Bagagem para viagem à Bahia

 

Mochila

 

Roupas

Escolha roupas leves, mas procure colocar na mala uma blusa de mangas compridas ou um moletom, pois os ônibus e vans que fazem trajetos entre cidades têm ar condicionado fortíssimo.
É óbvio que quem vai curtir o litoral não pode esquecer roupas de praia: biquínis, sungas, calções, shorts, bermudas, regatas, toalha, boné. Isso vale também para os caminhos da Chapada, cheios de rios e cachoeiras.
Para Salvador, a noite requer roupas informais como vestidinhos, calças capri e shortinhos para as mulheres e jeans e bermudas para homens e mulheres. Os ambientes no Pelô e à beira mar são bem descontraídos. Claro que existem restaurantes e pubs requintados, onde é indicado usar roupas mais transadas, como um bom vestido, para mulheres e jeans com camisa e sapatos, para homens. Mas nada de havaianas ou tênis em casas noturnas finas só porque está de férias. Não pega bem, meu rei. Nas demais cidades, litorâneas ou não, vista-se normalmente.
A turma “eco”, que gosta de caminhar pelas trilhas na mata, não deve esquecer uma calça de tactel, que é leve, seca rápido e protege bem a pele. Meias grossas são importantes para evitar bolhas nos pés. Em algumas regiões da Chapada, algumas noites podem ser frias, não duvide; leve agasalho. Ao chegar lá, compre seu chapéu de couro: há modelitos geniais.

Sapatos

Leve sapatos confortáveis.  Para as mulheres, sandálias rasteirinhas são ideais, versáteis, servem para passear e para escorregar num ritmo de axé. Não pesam e não enchem a mala. Leve uma de borracha, tipo havaiana, para usar na praia e nos passeios de barco, e outra de couro com tiras que a prendam no pé e sola antiderrapante, ou uma papete, para andar nas ladeiras. Uma sandália de salto pode ser útil.
Para os homens, um par de sapatos ou um mocassim, além de sandálias – uma havaiana e outra de couro – são o suficiente.
A turma do ecoturismo e os esportistas devem se lembrar de levar calçados adequado para as atividades que desejam praticar.

Limites de peso

BAGAGEM de compartimento Vôos domésticos: 23 kg | Vôos regionais: 10 kg (em aviões com até 20 assentos) ou 20 kg (em aviões com mais de 20 assentos) | Ônibus: 30 kg
BAGAGEM de mão (vôos domésticos, vôos regionais e ônibus): 5 kg
F ATENÇÃO Fique atento não apenas para o peso mas para o tamanho de sua bagagem, principalmente a de mão, que deverá ser a menor possível, de preferência minúscula, para caber nos limitados bagageiros.

Acessórios

Um pequeno guarda-chuva dobrável e uma capa de chuva com capuz são recomendáveis nos meses chuvosos.
Leve tesourinha de unha, pinça e um canivete estilo suíço (na bagagem de compartimento do avião, já que é proibido levar objetos cortantes ou perfurantes na bagagem de mão); agulha e linhas de cores básicas; secador de cabelos pequeno; despertador; cadeados extras para a mala; óculos escuros; canetas esferográficas; um caderninho para anotações; sacos plásticos para guardar roupa suja e calçados.
Aqueles que usam óculos ou lentes não devem esquecer de levar um par de reserva e receita para mandar fazê-los em caso de perda ou quebra (ficar sem óculos numa viagem é um inferno).

Fotografia

Quem curte fotos não deve esquecer a máquina fotográfica com bateria extra e carregador. Por falar em carregador, não esqueça o do celular.
Snorkel é uma boa para quem for curtir as piscinas naturais.
Há cidades sem iluminação pública: leve uma lanterna e pilhas novas.

Produtos de higiene e saúde

Protetor solar é imprescindível, bem como um bom creme hidratante pós-sol. Leve os medicamentos que porventura esteja usando. Lembre de colocar a receita na mala caso o medicamento acabe ou se perca pelo caminho. Leve também o básico para o banho: desodorante, xampú, pasta de dentes, escova, estojo de maquiagem para as mulheres, creme e loção de barba para homens. Um vidro ou tubo por pessoa é suficiente. Se acabar, você compra mais por lá. Repelente contra insetos é recomendável.

Informações práticas

Hotéis em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes