Alemanha

Berlim

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Berlim: uma cidade que renasceu das cinzas

Berlim foi intensamente bombardeada na Segunda Guerra. Seu lado ocidental, totalmente reconstruído, tem um estilo moderno. Desde que a cidade foi escolhida capital da Alemanha unificada, a parte oriental de Berlim está sendo reurbanizada. Lá ainda se vêem reminiscências do comunismo, como os folclóricos automóveis Trabant. Um pedaço do famoso Muro de Berlim, que dividia a cidade durante os anos de comunismo, foi mantido de pé, e hoje é atração turística. Há até mesmo um museu, o Haus am Checkpoint Charlie, que conta a história do muro no contexto político da Guerra Fria.

Mapa de Berlim

Berlim: como ir

Avião

Há voos do Brasil pela Lufthansa via Frankfurt.  Um vôo da Alemanha para o Brasil toma cerca de 12 horas.  Há voos de muitos países europeus diretos para Berlim por diferentes companhias.

Veja passagens aéreas e pacotes

Carro

Berlim é ligada por uma excelente estrada de alta velocidade a Frankfurt, onde chegam os voos provenientes do Brasil.

Ônibus

Há ônibus diretos entre Frankfurt e Berlim.

Trem

Há diversos trens diários entre Frankfurt e Berlim.

Hotéis em Berlim

Escolha e reserve seu hotel

Melhor época

Evite o auge do inverno. Em geral de meados de abril a meados de setembro as temperaturas são amenas.

Atrações turísticas em Berlim

Da mesma forma que outras grandes cidades alemãs (Bonn, Frankfurt, Hamburgo e outras), Berlim é um grande centro urbano com vida noturna, teatros, museus e bons restaurantes. A capital destaca-se, porém, por seu rico ambiente cultural: além de ser um ponto de referência da música erudita e do jazz, tem também um lado underground. Dois museus de Berlim mercem a atenção daqueles para quem fazer turismo tem muito a ver com cultura e arte.

O Reichstag

Outra atração turísitica de Berlim é o Reichstag, construído no final do século XIX, para servir de sede ao Parlamento da Alemanha. O prédio, que pegou fogo em 1933, foi reconstruído a partir de 1957. A reforma só terminou em 1972. Depois, em 199 para comemorar a reunificação do país, o edifício foi novamente reformado, assumindo seuas características atuais.

Nikolaiviertel

Uma curiosidade é a Nikolaiviertel (Quarteirão de São Nicolau), junto do rio Spree. Você olha aqui e se diz: como esse pedaço sobreviveu intacto aos intensos bombardeios aliados da Segunda Gerra. A resposta é: não sobreviveu. Foi reconstruído exatamente como era antes!

Castelo Charlottenburg

Os tempos dos reis da Prússia podem ser relembrados na visita ao castelo Charlottenburg e seu parque.

Palácio de Sans-Souci

Perto de Berlim, Potsdam, é outra cidade que foi residência real: nela fica o palácio de Sans-Souci, todo em estilo rococó, é considerado o equivalente alemão de Versailles.

Altes Museum

Esse museu abriga uma importante coleção de peças do período greco-promano e o Pergamonmuseum, um dos mais importantes museus arqueológicos europeus.

Tiergarten

Uma das mais agradáveis áreas verdes de Berlim é o Tiergarten, que existe desde 1830 é é um verdeiro pulmão verda da cidade.

Berlim Oriental

Partindo do Portão de Brandemburgo e caminhando até a Alexanderplatz, pode-se conhecer alguns dos mais importantes lugares e edifícios do centro histórico, que fez parte da seção Oriental da cidade, como a avenida Under der Linden, a Ópera, a Biblioteca Nacional, a catedral de Santa Edwiges, as igrejas de São Nicolau e de Santa Maria e o prédio da Prefeitura.

Informações práticas

Hotel em outras cidades da Alemanha

Escolha e reserve seu hotel em Colônia

Escolha e reserve seu hotel em Frankfurt

Escolha e reserve seu hotel em Hamburgo

Escolha e reserve seu hotel em Heidelberg

Escolha e reserve seu hotel em Monique

Escolha e reserve seu hotel em Freyburg (Rota Romântica)

Escolha e reserve seu hotel em Würzburg (Rota Romântica)

Site oficial de turismo de Berlin