Compras em viagem

Dicas sobre compras em viagens, dicas, o que vale a pena comprar, o que não vale, os duty free shops, détaxe, tax free.

O que compensa comprar

• Artigos muito especiais: um vestido de formatura, um relógio para a vida toda, uma bolsa de grife, um livro antigo.
• Suvenires leves e inquebráveis para os amigos.
• O que é difícil de ser encontrado ou é muito mais caro no Brasil.
• Uma roupa ou sapato com um design pelo qual você se apaixonou.

O que não compensa comprar

• O que pode se quebrar ou estragar durante a viagem: produtos perecíveis e peças frágeis que não forem convenientemente embaladas.
• Artigos fabricados fora da União Europeia.
• O que puder ser encontrado a preço igual ou menor nos free-shops dos aeroportos brasileiros (consulte o site www.dutyfreedufry.com.br)
• Artigos com similares no Brasil com preços semelhantes.

Détaxe (devolução de imposto)

Sob certas condições, o viajante pode obter a devolução do imposto incidente sobre suas compras, o TVA (grosso modo, uma mistura de ICMS com IPI). O procedimento é meio burocrático, mas pode compensar muito, dependendo do valor gasto.

Os requisitos são os seguintes: ter pelo menos 15 anos de idade; não residir em país da União Europeia; não ter permanecido mais de seis meses consecutivos na União Europeia; sair da União Europeia, levando consigo a mercadoria, no máximo três meses depois da data da compra; e fazer compras no valor mínimo total de 175 € em um só dia na mesma loja. Há exceções: não podem ser computados nesse valor, por exemplo, alimentos e serviços (como consertos ou revelação de fotos). Nem todas as lojas oferecem devolução de impostos: pergunte antes de comprar ou procure por aquelas que anunciam “Détaxe” ou “Tax free”. Deixe claro, ao efetuar a compra, que você deseja obter esse benefício. Será necessário apresentar seu passaporte na loja.

Em geral, os grandes lojas têm setor especial de atendimento para quem quer requerer a détaxe. Apresentando seu recibo de compras e o passaporte, você recebe um borderô em três vias (rosa, amarela e verde), que deve ser guardado com cuidado.

Como o détaxe é utilizado nas diferentes lojas

Existem três diferentes diferentes de détaxe utilizados pelas lojas:
1) A loja já lhe devolve na hora (ou deduz do total da compra) o valor pago em impostos, mas fica com o número de seu cartão de crédito. No aeroporto, após carimbar o borderô, você deve colocar a via rosa num envelope e enviá-lo à loja pelo correio (não se preocupe, há caixas de correio nos aeroportos justamente para isso). Se você não mandar a via rosa carimbada para a loja, o valor dos impostos que lhe foram devolvidos será debitado em seu cartão de crédito.
2) Você paga o valor integral da compra e a loja posteriormente credita o valor do imposto no seu cartão de crédito, desde que você lhe envie pelo correio a via rosa devidamente carimbada.
3) Na Europa: você paga o valor integral da compra e recebe de volta os impostos no último aeroporto da União Europeia pelo qual passar.
Qualquer que seja o sistema utilizado pela loja onde você fez suas compras, chegue cedo ao aeroporto, pois as formalidades podem ser demoradas, principalmente em razão de filas. O borderô e as mercadorias correspondentes deverão ser apresentados na seção de détaxe (alfândega) do aeroporto (no caso da União Européia, no aeroporto onde você tomará seu avião para o Brasil.

Dicas

Se as mercadorias correspondentes ao borderô estiverem na mala que vai para o bagageiro do avião, lembre-se de passar pela détaxe antes de fazer o check-in. Deixe o borderô à mão e leve as mercadorias correspondentes a ele, se possível, na bagagem de mão, ou em um lugar bem acessível da bagagem de compartimento (o que evitará tirar quilos de roupa suja da mala para mostrar ao fiscal o relógio que está levando de presente para seu pai).

Se você estiver voltando de países do Oriente para a Europa com marcas europeias falsificadas (Bolsas Luiz Vitão ou camisas Lacosty por exemplo…) a alfândega do país onde você irá desembarcar poderá apreender a mercadoria. Fora a bronca, ou consequência mais grave.

Se você for a Cuba, comprar charutos ou rum e em seguida entrar em território americano, as compras serão apreendidas.

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Quebrada de Humahuaca de carro

Viagens de carro pelo mundo

As vantagens do automóvel, a imensa liberdade que um carro lhe proporciona nos país mais diversos países do mundo. Dicas para os adoram viagens de carro.

Jet-lag

Como lidar com os efeitos do jet lag nas viagens para países com diferença de fuso horário.

Sua primeira viagem ao exterior

cas para sua primeira viagem ao exterior por conta própria, tudo o que você precisa providenciar, passagem aérea, hotel, transportes etc.

Dicas de pronúncia em inglês

Dicas de pronúncia em inglês: as regras básicas de fonética. Características do inglês falado nos Estados Unidos, sons que não existem em português.