Bahia: informações úteis
Pelourinho, Salvador, Estado da Bahia
Pelourinho, Salvador, Estado da Bahia

 

Documentação

Para embarque nos aeroportos brasileiros é exigida a apresentação de sua Carteira de Identidade (RG) original, ou de outro documento oficial que tenha foto.
A exigência também é válida para embarcar em ônibus interestaduais. Nos terminais rodoviários, o RG deve ser apresentado junto com a ficha de identificação que você recebe com a passagem no ato da compra.

Ao chegar a seu destino – Guarde o RG original no hotel e saia com uma cópia autenticada, principalmente se estiver viajando em épocas de festas ou Carnaval.
Para alugar automóvel, é necessária a apresentação de cartão de crédito e de carteira nacional de habilitação; verifique as validades de ambos com antecedência.

Viajando com crianças em território brasileiro

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, crianças de até 12 anos incompletos só podem viajar acompanhados de pelo menos um dos pais, guardião, tutor ou responsável maior de 21 anos que comprove parentesco de até 3º grau (irmão/ã, tio/a ou avô/ó). Para viajar em companhia de maior de 21 anos que não comprove esse grau de parentesco, é necessária autorização expressa de ambos os pais, com firma reconhecida. A criança deve portar seu próprio documento, que pode ser certidão de nascimento ou RG original. Para viajar desacompanhada, é obrigatória a apresentação de uma autorização judicial, que pode ser obtida na Vara da Infância e da Juventude da Comarca em que reside.

Dinheiro

Se seu destino é Salvador, leve dinheiro vivo só para pequenas despesas: um café, um táxi, uma gorjeta. Há agências bancárias e caixas eletrônicos de todos os principais bancos brasileiros em shopping centers, supermercados, aeroportos e em inúmeros outros pontos da cidade onde você pode, a qualquer momento, reabastecer sua carteira. Na capital, cheques de outros estados são bem aceitos nos estabelecimentos comerciais e até mesmo em algumas barraquinhas de praia. Cartões de crédito podem ser usados em lojas, hotéis, restaurantes, ateliês de arte e postos de gasolina.

Nas cidades menores

Na Chapada Diamantina ou em cidadezinhas de praia afastadas dos grandes centros urbanos, mesmo que seu banco mantenha um caixa eletrônico no lugarejo, o ideal é fazer uma provisão de dinheiro vivo para garantir o pagamento das despesas de acordo com o tempo de permanência. Cheques de outros estados e cartões de créditos serão de pouca ou nenhuma valia, a não ser em estabelecimentos de alto padrão. Estime quanto irá gastar com passagens de ônibus, travessias de barco, passeios de bugre, alimentação, despesas pessoais de emergência e, se estiver viajando de carro, gasolina.

Visitas às atrações turísticas

Em dias de grandes festas, museus e exposições permanecem fechadas, pois o povo todo está na procissão de santo ou na gandaia. O melhor é telefonar antes.
Igrejas têm horários de visita muito variados. Geralmente estão fechadas no horário de almoço. Evite, por uma questão de respeito, visitar igrejas durante missas, a não ser que pretenda assistir a elas.
Use trajes compatíveis para visitar igrejas, mosteiros, museus e terreiros de candomblé. Nesses locais não é permitida a entrada de pessoas de bermudas, de minissaia, de barriga de fora, nem de ombros à mostra. Homens de short e sem camisa, nem pensar.
A imensa maioria dos turistas que viajam com o GTB são pessoas esclarecidas, que não têm o costume de escrever seus nomes em azulejos portugueses do século XVIII ou em muros de fortalezas coloniais (“Uóchinton e Leididai estiveram aqui”) mas é bom ficar de olho nas crianças para que não toquem em obras de arte, objetos históricos e peças arqueológicas nem arranquem “lembrancinhas” de patrimônios naturais (pedaços de estalagmites em grutas, por exemplo).
Em alguns museus e igrejas, é permitida a foto sem flash, em outros é totalmente proibido fotografar. Pergunte antes.

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes