Candeias, Bahia

Candeias

 

Candeias, Bahia

O povoado de Candeias surgiu por volta de 1640, quando jesuítas montaram o Engenho Pitanga e construíram uma capela em louvor à Virgem Maria. Naquela época correu a notícia de que uma mulher cega voltara a enxergar após banhar-se nas águas de um riachinho próximo ao engenho dos padres. O suposto milagre atraiu muita gente e o vilarejo cresceu em volta do córrego que, depois de canalizado, se transformou na Fonte dos Milagres.

Como as demais cidades do Recôncavo, Candeias conserva resquícios da colonização. Suas festas atraem multidões.

Mapa de Candeias

Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias

A igreja, construída em 1894, pertence aos frades franciscanos menores. Nossa Senhora das Candeias, relacionada com a fertilidade, a purificação pela água, a iluminação pelo fogo e ao culto a Iemanjá, é festejada em 2 de fevereiro, juntamente com o grito de carnaval. End. Travessa Presidente Kennedy, 7

Central de Abastecimento de Candeias

O mercado popular de alimentos também vende artesanatos. O lugar é legal para conhecer as particularidades gastronômicas do lugar e garimpar um presente original. End. Rod. BA-522

Engenho da Freguesia – Museu Wanderley de Pinho

O conjunto arquitetônico tombado é também conhecido como Engenho da Fábrica, porque além das construções da casa grande, da senzala e da capela, conforme os modelos do século XVIII, ali funcionava uma fábrica de açúcar. O engenho pertenceu ao Barão de Cotegipe (1815-1889) e foi herdado por seu neto, José Wanderley de Araújo Pinho, patrono do museu que hoje ali funciona, cujo acervo é composto por pinturas, esculturas, porcelanas, mobiliário e maquinário utilizado na lavoura.

Fonte dos Milagres e Santuário Nossa Senhora das Candeias

Junto à fonte há uma grande movimentação de romeiros que chegam para pagar suas promessas. Há sala de ex-votos e, nos arredores, comércio de artigos religiosos. End. Pça. Pio XI.

Engenho do Matoim

As primeiras construções de casa grande, senzala e igreja foram feitas pela família Antunes, agraciada com a sesmaria no ano de 1584. Essa família de cristãos-novos foi alvo da Inquisição no período de 1591 a 1595. Segundo Ângelo Adriano Faria de Assis, pesquisador da Universidade Federal Fluminense, na Revista Brasileira de História (2002), Heitor Antunes mantinha ativa uma sinagoga clandestina nas dependências do engenho. Ao morrer, sua esposa Ana Rodrigues enterrou-o segundo os rituais judaicos, ato que a levou à prisão, onde a já octogenária senhora veio a falecer. Mesmo depois de morta, foi julgada e condenada pelo Tribunal do Santo Ofício… End. Matoim

Igreja de Nossa Senhora da Encarnação de Passé

Localizada em um mirante natural, com vista para a Baía de Todos os Santos, este templo do século XVII, hoje em ruínas, é tido como um dos maiores e mais antigos da Bahia. End. Rio do Cunha, Passé. A 11 km de Candeias, por estrada asfaltada.

Atrações turísticas

Todo o Recôncavo Baiano possui povoados interessantes, atrações, ilhas e muita coisa para se ver e fazer. Confira as atrações turísticas do Recôncavo Baiano.

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes