Castelhano para viagem
Bairro de Palermo, em Buenos Aires
Castelhano para viagem

Castellhano para viagem, noções básicas

Antes de tudo, é importante lembrar que os argentinos se referem a seu idioma como castellano, e não espanhol. Digamos que na prática isso não muda muita coisa, mas esse preciosismo tem sua razão de ser: o castelhano é o idioma da região de Castella, adotado como língua oficial espanhola, mas não é ao único idioma que se fala na Espanha.
Temos a tendência de achar que, por sabermos dizer “Buenos dias”, falamos espanhol – ou castellano… A realidade é bem diferente: é mais fácil encontrarmos turistas brasileiros falem corretamente o inglês (ou mesmo o francês) do que o espanhol. Acontece que, em razão das semelhanças existentes entre as duas línguas, é facílimo falar “portunhol” e com isso a maioria de nós se sai bem quando visita a Argentina.

A influência italiana no sotaque argentino

A influência italiana no sotaque dos argentinos, particularmente dos portenhos e dos brasileiros do sul e sudeste é a mesma, fazendo com que seja fácil para nós entender o castelhano falado na Argentina, diferente daquele da Espanha, mais “fechado”, como acontece com o português de Portugal. Muitos brasileiros, aliás, entendem melhor o espanhol de Buenos Aires do que o português de Trás-os-Montes e de algumas regiões da “terrinha”…
Se você não tem necessidade de falar espanhol por motivos profissionais ou outros (como aquela linda portenha que acabou de conhecer!) utilize seu “portunhol” mesmo. E, se você não falar sequer um “portunhol” inteligível, fale em português mesmo, mas devagar. Isso facilitará a compreensão.
As pessoas que lidam com turistas já estão mais do que habituadas com nosso “portunhol”.
Não se confunda com expressões ou com palavras que são semelhantes em ambas as línguas, mas com significados diferentes. Por exemplo, pegar significa “bater em alguém” e cojer, que literalmente significa “pegar” ou “tomar”, é uma expressão chula (e machista) em determinados contextos. Evite-a.
Caso você tenha estudado o espanhol que se fala na Espanha, terá que se habituar com diferenças de pronúncia tipicamente argentinas.

Dicas de pronúncia

ch = tch. Ex.: chacal = tchacal
j = rr. Ex.: pájaro (pássaro) = párraro
ll = j. Ex.: paella = paeja (e não “paelha”, como se pronunciaria na Espanha)
ñ = nh. Ex.: baño (banheiro) = banho
s entre duas vogais = ss. Ex.: pasatiempo (passatempo) = passatiempo
v = v ligeiramente aproximado ao b (como na Espanha e em português de Portugal). Ex.: vos (você) = bos
y = dj. Ex.: yo (eu) = djo
z = ç. Ex.: mozo (garçom) = moço

Regras de cortesia

Os argentinos não são tão informais quanto os brasileiros. É sempre bom iniciar qualquer diálogo com Buen dia, Buenas tardes ou Buenas noches.
Pode-se usar também Hola! (“Oi”, “Olá”), Que tal? (“Como vai?”, “Tudo bem?”), ou os dois juntos: Hola, que tal?. Ao telefone, em vez de Alô, também se diz Hola. Em qualquer caso, a pronúncia de Hola é “ôla”, com o “h” mudo e a tônica no “o”.
Ao se despedir pode-se usar Hasta luego (“Até logo”) ou Adiós (“Tchau”).
O equivalente a “você” é vos (que se pronuncia “bos”). Para um tratamento de respeito com pessoas com as quais não se tem intimidade, usa-se usted.
Um por favor (igualzinho ao português) ao pedir uma informação é essencial, bem como o agradecimento gracias ou muchas gracias, que se responde com de nada. Permiso significa “com licença”.
Como em português, não é delicado usar o presente do indicativo (“eu quero”), que soa autoritário. A forma mais gentil é queria ou me gustaria.

Informações práticas

Onde se hospedar na Argentina

Reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso; é bem possível que pague menos do que reservando diretamente com o hotel. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos, provavelmente pagando menos e sem ter trabalho algum.

Hotel na Argentina

Classificação por ordem alfabética – principais localidades turísticas

Hotel em Buenos Aires • Hotel em Bariloche •  Hotel em Cafayate  
Hotel em Córdoba •  Hotel em El Calafate •  Hotel em El Chaltén •  Hotel em Jujuy
Hotel em Junin de los Andes •  Hotel em Las Leñas •  Hotel em Mendoza

Hotel em Puerto Madryn • Hotel em Humahuaca •  Hotel em San Rafael 
Hotel em Puerto Iguazú • Hotel em Rio Gallegos •   Hotel em Salta 
Hotel em San Martin de los Andes •  Hotel em Tilcara • Hotel em Ushuaia
Hotel em Villa La Angostura

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes 

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.

Informações práticas

Hotéis na Argentina

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes 

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.