Como circular em Salvador

Como circular em Salvador: alugar automóvel, tomar táxis ou ônibus.A Cidade Alta, o centro histórico, a Cidade Baixa, informações e dicas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Pelourinho, Salvador, Estado da Bahia
Praia, Salvador, Bahia
Salvador, Bahia

Circulando em Salvador

Carro

Não há necessidade de alugar carro para conhecer Salvador. Mas para quem viaja com veículo próprio, locomover-se na cidade não é um mistério.
Uma longa avenida que margeia a orla voltada para o mar aberto vai do Farol da Barra a Itapuã. Quem vem pela Estrada do Coco pode alcançar os bairros pela Av. Paralela, que corta a cidade desde o aeroporto até o bairro do Iguatemi, com acesso para a orla pela Av. Antônio Carlos Magalhães. Quem vem pela BR-324 já sai nessa avenida, pela qual se pode chegar aos bairros da Pituba, Itaigara e Caminho das Árvores. Os caminhos da Cidade Baixa passam pela Avenida do Contorno que, margeando a orla (e mudando de nome em sua extensão), leva até a Península de Itapagipe, a Igreja do Bonfim e o Bairro da Ribeira; basta seguir a sinalização.

Para chegar ao Centro Histórico o percurso mais fácil é pela Av. Sete de Setembro, que sai das imediações do Farol da Barra, sobe até o Campo Grande e continua pela Rua Chile e pela Rua da Ajuda. As avenidas Centenário (Barra) e Vasco da Gama (Rio Vermelho) levam ao Dique do Tororó. Como diz o soteropolitano: “Não tem como errar”.

Mapa de Salvador

Ônibus

A passagem, que é barata, pode ser paga a bordo. Basta aguardar no ponto, onde está afixada uma lista das linhas que passam ali.
Durante o Carnaval é arriscado pegar ônibus; “arrastões” tornaram-se constantes. Caso queira andar com aquele celular incrementado e máquina fotográfica sofisticada, pegue um táxi até o mais próximo possível de onde você quer ir. Como muitas ruas são interditadas nessa época, um trecho você terá que fazer a pé.

Terminais de ônibus urbanos
Estação Lapa Praça Carneiro Ribeiro, Nazaré ( 3243-1670
Estação da Barroquinha  Avenida J. J. Seabra, Barroquinha
Estação Iguatemi  Avenida Tancredo Neves, 220, Caminho das Árvores, Pituba ( 3350-0922
Estação Pirajá  Rua da Indonésia, Campinas de Pirajá ( 3392-5330
Estação de Transbordo de Mussurunga  Av. Luiz Viana Filho, Mussurunga ( 3365-0584

Obs. Todos os terminais citados funcionam 24h por dia, exceto o de Mussurunga, que fecha entre 1h e 4h30 da manhã. Informações sobre linhas de ônibus podem ser obtidas junto ao serviço Salvador Atende ( 156).

Ônibus panorâmicos

Salvador está moderna: ganhou recentemente ônibus panorâmicos que percorrem 4 roteiros turísticos diferentes, utilizando o mesmo sistema hop-on, hop-off de cidades como Paris, Londres e Nova York (Oropa, França e Bahia, très chic!), por um preço diário de R$ 30. O usuário pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser e mudar de roteiro nos pontos de intersecção. Os bilhetes são vendidos em hotéis, pousadas, agências de viagens, shopping centers e nos próprios ônibus.

Rotas

As rotas diurnas são: Tour Salvador Praias (Farol da Barra-Praia de Stella Maris-Farol da Barra), Tour Salvador Histórico (Farol da Barra-Centro Histórico-Farol da Barra), Tour Salvador Panorâmico (Mercado Modelo-Igreja do Bonfim-Mercado Modelo) e Tour Orixás da Bahia (Mercado Modelo-Dique do Tororó-Mercado Modelo). O Tour Salvador by Night/Luzes da Cidade passa por locais estratégicos à noite. Os ônibus têm dois andares como os double-deckers londrinos. Para saber mais sobre horários e percursos consulte: Salvadorbus.com.br.

Táxis

Em Salvador, os táxis comuns trabalham com taxímetro. Prefira os que ficam em pontos próximos a hotéis, shopping centers e lugares turísticos. Os táxis legalizados exibem o selo da Ibametro e da STP (Secretaria de Transportes Públicos); evite os clandestinos.
Os táxis especiais, mais caros, cobram tarifas pré-fixadas de acordo com a corrida e têm ar condicionado e telefone. São encontrados em pontos no aeroporto e nos principais shoppings ou contratados por telefone 24h por dia.

Ferry-boat

O transporte de passageiros e de veículos entre Salvador e a Ilha de Itaparica é feito por ferry-boat que circula entre o Terminal Marítimo de São Joaquim, atrás do Mercado Modelo, e o Terminal Marítimo de Bom Despacho, em um trajeto de 0h40. As partidas ocorrem aproximadamente a cada 1h30. Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente ou por ocasião do embarque, nos próprios terminais. Ferry Boat

Informações práticas

Como ir a Bahia

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar em Salvador

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Maquina fotografica

A Bahia em imagens

Dezenas de fotos sobre os lugares mais interessantes da Bahia. Acesse.

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Bares em Salvador

Bares em Salvador, os bares mais interessantes e badalados na cidade de Salvador, os menus e aperitivos, lugares para dançar, os diferentes públicos.

Read More »

Itapuã

Turismo em Salavador. Itapuã, os encantos da famosa praia cantada nos versos de Dorival Caymi, como ir, as atrações turísticas de Itapuã

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.