Atrações turísticas em Salta
Dança folclórica, Salta
Dança folclórica, Salta

Atrações turísticas em Salta

Mercado de artesanato

Av. San Martín, 2555. Está instalado em um edifício de meados do século XVIII. Nele você pode ter um contato mais direto com os artesãos, conhecer seu trabalho e fazer compras.

Plaza 9 de Julio

É o centro histórico da cidade. Enfeitada por palmeiras e rodeada de arcos, é uma das mais lindas praças argentinas. Nela ficam a catedral e outros edifícios coloniais, como o Cabildo, o mais antigo de todos, erguido em 1582 quando da fundação da cidade.

Catedral

Plaza 9 de Julio. Essa linda catedral tem uma fachada em estilo italiano clássico e rico interior barroco, com esculturas de Cristo e da Virgen del Milagro, do século XVI. Começou a ser construída partir de 1858, depois que a antiga catedral foi destruída por um incêndio e por terremotos. A construção foi declarada Monumento Histórico Nacional em 1947.

Mapa de Salta

Museo Historico del Norte

Caseros, 549. Exibe móveis e objetos do período colonial e republicano, que permitem ao visitante ter uma idéia do que foi Salta no passado. Pode-se ver carruagens e até um Renault 1910 que pertenceu ao governador da província. A visita vale também pela arquitetura do prédio, do século XVI.

Museo de Arte Etnico Americano

20 de febrero, 838. Exibe coleções de objetos e artesanatos de diferentes culturas pré-colombianas.

Vídeo sobre Sala, Argentina

Cerro San Bernardo

Há um teleférico na esquina da San Martín com a Hipolito Irigoyen, perto da rodoviária, que leva ao topo dessa colina, de onde se tem vista panorâmica de Salta e arredores. No local existe um bar que serve drinks e pratos leves no terraço aberto; é muito agradável nos dias quentes. Quem tiver coragem e disposição pode subir a pé,  opção recomendada para aqueles que tiverem abusado das empanadas. A subida começa em frente ao Museo Antropologico.

Igreja de San Francisco

Caseros esq. c/ Córdoba. Com paredes de terracota, esse templo é muito diferente do original ali erguido durante o século XVI. A linda construção atual, uma das mais belas igrejas do país, data de meados do século XVIII, mas passou por várias reformas e melhorias introduzidas por arquitetos italianos, que “deram um trato” na fachada a partir da década de 1860. A torre de 70m de altura foi construída em separado do edifício da igreja, como os campanários italianos.

Museo Antropologico “Juan Martín Leguizamón”

Ejército del Norte esq. c/ Polo Sud. Possui um bom acervo de peças pertencentes às tribos que habitaram o noroeste da Argentina, muitas delas oriundas do antigo povoado de Tastil, como a famosa Bailarina de Tastil.

Museo de Bellas Artes

Florida, 20  Funciona em um edifício do século XVIII que serviu de residência ao general Félix Árias Rengel, conquistador do Chaco. Reúne importante coleção de arte religiosa e de obras de artistas latino-americanos contemporâneos.

Museo de Arqueologia de Alta Montanha

Mitre, 77.  Esse museu foi criado especialmente para abrigar peças de interesse arqueológico e os corpos mumificados e extremamente bem preservados de três crianças incas encontrados em 1999, a 6.700m de altitude, no cume no vulcão Llullaillaco. Assim como Juanita e as demais crianças cujos corpos mumificados foram encontrados perto de Arequipa, os Niños de Llullaillaco – um menino de sete anos, uma menina de seis e uma jovenzinha de quinze, possivelmente uma “Virgem do Sol” – foram escolhidos por sua destacada beleza e origem nobre e sacrificados em oferenda aos deuses em rituais relacionados à agricultura. O frio intenso e o ar seco auxiliaram tanto na preservação dos corpos quanto das roupas e artefatos encontrados junto com eles, que constituem valioso material para pesquisas sobre os costumes e crenças incaicos.

Site oficial: Museo de Arqueologia de Alta Montanha

Museo de la Ciudad

Florida, 91. Instalado em um palacete do século XIX, o acervo compreende principalmente móveis e objetos dos séculos XVIII e XIX, mostrando como era a vida em Salta da época colonial.

Convento de San Bernardo

Caseros esq. c/ Santa Fé. A primeira construção erguida no local provavelmente data de 1620. Destinada a servir como hospital, acabou destruída por sucessivos terremotos. O edifício passou por muitas modificações e na segunda metade do século XIX foi transformado em convento de freiras carmelitas. A passagem de acesso ao hospital foi emparedada e abriu-se uma nova entrada, que recebeu o lindo portal que tinha sido entalhado por artistas nativos para a casa da família De La Cámara em 1762.

Museo Presidente José Evaristo Uriburu

Caseros, 41. Está instalado em um palacete do século XIX, a “Casa de Uriburu”, presidente da Argentina na no início do século XX. Exibe também um acervo de móveis e roupas de época.

Informações práticas

Onde se hospedar no Noroeste Argentino

Escolha e reserve seu hotel em San Salvador de Jujuy

Escolha e reserve seu hotel em Salta

Escolha e reserve seu hotel em Cafayate

Escolha e reserve seu hotel em Humahuaca

Escolha e reserve seu hotel em Tilcara

Escolha e reserve seu hotel em Purmamarca

Como ir

Passagens aéreas e pacotes