Mato Grosso do Sul, Principais atra√ß√Ķes no Brasil

Bonito, MS

Bonito MS - Foto Leonardo da Silva CCBY
Gruta com lago em Bonito MS

Bonito, MS

Conhecida como a Disney ecológica brasileira, Bonito é a principal cidade turística da região. A fama da cidade teve início na década de 1970, quando foi descoberto o Abismo de Anhumas, um buraco de 72 metros de profundidade onde se encontra um belo lago, cheio de estalactites, e água cristalina. A partir dali, além do lago no abismo, seus lagos, cachoeiras e rios cheios de animais visíveis a olho tornaram Bonito uma atração turística de primeira linha.

Assim, o ecoturismo se instalou na regi√£o, com op√ß√Ķes de trilhas e esportes para todas as idades e gostos. O investimento √© voltado para a infraestrutura, equilibrando o conforto do visitante e a preserva√ß√£o da natureza. Os passeios s√£o, obrigatoriamente, acompanhados por guias credenciados, que podem dizer as regras espec√≠ficas para a vista a cada local.

No decorrer dos anos, o ecoturismo foi tomando for√ßa, com diversas atividades para todos os gostos. Isso resultou na melhora da infraestrutura que atende o visitante e as condi√ß√Ķes de preserva√ß√£o. Algumas medidas foram tomadas, como a proibi√ß√£o da pesca, por exemplo.

Dicas

Apesar de ser necess√°rio usar protetor solar e repelente, tome cuidado, pois n√£o √© permitido entrar na √°gua ap√≥s ter passado qualquer produto. Se for do tipo aventureiro, √© poss√≠vel fazer cursos b√°sicos de rapel e mergulho, que s√£o oferecidos, inclusive, para crian√ßas. Chegue cedo sobretudo em √©pocas de f√©rias ou feriados prolongados: a maioria das atra√ß√Ķes tem tempo de visita regulamentado e o ¬†n√ļmero de visitantes √© controlado.

Mapa de Bonito

Como chegar a Bonito

De avi√£o

A companhia Azul tem voos que partem de Campinas (SP) até o aeroporto de Bonito. O Aeroporto de Campo Grande recebe voos de diversas companhias, das principais cidades do Brasil e fica a 280 km de Bonito.

De carro

A dist√Ęncia entre S√£o Paulo e Bonito √© de 1.188 km; do Rio de Janeiro, 1.613 km; e de Campo Grande, 300 km.
Saindo de São Paulo, pegar a BR-374 até Presidente Prudente e, depois, a BR-267; do Rio, seguir pela BR-116 até São Paulo, pegar a BR 274 e, depois, a BR-267; e de Campo Grande, seguir direto pela BR-060.

Melhor época

Bonito pode ser visitada o ano todo, mas é na época de chuvas, entre dezembro e março, que se pode apreciar o verde, que fica mais intenso. Os rios e cachoeiras tornam-se mais caudalosos.

Abismo Anhumas

Um dos principais cart√Ķes-postais de Bonito, o abismo √© um buraco de 72 metros de altura, com um lago de cerca de 80 metros de profundidade no fundo. Para conhec√™-lo, √© preciso descer de rapel, esporte radical, onde se desce uma parede ou abismo na vertical por meio de cabos e equipamentos apropriados. √Č completamente seguro, e, nesse caso, um monitor e um instrutor treinados acompanham os aventureiros, que fazem um treino da descida na v√©spera da aventura. Na base da caverna, existe um deck flutuante, de onde √© poss√≠vel apreciar a vista do espelho d’√°gua.

Aquário Natural Baía Bonita

Um aquário natural que abriga cerca de 30 espécies de peixes. O visitante pode praticar mergulho livre e chegar perto desses animais, mas sem colocar os pés no fundo do lago, pois movimenta a areia, destrói corais e diminui a visibilidade. O local possui infraestrutura impecável, com restaurante, museu, loja e piscina de treinamento. Além disso, é onde fica a Trilha dos Animais, com pontos de observação, onde é possível encontrar jacarés, cervos, lobos-guará, entre outros.

Mergulho no Rio Prata

Com uma visibilidade de aproximadamente 8 metros, o rio Prata surpreende até mergulhadores profissionais. O local é famoso pela água transparente e a grande variedade de animais.

Fauna e Flora

√Č bem poss√≠vel que nesses passeios voc√™ cruze com animais e aves da regi√£o. ¬†A variedade √© enorme e inclui o tamandu√°, o porco do mato, o lobo guar√°, o tapir, a lontra, a on√ßa, o jacar√©, o bugio, diversas esp√©cies de aves. Se for mergulhar ver√° grande variedades de peixes, inclusive, o mais bonito deles, o dourado. ¬†Como as √°guas s√£o muito claras, mesmo sem mergulhar, na superf√≠cie, s√≥ com a m√°scara, ao nadar voc√™ poder√° ver os peixes.

O que mais?

N√£o deixe de conhecer as demais grutas, praias e lagos da regi√£o, e praticar esportes como o arvorismo, o ciclismo e a cavalgada.

Importante

Em¬†Bonito a pesca e a ca√ßa s√£o proibidas. Peixes e animais¬†podem¬†somente ser vistos e fotografados. Em alguns lugares voc√™ ver√° placas com os dizeres: “Em Bonito na se tira, al√©m de fotos, nada se deixa, al√©m de pegas, nada se leva, al√©m de saudades

¬†Alguns esportes radicais comentados nesta mat√©rias exigem um m√≠nimo de forma f√≠sica. Voc√™ n√£o precisa ser um atleta ol√≠mpico, mas, algumas atra√ß√Ķes n√£o s√£o para pessoa obesas, muito idosas, ou avessas a esfor√ßos f√≠sicos.