Compras em Paris: onde encontrar o que procura

Compras, onde encontrar

Compras em Paris: onde encontrar o que procura?

Mapa de Paris

Antiguidades

Além de fuçar nos mercados das pulgas e nas galerias e passages, você pode encontrar antiguidades em centros especializados.

LE LOUVRE DES ANTIQUAIRES  | VILLAGE ST-PAUL

Bijuterias

Os grands magasins têm bijuterias, é claro. Mas quem procura algo diferente pode conferir os endereços abaixo.

BIJOUX BURMA | KAZANA

Brinquedos

Em Paris, não faltam brinquedos, desde os mais modernos, que você encontra nas lojas especializadas e nos grands magasins, até bonecas da época da vovó, um dos maiores charmes das galerias e passages.

AU NAIN BLEU

Casa e decoração

Artigos para casa e decoração são um dos pontos fortes dos grands magasins, mas para algo mais exclusivo há outros endereços.

Cristais

Os cristais franceses são famosos e de indiscutíveis bom gosto e qualidade. O problema é transportá-los para o Brasil.
CRISTAIS BACCARAT |  CRISTAIS LALIQUE

Mesa e cozinha

O lugar mais prático para comprar são os grands magasins, mas há também artigos originais e de qualidade em muitas lojas.
DEHILLERIN  | HABITAT

Diversos

Quer algo diferente? Vá ao Viaduc des Arts, um antigo viaduto ferroviário no começo da Av. Daumesnil (75012 M Bastille), totalmente restaurado, que hoje abriga, sob seus arcos, toda uma sucessão de lojas, lado a lado. São galerias de arte, lojas de móveis e de objetos bastante originais para decoração, que expressam o talento de verdadeiros artesãos. Um pedaço autêntico da Paris moderna! Além do mais, é superdivertido ir lá; fica embaixo da Promenade Plantée onde, nos dias de bom tempo, é uma delícia passear.

CDs

O CD comprado em loja tem sido muito menos procurado depois que todo mundo descobriu que pode baixar o que quiser pela Internet. CD’s em Paris são quase sempre mais caros que no Brasil, salvo alguma promoção. Só compensa comprar lá o que você não encontra aqui; geralmente, obras de músicos franceses. Os grands magasins têm bons acervos de CDs que, porém, não se comparam aos de lojas especializadas. Para comprar CDs usados, dê uma passada no final de semana no Marché aux Puces de St-Ouen (“Mercado das Pulgas”).

MERCADOS DAS PULGAS | FNAC

Gastronomia

Os mercados de rua, com uma loja ao lado da outra, intercaladas com bancas nas calçadas que vendem produtos superfrescos são ótimos lugares para você comprar charcuteries (frios), queijos, terrines, frutas, vinhos… Uma tentação! Os mercados mais centrais são os das ruas Montorgueil (75001), Mouffetard (75005), Buci (75006) e Cler (75007). Nos grands magasins, nas lojas chiques de produtos finos e exóticos e nas de especialidades regionais francesas, você também encontrará delícias.

Butiques gastronômicas

COMPTOIR DE LA GASTRONOMIE |  LES DUCS DE GASCOGNE | FAUCHON | HÉDIARD

Chás

Podem ser encontrados em muitas butiques gastronômicas, principalmente na Fauchon, na Hédiard e nas dos grands magasins. Mas se você procura lojas realmente especializadas, Paris tem bons endereços que oferecem chás das mais diversas procedências, alguns dos quais talvez você nunca tenha escutado falar.
MARIAGE FRÈRES  | PALAIS DES THÉS

Chocolates

Quem disse que só os chocolates belgas e suíços são realmente bons? Espere até provar os franceses! Mas se pretender trazê-los para o Brasil, deixe para comprá-los o mais perto possível da data da partida e só se arrisque se a loja fizer uma embalagem com isolamento térmico. Você não imagina a decepção que será ver aquelas delícias derretidas e disformes. Uma boa embalagem também diminui a tentação de devorar os bombons que você vai levar presente para a mamãe!
GODIVA | LADURÉE  | MAIFFRET | MARQUISE DE SEVIGNÉ

Queijos

Queijos industrializados são encontrados em qualquer mercado, mas para encontrar outras variedades, vá às lojas especializadas, onde há produtos artesanais, oriundos de diversas regiões da França. Há muitas delas nas ruas Montorgueil (75001), Mouffetard (75005), Buci (75006), St-Dominique e Cler (75007). Não deixe de provar queijos que não existem no Brasil, alguns dos quais são verdadeiras iguarias.

BARTHÉLÉMY | VIOLAINE

Vinhos

Você encontra vinhos em praticamente qualquer lugar. De butiques gastronômicas a pequenas mercearias, de grands magasins a lojas especializadas, incontáveis estabelecimentos em Paris vendem vinhos que são mais do que razoáveis. Também, pudera, é a maior especialidade nacional! Entretanto, para os apreciadores que querem provar vinhos de comercialização mais restrita, como vins du pays de boa qualidade ou um grand cru, o lugar ideal é uma loja especializada: um marchand de vin. O problema de comprar vinhos para trazer para o Brasil é o transporte das garrafas. A alfândega também não deve ser esquecida. Se pretende chegar em casa com muitas garrafas, deixe para comprar no free-shop; as alternativas serão bem mais restritas, mas o que se há de fazer?

LAVINIA | LA DERNIÈRE GOUTTE  | NICOLAS

Instrumentos musicais

Instrumentos musicais e peças são a especialidade das lojas da rue de Rome (75008), onde também se concentram restauradores. A tradição dessa rua remonta à época em que o Conservatório Musical da cidade ficava nas redondezas (hoje fica na Cité de la Musique, em La Villette).

Livros

O bairro que tem mais livrarias por metro quadrado é o Quartier Latin. A razão é óbvia: lá fica a maior parte das faculdades. Estudantes, professores, intelectuais e curiosos podem encontrar praticamente tudo o que procuram. A FNAC e os grands magasins também têm grande variedade de títulos.

Antigos e usados

BOUQUINISTES – Na Rive Droite, da Pont Marie até a rue du Louvre, e na Rive Gauche, da Pont Sully à Pont Royal, às margens do Sena, ficam os bouquinistes, vendedores de livros e revistas usados, alguns antigos. Quem fala francês não deve perder a chance de dar uma olhada: você encontra um Astérix usado por metade do preço (diga que é para o seu filho!) ou um exemplar de 1960 do Paris Match com a Brigitte Bardot na capa (diga que é para seu pai!).

Títulos de interesse do público gay dos dois sexos

LES MOTS À LA BOUCHE

Títulos em inglês

SHAKESPEARE AND CO.

Títulos variados

FNAC GIBERT JEUNE

Moda e acessórios

A melhor alternativa para quem quer comprar artigos prêt a porter de marcas famosas é ir a um dos grands magasins; os mais especializados em moda e acessórios são o Printemps e as Galeries Lafayette. Quem procura artigos exclusivos deve ir diretamente às lojas das grandes grifes ou a lojas menores, charmosas e que têm artigos muito originais, de bom gosto e qualidade, que existem em grande quantidade sobretudo no Marais e em St-Germain-des-Prés.

Lingeries

As lingeries francesas são lindas e de ótima qualidade. Que tal renovar as suas (ou comprar um presente muito especial para sua mulher?) Em lojas menores, pode-se ter um atendimento mais personalizado para escolhê-las, embora seja imensa a variedade encontrada nos grands magasins.
FIFI CHACHNIL  | MILESIA | AUDACE

Grandes grifes/Marcas famosas

Diversas grifes famosas, francesas ou não, têm em Paris butiques onde vendem-se roupas de alta costura ou prêt-à-porter e acessórios. A maior parte delas fica no Triangle d’Or (“Triângulo de Ouro” formado pelas avenidas George V, Champs-Élysées e Montaigne); na região das Places Vendôme e Madeleine; e no Faubourg St-Honoré e na sua continuação, a rue St-Honoré. Recentemente, algumas lojas têm sido instaladas em St-Germain-des-Prés. Muitas das grifes mencionadas abaixo têm diversas filiais espalhadas por Paris e pelo mundo.

AGNÈS B | CACHAREL  | CHANEL | CHRISTIAN DIOR | CHRISTIAN LACROIX
ERMENEGILDO ZEGNA  | ESCADA |  GIORGIO ARMANI | GIVENCHY | HERMÈS
LACOSTE | LOUIS VUITTON  | NINA RICCI  | PRADA  | SONIA RYKIEL | YVES SAINT LAURENT
 

Lojas de rede

Em cadeias mais populares de lojas de roupas e acessórios, pode-se encontrar artigos interessantes a preços que não assustam.
CAMAÏEU FEMME | PROMOD  | TATI

Perfumes e cosméticos

Perfumes e cosméticos franceses podem ser encontrados nos grands magasins mas, se você preferir, existem diversas lojas especializadas.

BENLUX  |  MARIONNAUD | SEPHORA | FRAGONARD | GUERLAIN | NICOLAÏ ROCHAS

Pôsteres e gravuras

Uma das coisas mais gostosas para se fuçar em Paris. Nas duas margens do Sena, perto da Île de la Cité, você encontrará dezenas de bouquinistes que vendem fotos, gravuras e pôsteres. Não esqueça de dar uma olhada também nas lojas dos museus e na região de Les Halles, perto do Forum, e do Quartier Latin, perto da Pl. St-Michel.
LA PHOTOFACTORY  site no momento indisponívelÎle em Images

Relógios e joias

Joias e relógios que podem passar de geração em geração são encontrados nos grands magasins e em diversas lojas. Fabricantes renomados como BOUCHERON, BULGARI, PIAGET e VAN CLEEF ARPELS têm suas lojas na Place Vendôme (75001 M Tuileries). A CARTIER está ali perto, no nº 13 da rue de la Paix.

Selos e moedas de coleção

O lugar mais tradicional para os filatelistas e numismatas enriquecerem suas coleções é a região do Palais Royal, tanto nas galerias do próprio edifício quanto nas ruas Molière e Richelieu. Quem prefere um lugar mais animado para comprar seus selos de coleção pode ir ao Marché aux Timbres, feira de filatelia que funciona às quintas-feiras, sábados, domingos e feriados (* Av. de Marigny 75008 M Champs-Élysées/Clemenceau).

Dica: Site francês com todo tipo de informação sobre filatelia.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França