Atrações turísticas no Harlem
Harlem, New York - Foto neverything CC BY
Harlem, New York – Foto neverything CC BY

Atrações turísticas no Halem

Mapa do Harlem

Atrações

The Cloisters

Embora integre a seção de Arte Medieval do Metropolitan Museum of Art, o Cloisters fica no norte da ilha de Manhattan, à beira do rio Hudson, na região denominada Washington Heigts. O imóvel, construído em 1938 sobre um terreno oferecido à cidade de Nova York pela família Rockefeller, reproduz em detalhes um convento medieval italiano, com claustros, capelas e salões com elementos arquitetônicos e decorativos góticos e românicos. É fácil confundi-lo com uma verdadeira construção do século XIV.

O Acervo do museu

O acervo do Cloisters abrange uma ampla coleção de peças religiosas e de uso doméstico da Idade Média, provenientes, em boa parte, do sul da França, doadas também pelos Rockefeller. Entre estas estão as famosas tapeçarias flamengas plenas de simbologia que retratam a Caça ao Unicórnio, um dos pontos altos do museu. A visita é interessante não somente pelas peças, mas também pela arquitetura: é curioso dar de cara com um mosteiro medieval em Manhattan! End. Fort Tryon Park, perto da Broadway

Dica

O Café Trie, que serve pratos leves, funciona no Cloisters de terça-feira a domingo, das 10h às 16h15, de maio a outubro.

Video Tour no Harlem, em New York

Morris-Jumel Mansion

Esta casa histórica, sede do quartel-general de George Washington em 1776, durante as guerras da independência, foi construída em 1765 para servir de residência para o coronel inglês Roger Morris. O nome Jumel vem do rico comerciante francês Stephen Jumel, que comprou o imóvel em 1810. Sua esposa, Eliza Bowen Jumel, famosa por seus casos extraconjugais (e, dizem as más línguas, por seu passado como prostituta, que o marido ignorava), aprontou o diabo e, depois da morte de Stephen em 1832, casou-se com o vice-presidente Aaron Burr, na época com 78 anos. Ele morreu dois anos depois, no mesmo dia em que o divórcio do casal foi concedido. A mansão é um dos mais antigos imóveis residenciais da cidade. O interior conserva decoração de época, com móveis americanos do século XVIII e franceses do século XIX.
End.  65 Jumel Terrace. Site oficial da Morris-Jumel Mansion

Cathedral St. John the Divine

A catedral anglicana de Nova York, apesar de ainda não terminada (e falta muito!), com 183m de comprimento e 44m de largura, é considerada a maior do mundo. O projeto dos arquitetos George Lewis Heins e John LaFarge, aprovado em 1888, previa um templo nos estilos romano e bizantino. As obras começaram em dezembro de 1892, mas depois de ser erguido o domo central em 1909, a nave adotou um estilo gótico francês e a torre atual, em obras, também será gótica. Ou seja, virou uma salada…

A construção, interrompida durante a Segunda Guerra, só foi retomada em 1979. Na ocasião, o prefeito de Nova York, Ed Koch, chegou a caçoar: “Disseram-me que as grandes catedrais tomaram mais de 150 anos para serem construídas. Quero lembrar que nós estamos apenas nos 100 primeiros anos.” Hoje a igreja é conhecida pelos nova-iorquinos como St.John the Unfinished, (São João, a Inacabada). Em 1990, por falta de fundos, os trabalhos foram novamente suspensos, com exceção do portal principal da fachada oeste, concluído em 1997. A decoração interior é, no mínimo, curiosa, com estátuas de São Paulo, George Washington e Lincoln; os vitrais são inspirados simultaneamente na Bíblia e na história dos Estados Unidos… Imaginem a catedral de Brasília ou a Sé de São Paulo com cenas da chegada de D. João VI ao Brasil (e D. Carlota Joaquina pondo a boca no mundo) ou de Duque de Caxias na Guerra do Paraguai. A visita vale a pena pela curiosidade e pela imensidão da nave. End.  1047 Amsterdam Ave.
Cathedral St. John the Divine

Hispanic Society of America

Esse museu tem especial interesse para aqueles que apreciam as obras de Goya, Velásquez, El Greco e outros mestres, sendo conhecido por possuir a mais expressiva coleção de arte ibérica fora da Espanha. Também fazem parte do acervo peças fenícias, romanas e medievais recolhidas na Espanha e em Portugal. End. Audubon Terrace, na Broadway entre a 155th e a 156th Sts. Hispanic Society of America

Columbia University

A prestigiosa universidade nova-iorquina foi fundada em 1754, no final da era colonial, com o nome de King’s College. Em 1897, a Columbia University instalou-se nos Morningside Heights, próximo ao Upper West Side. Seu campus possui muitos belos edifícios e gramados. Visitá-lo é uma oportunidade de conhecer uma universidade norte-americana.
End.  Entrada principal: 116th St. junto à Broadway Columbia University

Sobre o Harlem

O Harlem é um bairro que tem uma história interessante. Saiba mais sobre a história do Harlem

Informações práticas

Como ir a Nova York

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro