Cité des Sciences et de l’Industrie

Cité des Sciences et de l’Industrie em la Villete

La Vilette, bairro afastado e contra-mão só tem importância (mas acessível em metrô do centro em uns vine minutos apenas)para o turista porque nessa região de Paris está instalado um centro de lazer futurista bastante interessante.

A Cidade das Ciências e das Indústrias é um misto de museu e parque de diversões voltado para a tecnologia e o conhecimento. Sua concepção é bastante moderna e a “cidade” — um imenso edifício — é dividida em setores distintos. É muito difícil que você consiga ver e fazer tudo o que há por lá em um só dia. Considere o tempo de que você dispõe e escolha suas prioridades antes de comprar o bilhete.

Localização da Cité des Sciences

Como ir à Cité des Sciences

Linha 7 do metrô, direção La Courneuve. Desça em La Vilette. A Cité des Sciences, uma construção futurista, fica em frente. A linha 7 dá uma boa volta pelo centro de Paris, até chegar a La Vilette. Entre as estações sevridas por essa linha estão “Place Monge” no Quartier Latin, “Châtelet” e “Opéra”.
Endereço da Cité des Sciences –  30, Av. Corentin Cariou – 75019 M Porte de la Villette
Tel. 01/40057000.

Horários da Cité des Sciences

Abre de terça-feira a sábado das 10h às 18h e aos domingos das 10h às 19h. Fecha às segundas-feiras e nos feriados de 1º de janeiro, 1º de maio e Natal.
La Géode (onde passam filmes 180º e em 3D): abre de 10h30 às 20h30 de terça-feira a domingo.
Site www.cite-sciences.fr
Durante as férias escolares europeias é aconselhável reservar ingressos para a Géode e a Cités des Enfants.

Preços das atrações na Cité des Sciences

O preço do ingresso varia conforme as atrações que você for visitar. Para informações sobre filmes em cartaz na Géode e no Cinema Louis Lumière, confira a programação. Certas atrações são desaconselháveis para pessoas cardíacas ou idosas, gestantes a partir do 6º mês, para quem sofre de labirintite ou problemas neurológicos e para crianças com menos de 5 anos.

Atrações e pontos de interesse na Cité des Sciences

A Cité des Sciences é uma atração irresistível não só para crianças, mas também para adultos (vai ser dificil ao seus filhos arrancar você lá de dentro…)

Explora

Como o nome diz, é um lugar para explorar diversas áreas do conhecimento humano através de uma programação interativa; você mesmo realiza experiências, vê vídeos, mexe em aparelhos. As áreas de ótica e acústica são as mais divertidas. Você pode, por exemplo, entrar em uma cabine e brincar de maestro (o movimento de seus braços gerará sons no mesmo ritmo!), ver como o som interfere no meio físico provocando marolas na água, ou entender como a luz resulta em efeitos surpreendentes. Além disso, você cruzará com um robô falante, verá um Mirage (avião de caça francês) verdadeiro e a réplica de uma estação espacial. O pequeno aquário no térreo é de interesse relativo.

As exposições permanentes têm como tema Universo, a energia, sons, o funcionamento do cérebro humano, a genética etc.

Planetarium

O planetário da Cité dês Sciences conta com um simulador astronômico de última geração, o Starball, e com um aparato tecnológico que inclui mais de 120 projetores. Graças a isso, suas reproduções da abóbada celeste são acuradíssimas.

Géode

 É uma gigantesca esfera espelhada, uma maravilha arquitetônica instalada sobre um espelho d’água, como se fosse um engenho de outro planeta que tivesse pousado ali. No seu interior funciona um cinema 180º de tecnologia Omnimax, com uma tela de mais de 1.000m2. Além da acústica espetacular que realça os efeitos sonoros, visualmente também é incrível: você se sente no meio da cena, com tudo acontecendo à sua volta. Além do cinema 180º há também documentários em terceira dimensão. São documentários geralmente de menos de uma hora, muito bem feitos. Há momentos em que você se pergunta como obtiveram certas cenas.  A programação está sempre mudando, mas os documentários costumam ser muito interessantes. Confira no site.

Dicas 
Se comprar os dois documentários (180º + 3D) na própria Géode você tem um bom desconto. Terminada uma sessão, não precisa sair correndo procurando pelo próximo filme. Funciona ali mesmo, na mesma sala. Continue sentado! Na entrada, se você vai assistir o cinema 180º e já tiver o ingresso para o documentário seguinte em Três Dimensões (3D), apresente-o também para que lhe sejam entregues os óculos especiais para 3D.
Procure sentar-se na parte mais alta e afastada da tela.
Na Geóde existem toaletes e pode-se comprar algo para comer e beber.
Cinaxe

 Simulador de voo onde se projetam filmes. A cabine se move, acompanhando a projeção e provocando sensações de extrema realidade, em cenas rápidas em que você chega a perder o fôlego. Uma hora você parece cair num abismo, em outro momento vai colidir contra uma parede… Os efeitos sonoros também são de boa qualidade.

Cinema Louis Lumière

Exibição de curta-metragens em três dimensões, aos quais se assiste usando óculos especiais. Garantia de grandes emoções!

L’Argonaute

 É um submarino de verdade que você visita por dentro. Ele fez parte da Marinha Francesa e deu a volta na Terra várias vezes. Se os submarinos modernos são ainda lugares onde os marinheiros são obrigados a conviver num espaço bem apertado, imagine como eram nos anos 50, quando o Argonaute foi construído.

Cité des Enfants

(Cidade das Crianças) Atividades interativas para crianças de 3 a 12 anos, que devem ser acompanhadas obrigatoriamente por no mínimo um adulto e no máximo por dois. É recomendável fazer reserva, pois os pequenos parisienses adoram o lugar.

Cité des Sciences

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França