Atrações em Vicenza

Turismo em Vicenza, no Vêneto, Itália: como ir, melhor época para a sua vaigem, principais atrações turísticas, informações e dicas.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cidade romana

Foi fundada antes da era cristã, depois destruída pelos bárbaros no fim do século IX a.C., Vicenza teve uma história agitada, envolvendo-se nas rivalidades de suas vizinhas Verona e Pádua até ser anexada a Veneza em 1404, quando passou a desfrutar grande desenvolvimento. A cidade possui um importante patrimônio arquitetônico constituído de villas e palácios projetados pelo renascentista Andrea Palladio, o maior arquiteto de sua época, e por seus discípulos. Esses edifícios são responsáveis por fazer Vicenza integrar o Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Site oficial de turismo de Vicenza.

Piazza dei Signori

Nessa praça estão alguns dos principais palácios e monumentos da cidade, como a Basilica, iniciada em 1549, que é na verdade um edifício administrativo e não uma igreja, como o nome faz supor. Sua fachada branca é ainda mais bonita à noite! Outras construções dignas de nota são a Torre Bissara, do século XII, com 82 metros de altura, a Loggia del Capitano e o Palazzo Monte di Pietà, do século XV, onde fica a igreja de San Vicenzo

Vicenza, Itália
Vicenza, Itália

Corso Palladio e arredores

Quem quiser conhecer as obras de Palladio deve dar uma volta pelo Corso Palladio e pelas ruas no entorno, onde estão alguns dos mais importantes palácios da cidade, quase todos deixados pelo mestre e por seus discípulos. Entre os mais importantes estão o neoclássico Schio, no Corso Palladio, e o Valmarana, no Corso Fogazzaro, no 16. Na Contrà Porti (contrà significa “rua” no dialeto local), uma travessa do Corso Palladio, estão a Porta Colleoni, em estilo gótico, no no 19; o Porto Breganze, no número 17; e o Barbaran, no no 11, na esquina com a Contrà Riale. O projeto do elaborado Thiene, na Contrà Gaetano Thiene, de inspiração oriental, faz parte do tratado deixado por Palladio: Os Quatros Livros da Arquitetura.

Museo Civico

End. Piazza Matteotti. ( 0444/222811. Funciona no Palazzo Chiericati, construído em 1549, ornamentado por estátuas, com arcos e colunas jônicas, e possui um bom acervo de obras de Tintoretto, Mantegna, Carpaccio e Veronese. Museo Civico

Teatro Olimpico

Piazza Matteotti. Esse teatro, iniciado por Palladio em 1580 e terminado por seu discípulo Scamozzi, apresenta, além da beleza plástica, duas curiosidades: a de ter sido construído em estuque e madeira e a de ser o mais antigo teatro coberto do continente europeu. Antes dele, todos os teatros eram a céu aberto, como os dos gregos e romanos. Neoclássico ao extremo, o teatro tem como maiores destaques as colunas, as estátuas e os trompe l’oeils.

Villa Rotonda

Fica a 2 km a sudeste de Vicenza. Essa villa, que é provavelmente a maior obra-prima de Palladio, foi construída em 1570 sobre uma pequena elevação do terreno, o que acentua sua imponência. Com traços que lembram um templo grego, destacando-se pela graça e pela perfeição de suas linhas, o edifício possui uma planta em forma de mandala, com absoluta simetria.

Villa Valmarana ai Nani

La Villa dei Nani, 8. Fica a 2 km ao sul de Vicenza.  O epíteto ai nani (“dos anões”) dado a essa villa construída a partir de 1669 vem das estátuas de anõezinhos que adornam seus muros. O interior do imóvel foi decorado no fim do século seguinte com afrescos de Gian Battista Tiepolo e de seu filho Gian Domenico, inspirados na mitologia greco-romana, em cenas do dia-a-dia na região do Vêneto e no Carnaval de Veneza.

Vicenza, para os padrões italianos, é grandinha.

Avião

Não há voos diretos do Brasil. O aeroporto de Vicenza tem voos domésticos para diversas cidades italianas.

Trem

Há trens diretos de Milão (2h) e Veneza (1h).

Carro

De Veneza (48 km) ou de Milão (200 km) pegue a A4.

Hotel em Vicenza

Escolha e reserve seu hotel em Vicenza

Reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não tem praticamente trabalho algum e não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos. Muitas vezes acaba pagando menos do que negociando com o próprio

Vídeo de turismo sobre a região de Vicenza

Mapa de Vicenza

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Verona

Turismo em Verona, Itália: como ir, principais atrações turísticas, como circular em Veneza, dicas de viagem.

Read More »

Veneza

Turismo em Veneza: como ir, a melhor época para a sua viagem, as principais atrações, dicas de viagem, links, turismo, restaurantes, hotel.

Read More »

Vêneto

Vêneto, o perfil da região, principais atrações e cidades de interesse turístico: Veneza, Verona, Vicenza, Pádua, Cortina d’Ampezzo, dicas de viagem, transporte, turismo.

Read More »

Pádua (Padova)

Turismo em Pádua (Padova), como ir, a melhor época para a sua viagem, as atrações, seu duomo, informações, dicas, passeios.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.