São inúmeras as facilidades de se viajar pelo Brasil, a começar pela língua, que é a mesma em todo o território, tornando tudo mais fácil para nós, brasileiros.
A obtenção de informações também é muito simples: na maioria das vezes basta um telefonema. Não é necessário comprar dólares nem suportar filas para tirar passaporte, visto ou o certificado de vacinação exigido por alguns países. Tampouco corre-se o risco de ser barrado por algum serviço de imigração e mandado de volta para casa.
Há no Brasil estados com grande potencial turístico, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Santa Catarina, etc.
Brasil, uma boa escolha para suas férias
Vale do Anhangabaú, São Paulo SP
Centro Histórico de Salvador: predominância do barroco
Rio de Janeiro RJ, vista panorâmica
Lateral do Teatro Municipal de São Paulo
Macéio, passeio de escuna
Mato Grosso, Pantanal
Morro do Pai Inácio, Palmeiras, Chapada Diamantina, Bahia
Ouro Preto, Minas Gerais
Resort na Serra do Rio do Rastro, SC
Praia no Rio de Janeiro
São Joaquim, Santa Catarina
Trem histórico entre São João del Rey e Tiradentes
Jericoacora, Pedra Furada, CE
Como circular
Uma das vantagens em se viajar pelo Brasil é que há ligações aéreas e rodoviárias para tudo quanto é canto. O importante é sempre consultar um mapa, principalmente se for viajar de carro.
Mapa do Brasil
A melhor época
O Brasil é um país de enormes dimensões territoriais. Assim a melhor época numa região pode não ser em outras. O auge da temporada de verão, que coincide com as férias escolares é geralmente lotada, tudo é caro e quase sempre faz muito calor. Se puder evite. A temporada de julho tem baixas temperaturas e muita gente escolhe lugares como Campos do Jordão, a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense, principalmente a região de São Joaquim. O objetivo é curtir neve, fondues e o calor de uma lareira.
Ver e conhecer
Praias
Não é segredo para ninguém: o Brasil possui um dos mais extensos e belos litorais do mundo. Há uma infinidade de lugares onde curtir praias. São lugares para nadar, mergulhar, praticar surf, descansar, passear de bug ou de escuna.
Cidades coloniais
Há no Brasil inúmeras belas cidades que conservam um rico patrimônio colonial, como Paraty, (RJ), Olinda (PE), São Luiz do Paraitinga, no
Estado de São Paulo, As cidades históricas de
Minas Gerais, como Ouro Preto, Tiradentes, Mariana, São João del Rey e outras, como Paraty, no
Rio de Janeiro, Salvador na
Bahia, São Luiz, no
Maranhão, além de cidades de colonização alemã, em
Santa Catarina.
Esporte radicais
Finalmente, tem se desenvolvido muito no Brasil ultimamente a prática de esportes radicais como pára-quedismo, vôos de ultra-leve, balonismo, mergulho e rafting, criando-se, assim, uma nova opção de turismo para aqueles que buscam emoção ao viajar. Esses esportes são praticados em várias cidades brasileiras.
Uma culinária à qual estamos acostumados
A variedade da culinária brasileira, nem sempre encontrada em outros destinos, também é uma grande atração. De norte a sul você depara com uma infinidade de pratos, dos mais elaborados e criativos a deliciosos petiscos servidos em cabanas em frente ao mar. Além da culinária nacional, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro possuem restaurantes de classe internacional que servem pratos dos mais variados cantos do planeta.
Vida selvagem/ trilhas e passeios
Na Amazônia, na Chapada Diamantina, no Pantanal Matogrossense, em Bonito e outros lugares há paisagens deslumbrantes e uma rica vida selvagem que pode ser observada de perto.
Dicas e comentários
Que ótimo não depender toda hora de trocar dinheiro em casas de câmbio! Via de regra, é desnecessário andar com uma bolsinha de cintura escondida dentro da roupa. O cartão de seu banco é suficiente, pois em qualquer caixa eletrônico retira-se dinheiro. Enfim, você lida muito melhor com qualquer situação do que se estivesse no exterior. O Brasil é um país relativamente barato para se viajar e que dispõe de uma infraestrutura turística satisfatória: em quase todo lugar encontramos pelo menos uma pousadinha decente.
Sites
Site do Ministério Brasileiro de Turismo