Atrações turísticas em Juazeiro
Juazeiro, na Bahia
Atrações turísticas em Juazeiro

Atrações turísticas em Juazeiro

Museu Regional do São Francisco

É uma das atrações turísticas em Juazeiro. O prédio neoclássico foi construído na década de 1920 para servir de residência para o Coronel Miguel Lopes de Siqueira. Entre os milhares de itens expostos no museu remodelado em 2008 estão peças dos vapores que navegaram pelo São Francisco, carrancas, fósseis, móveis do começo do século XX, louças inglesas, fotografias antigas e pinturas. O museu possui biblioteca, lanchonete e lojinha de suvenires. End. Pça. Imaculada Conceição, 29. Abre das 8h às 12h.

Vapor Saldanha Marinho

A embarcação, que já navegou nas águas do Mississipi, foi comprado por D. Pedro II, levado para o Amazonas e, mais tarde, para o São Francisco. Carinhosamente chamado “Vaporzinho”, foi trazido para terra, recuperado pela prefeitura de Juazeiro e transformado em centro cultural. No lago artificial na orla fluvial.

Parque da Lagoa do Calú

Resultado de um projeto paisagístico para urbanização da cidade, dispõe de extensa área verde com jardins, árvores nativas, área poliesportiva, bar e restaurante. End. Bairro Alto da Maravilha, a 1,5 km do centro

Ilha do Fogo

Situada no Rio São Francisco, é cortada pela ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra, que liga Juazeiro a Petrolina. Ali funciona um Terminal Turístico com restaurante de cozinha regional e pista de dança.

Ilha de Nossa Senhora

A bela vegetação com muitos cajueiros e mangueiras dá encanto especial a esta ilha, que possui praias agradáveis para banhos de rio. A 2 km do centro.
Sobradinho Com capacidade de 34 bilhões de metros cúbicos, a represa inaugurada em 1979 permite a geração de 1.050 MW pela usina hidrelétrica que ali funciona. Sua construção, que exigiu o alagamento de mais de 4.200 km2, teve enorme impacto social e ambiental. Em razão do desnível formado pela barragem, foi construída uma eclusa para garantir a navegabilidade do rio. Esportes náuticos podem ser praticados na barragem. Quem preferir pode passear de barco ou caminhar pelas dunas da Ilha da Fantasia, no meio da barragem.

Ilha do Rodeadouro

Servida por barcos do Rodeadouro e de Juazeiro nos finais de semana, a ilha tem praias de areia finas, áreas para acampamento, bares e restaurantes de comidas típicas. A 11 km do centro, entre Juazeiro e Petrolina.

Fazenda Ouro Verde

O projeto de produção de frutas da fazenda é um dos mais bem sucedidos dentre aqueles implantados nas terras irrigadas de clima semi-árido no Vale do São Francisco. As uvas cultivadas na propriedade permitem a produção de vinhos de qualidade, responsáveis por 15% da produção nacional. A fazenda, proprietária do rótulo Terranova, que já recebeu diversas premiações no Brasil e no exterior, produz tintos, brancos, espumantes e até mesmo um vinho colheita tardia (late harvest). A vinícola recebe visitantes em sua adega para degustação de vinhos sem necessidade de agendamento. End.  Casa Nova. A 50 km de Juazeiro

Vale do Rio Salitre

A Cachoeira do Salitre (a 38 km de Juazeiro) forma um lago ótimo para banhos. A Cachoeira da Gameleira (a 38 km de Juazeiro) tem queda de 5m; a água corre em meio a cânion. A Gruta do Convento (a 100 km de Juazeiro) tem dois lagos em seu interior e possui curiosas formações calcáreas que se assemelham a torres e cortinas. Visitas à gruta somente acompanhadas por guias credenciados.

Saiba mais sobre a cidade de Juazeiro

Vale do São Francisco: tem muita coisa para se conhecer

O Vale do Rio São Francisco tem cidades interessantes e belezas naturais diferentes do resto do Estado da Bahia, principalmente da faixa litorânea, e que vale a pena conhecer. Não deixe de fazer um passeio de barco pelo Velho Chico. Veja Vale do Rio são Francisco

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Matérias especiais

Os co-op-builidings  • Eventos em New York • Música em New York
Verão em New York  A história do metrô de New York
História da Estátua da Liberdade