades Bucarest (End. General Holley, 2.345, Providencia) e na Antiguedades Balmaceda ou Parque de los Reyes, um grande galpão de ferro que pertenceu a um velho armazém ferroviário (End. Av. Brasil, 1157. Abre das 10h30 às 19h, diariamente).
Compras fora de Santiago
Em outras regiões do Chile é possível comprar belos ponchos e pulôveres, alguns eitos com lã de alpaca (de melhor qualidade) ou de carneiro, bem como blusões de couro. Se vai voltar pela Argentina deixe pra comprar blusões, sapatos e tudo o que foi de couro por lá: o design, a qualidade e os preços são melhores.
Compras no Free-shop do aeroporto de Santiago
A escolha de algumas garrafas de bons vinhos é óbvio. Mas, atenção cuidado com o exagero: são um dos alvos favoritos da alfândega brasileira. Vinhos, além disso, são de transporte mais complicado, têm que ser bem embalados . E não podem ser transportados na bagagem de mão. Por outro lado, os gastrônomos, amantes das deliciosas centollas (caranguejos gigantes de águas geladas) e outros frutos do mar podem fazer a festa. São latas pequenas, carríssimas no Brasil.
Informações práticas
Como ir ao Chile
Veja passagens aéreas e pacotes
Hotéis no Chile: reserva pelo Booking.com
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos
Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria
Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria
Escolha e reserve seu hotel em Valdívia
Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso
Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar