Boa parte das principais atrações em Belém do Pará estão à beira da Baía do Guajará, principalmente na Cidade Velha, que corresponde à área onde, no começo do século XVII, foi criado o povoado da Feliz Lusitânia, que deu origem à cidade de Belém do Pará.
Também às margens da Baía do Guajará ficam o parque Mangal das Garças e a Estação das Docas, de onde saem passeios de barco.
No bairro de Campina, o destaque é para o Theatro da Paz. Já em Nazaré fica a famosa Basílica de Nazaré, onde, durante o período das festividades do Círio de Nazaré, a imagem da Virgem de Nazaré é cultuada.
Theatro da Paz
Avenida da Paz, s/nº (Praça da República)
Uma maravilha da arquitetura construída com o dinheiro do Ciclo da Borracha. Seu nome, Theatro da Paz é uma homenagem ao fim da Guerra do Paraguai. O Theatro da Paz foi inspirado na casa de ópera mais famosa do mundo, o Teatro Scala, localizado em Milão, na Itália. Sua decoração tem diversas peças europeias, como o lustre e as escadarias. Há visitas guiadas.
Saiba mais sobre o Theatro da Paz
Estação das Docas
Boulevard Castilhos França, s/nº
A Estação das Docas, na Baía do Guajará, fica no antigo porto de Belém do Pará, todo reformado no ano 2000. A antiga área portuária conservou sua estrutura de ferro trazida da Inglaterra e os velhos guindastes importados dos Estados Unidos.
Com a revitalização, a Estação das Docas tornou-se uma área agradável para você perambular sem pressa. O lugar, onde existe um terminal de passageiros e armazéns restaurados, possui hoje um complexo turístico com diversas atrações que atraem moradores e turistas, com lojas e atrações culturais, sem nos esquecermos de restaurantes de cozinha paraense.
Da Estação das Docas partem passeios turísticos de barco, de manhã e à tarde. Veja mais abaixo.
Saiba mais sobre a Estação das Docas
Passeios de barco a partir de Belém
A partir da Estação das Docas, podem ser feitos variados passeios de barco em Belém pelos rios, furos e igarapés. Durante os passeios, a visão da Floresta Amazônica é sensacional. Uma das principais rotas leva ao povoado de Boa Vista do Acará, onde o visitante será conduzido pelo vilarejo, podendo conhecer o modo de vida da população, experimentar culinária local e comprar artesanatos e lembranças. Outra leva à Ilha dos Papagaios. Há um passeio de barco imperdível, denominado “Orla ao entardecer”, que passa pelos principais pontos turísticos de Belém, como o Mercado Ver-o-Peso, a Cidade Velha e o Forte do Castelo.
Várias agências locais organizam esses passeios. É legal ver bem as condições dos barcos antes de contratá-los.
Mercado Ver-o-Peso
Boulevard Castilhos França
O Mercado Ver-o-Peso, situado na Cidade Velha de Belém, em frente à Baía de Guajará, foi erguido em 1625, durante o período colonial, servindo de entreposto de fiscalização do peso de determinadas mercadorias, que eram taxadas pelas autoridades portuguesas. Transformado hoje numa imensa feira livre, abriga um bom número de construções e locais históricos como o Solar da Beira, o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Doca, a Praça do Relógio, a Ladeira do Castelo, a Feira do Açaí e a Praça do Pescador.
No Mercado Ver-o-Peso, que funciona durante o dia, além de produtos alimentícios da Amazônia, é possível comprar artesanatos. Pode-se também comer muitos dos pratos típicos do Pará.
Saiba mais sobre o Mercado Ver-o-Peso
Forte do Presépio
Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n° – Cidade Velha
O Forte do Presépio, primeira fortificação de Belém, foi erguida no local em 1616 para defender a região contra-ataques de grupos indígenas e de piratas. O antigo forte foi constantemente ampliado, passou por períodos de decadência e por várias restaurações, a principal delas por volta de 1720, quando se encontrava quase em ruínas. Nele funciona atualmente o Museu Forte do Presépio, que exibe coleções de cerâmicas indígenas, com destaque para a cerâmica Marajoara.
Saiba mais sobre o Forte do Presépio
Catedral Metropolitana de Belém do Pará
Praça Dom Frei Caetano Brandão (Cidade Velha)
O edifício atual da Catedral Metropolitana de Belém do Pará, do século XVIII, em estilo barroco, com alguns elementos neoclássicos, foi construído no local da Igreja de Nossa Senhora da Graça quando, com a criação do Bispado do Pará, surgiu a necessidade de erguer uma igreja para sua sede. Da igreja original, de taipa e palha, erguida em 1617, nada restou.
Saiba mais sobre a Catedral Metropolitana de Belém do Pará
Casa das Onze Janelas
Siqueira Mendes, s/nº (Cidade Velha)
A Casa Das Onze Janelas é a antiga residência de senhor de engenho Domingos da Costa Bacelar, que foi transformada em um charmoso espaço cultural, onde há exposições temporárias. Nela é exibido um acervo permanente de grandes artistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi e Lasar Segall. Além disso, o local também tem um belo jardim e um restaurante.
Saiba mais sobre a Casa das Onze Janelas
Basílica de Nazaré
Av. N. Sra. de Nazaré, 1300 (Nazaré)
Um dos principais cartões-postais de Belém, a Basílica de Nazaré foi construída onde a imagem da Virgem de Nazaré foi encontrada pelo caboclo José Plácido, em 1700. Hoje, a imagem original fica no topo do altar, protegida por um vidro blindado. Na praça, em frente à igreja, fica uma réplica onde os visitantes amarram fitas e fazem pedidos.
Todos os anos, a devoção à Virgem de Nazaré atinge seu ápice com a festa do Círio de Nazaré, que leva milhões de pessoas à cidade de Belém do Pará.
Mangal das Garças
Carneiro da Rocha, s/nº (Cidade Velha)
O Mangal da Garça ou, mais corretamente, Parque Zoobotânico Mangal das Garças, possui 40.000 m² de flora das macrorregiões do Estado do Pará, com áreas secas e várzeas inundadas. Parte do Mangal das Garças é ocupada por lagos artificiais onde vivem garças, marrecos e outras aves, além de tartarugas.
Entre atrações que acreditamos serem imperdíveis, destacamos o Farol de Belém, Mirante do Rio, Lago Cavername e Lago da Ponta.


