Bairro Alto e Estrela
Bairro Alto, Lisboa, Portugal
Confeitaria no Bairro Alto, Lisboa

 

Bairro Alto e Estrela: um dos points da vida lisboeta

O Bairro Alto, juntamente com o Chiado e o bairro do Carmo, deve fazer parte de qualquer visita à capital portuguesa.

Após o incêndio de 1988, o bairro hoje abriga um seleto comércio com lojas de grifes. A região tornou-se um dos points da vida noturna lisboeta com bares transados, danceterias e bons restaurantes.

Mapa do Bairro Alto, em Lisboa

É no Bairro Alto que fica a maioria das casas de fado procuradas pelos turistas. O acesso pode ser pelo Elevador de Santa Justa, inaugurado em 1902, ou pelo Elevador da Glória, que liga a praça dos Restauradores, na Baixa, vizinha à praça do Rossio, à rua de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto. Próximo a esse elevador estão o Solar do Vinho do Porto, parada obrigatória para os apreciadores da bebida, e o Mirante de São Pedro de Alcântara, com vista privilegiada da cidade. Também ficam no Bairro Alto o Jardim Botânico e o imponente Palácio da Assembleia da República (antigo Convento de São Bento).

No bairro da Estrela estão a Basílica da Estrela e o Jardim da Estrela, espaço urbanístico dotado de extensa área verde, lagos e fontes.

Museu Nacional de Arte Antiga 

End. R. das Janelas Verdes, 1249. É um dos principais museus de arte portugueses. Instalado num palácio do século XVII,o museu ganhou um anexo moderno. Suas principais seções são de pintura e artes decorativas europeias; mobiliário português; ourivesaria portuguesa, indo-portuguesa e europeia; belas peças de faiança portuguesa e islâmica; porcelanas chinesas; e peças de arte luso-asiáticas. O museu possui restaurante e jardim com esplanada sobre o rio.  www.mnarteantiga-ipmuseus.pt

Solar do Vinho do Porto

End. R. São Pedro de Alcântara, 45. O Solar do Vinho do Porto, instalado no Palácio do Ludovice, existe desde 1946. Possui acolhedor bar de degustação com todos os tipos imagináveis de vinhos do Porto ruby, branco, tawny e vintage. Vinhos pesas e garrafas quebras: deixe suas compras para o final da viagem ou beba-os em seus hotel durante a viagem. Lembre-se de que é probido levar líquidos na bagagem de mão.

Museu da Marioneta

End R. da Esperança, 146. Instalado desde o final de 2001 no Convento das Bernardas, reúne um acervo de curiosas peças utilizadas nos teatros de marionetes nos séculos XVII e XVIII. Embora a maioria dos bonecos seja português, recentemente a coleção do museu foi enriquecida com peças africanas e asiáticas doadas por colecionadores particulares. www.museudamarioneta.pt

Basílica da Estrela

End.  Largo da Estrela. A igreja do final do século XVIII construída em um estilo que mistura características barrocas com neoclássicas, famosa por seu domo, é uma das mais belas da cidade. Seu interior abriga a Sala do Presépio, com cerca de 5.000 miniaturas em terracota e cortiça.

Carmo

As principais atrações desse pequeno bairro são as ruínas do convento do século XIV e da igreja gótica do século XV, onde hoje funciona um museu. O teto do edifício desabou quando ocorreu o terremoto de 1755, mas as ruínas dão um charme dramático ao local. Suas colunas ogivais nos permitem imaginar a imponência do templo quando intacto. Na parte não destruída pelo tremor estão expostas as peças da Idade Média que compõem o acervo do Museu Arqueológico do Carmo. Nele há túmulos dos séculos XIV e XV. A parte habitável do convento foi convertida em quartel na década de 1830. Foi ali que Marcelo Caetano, sucessor de Salazar, se refugiou durante a Revolução dos Cravos.

Informações práticas sobre a Região de Lisboa

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa