Pesquisar

Atrações em Belém do Pará

Vejas as principais atrações turísticas em Belém, capital do Pará, com dicas e informações sobre a visita a cada uma, com comentários dos autores e vídeo.
Mercado Ver-o-Peso, Belém do Para - Foto - Repórter do Futuro- CCBY
Vejas as principais atrações turísticas em Belém, capital do Pará, com dicas e informações sobre a visita a cada uma, com comentários dos autores e vídeo.

Boa parte das principais atrações em Belém do Pará estão à beira da Baía do Guajará, principalmente na Cidade Velha, que corresponde à área onde, no começo do século XVII, foi criado o povoado da Feliz Lusitânia, que deu origem à cidade de Belém do Pará. 

Também às margens da Baía do Guajará ficam o parque Mangal das Garças e a Estação das Docas, de onde saem passeios de barco.

No bairro de Campina, o destaque é para o Theatro da Paz. Já em Nazaré fica a famosa Basílica de Nazaré, onde, durante o período das festividades do Círio de Nazaré, a imagem da Virgem de Nazaré é cultuada. 

Procissão fluvial do Círio de Nazaré - Belém do Pará - Manual do Turista
Procissão fluvial do Círio de Nazaré - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Theatro da Paz

Avenida da Paz, s/nº (Praça da República)

Uma maravilha da arquitetura construída com o dinheiro do Ciclo da Borracha. Seu nome, Theatro da Paz é uma homenagem ao fim da Guerra do Paraguai. O Theatro da Paz foi inspirado na casa de ópera mais famosa do mundo, o Teatro Scala, localizado em Milão, na Itália. Sua decoração tem diversas peças europeias, como o lustre e as escadarias. Há visitas guiadas.

Saiba mais sobre o Theatro da Paz 

 

Estação das Docas

Boulevard Castilhos França, s/nº

A Estação das Docas, na Baía do Guajará, fica no antigo porto de Belém do Pará, todo reformado no ano 2000. A antiga área portuária conservou sua estrutura de ferro trazida da Inglaterra e os velhos guindastes importados dos Estados Unidos.

Com a revitalização, a Estação das Docas tornou-se uma área agradável para você perambular sem pressa. O lugar, onde existe um terminal de passageiros e armazéns restaurados, possui hoje um complexo turístico com diversas atrações que atraem moradores e turistas, com lojas e atrações culturais, sem nos esquecermos de restaurantes de cozinha paraense.

Da Estação das Docas partem passeios turísticos de barco, de manhã e à tarde. Veja mais abaixo.  

Saiba mais sobre a Estação das Docas 

 

Passeios de barco a partir de Belém

A partir da Estação das Docas, podem ser feitos variados passeios de barco em Belém pelos rios, furos e igarapés. Durante os passeios, a visão da Floresta Amazônica é sensacional. Uma das principais rotas leva ao povoado de Boa Vista do Acará, onde o visitante será conduzido pelo vilarejo, podendo conhecer o modo de vida da população, experimentar culinária local e comprar artesanatos e lembranças. Outra leva à Ilha dos Papagaios. Há um passeio de barco imperdível, denominado “Orla ao entardecer”, que passa pelos principais pontos turísticos de Belém, como o Mercado Ver-o-Peso, a Cidade Velha e o Forte do Castelo.

Várias agências locais organizam esses passeios. É legal ver bem as condições dos barcos antes de contratá-los.

 

Mercado Ver-o-Peso

Boulevard Castilhos França

O Mercado Ver-o-Peso, situado na Cidade Velha de Belém, em frente à Baía de Guajará, foi erguido em 1625, durante o período colonial, servindo de entreposto de fiscalização do peso de determinadas mercadorias, que eram taxadas pelas autoridades portuguesas. Transformado hoje numa imensa feira livre, abriga um bom número de construções e locais históricos como o Solar da Beira, o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Doca, a Praça do Relógio, a Ladeira do Castelo, a Feira do Açaí e a Praça do Pescador.

No Mercado Ver-o-Peso, que funciona durante o dia, além de produtos alimentícios da Amazônia, é possível comprar artesanatos. Pode-se também comer muitos dos pratos típicos do Pará.

Saiba mais sobre o Mercado Ver-o-Peso 

Forte do Presépio

Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n° – Cidade Velha

O Forte do Presépio, primeira fortificação de Belém, foi erguida no local em 1616 para defender a região contra-ataques de grupos indígenas e de piratas. O antigo forte foi constantemente ampliado, passou por períodos de decadência e por várias restaurações, a principal delas por volta de 1720, quando se encontrava quase em ruínas. Nele funciona atualmente o Museu Forte do Presépio, que exibe coleções de cerâmicas indígenas, com destaque para a cerâmica Marajoara.

Saiba mais sobre o Forte do Presépio 

Catedral Metropolitana de Belém do Pará

Praça Dom Frei Caetano Brandão (Cidade Velha)

O edifício atual da Catedral Metropolitana de Belém do Pará, do século XVIII, em estilo barroco, com alguns elementos neoclássicos, foi construído no local da Igreja de Nossa Senhora da Graça quando, com a criação do Bispado do Pará, surgiu a necessidade de erguer uma igreja para sua sede.  Da igreja original, de taipa e palha, erguida em 1617, nada restou.

Saiba mais sobre a Catedral Metropolitana de Belém do Pará 

Casa das Onze Janelas

Siqueira Mendes, s/nº (Cidade Velha)

A Casa Das Onze Janelas é a antiga residência de senhor de engenho Domingos da Costa Bacelar, que foi transformada em um charmoso espaço cultural, onde há exposições temporárias. Nela é exibido um acervo permanente de grandes artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall. Além disso, o local também tem um belo jardim e um restaurante.

Saiba mais sobre a Casa das Onze Janelas 

Basílica de Nazaré

Av. N. Sra. de Nazaré, 1300 (Nazaré)

Um dos principais cartões-postais de Belém, a Basílica de Nazaré foi construída onde a imagem da Virgem de Nazaré foi encontrada pelo caboclo José Plácido, em 1700. Hoje, a imagem original fica no topo do altar, protegida por um vidro blindado. Na praça, em frente à igreja, fica uma réplica onde os visitantes amarram fitas e fazem pedidos.

Todos os anos, a devoção à Virgem de Nazaré atinge seu ápice com a festa do Círio de Nazaré, que leva milhões de pessoas à cidade de Belém do Pará.

Mangal das Garças

Carneiro da Rocha, s/nº (Cidade Velha)

O Mangal da Garça ou, mais corretamente, Parque Zoobotânico Mangal das Garças, possui 40.000 m² de flora das macrorregiões do Estado do Pará, com áreas secas e várzeas inundadas. Parte do Mangal das Garças é ocupada por lagos artificiais onde vivem garças, marrecos e outras aves, além de tartarugas.

Entre atrações que acreditamos serem imperdíveis, destacamos o Farol de Belém, Mirante do Rio, Lago Cavername e Lago da Ponta.

Saiba mais sobre o Mangal das Garças 

CompArtilhe:

Mais sobre o assunto:

O Círio de Nazaré - Belém do Pará - Manual do Turista

O Círio de Nazaré

O Círio de Nazaré, realizado em Belém do Pará desde 1793, é uma das maiores festas religiosas do mundo, reunindo milhões de fiéis em procissões, missas e celebrações.

A COP30 em Belém do Pará

A COP30 será realizada em Belém do Pará de 10 a 21 de novembro de 2025. Além do evento, a capital paraense oferece atrações culturais, históricas e gastronômicas, servindo também como porta de entrada para explorar as belezas da Amazônia.

Belém do Pará - Turismo e viagem - Manual do Turista

Belém do Pará

Belém do Pará: como ir, a melhor época para visitar Belém do Pará, as principais atrações, informações e dicas sobre a cidade.