Arredores de Turim

Sacri di San Michele - Foto Fulvio Spada - CCBYSA

 

Atrações nos arredores de Turim

Mapa do Piemonte

Basilica di Superga

A 10 km a leste de Turim. Na estação Porta Nuova, pegue um ônibus até Sassi, de onde parte o trenzinho turístico que leva a Superga. O templo foi construído por ordem de Vittorio Amedeo II, em cumprimento a uma promessa feita, quando Turim foi sitiada pelos franceses em 1706. A basílica, em estilo barroco, é provavelmente a maior das obras do arquiteto Filippo Juvarra. Sua fachada, curiosamente, é neoclássica, com frontão triangular e colunas jônicas, diferente da maioria das igrejas católicas da época. Na cripta da basílica há um mausoléu onde estão os restos mortais de várias gerações da família real de Savoia. A basílica está situada no Parco Naturale della Collina di Superga, um lugar elevado que oferece vista privilegiada de Turim e das vizinhanças.

Palazzina di Caccia Stupinigi (Palazzina Mauriziana)

Fica em Stupinigi, a 11 km a sudoeste do centro de Turim. Projetado por Juvarra, o palacete pertenceu à família de Savoia e destinava-se a ser um pavilhão de caça… Mas que pavilhão de caça! É enorme e sua arquitetura lembra, propositalmente, o Palácio de Versalhes. Além do interior sofisticado, com pinturas e afrescos originais espalhados por salões em estilo rococó, o Stupinigi tem à sua volta um belíssimo jardim. Site: Palazzina di Caccia Stupinigi

Avigliana

Há trens a partir de Turim (25 minutos). A 15 km a oeste de Turim pela S25. A graciosa cidadezinha medieval rodeada de lagos glaciais e montanhas com picos nevados foi residência da família Savoia entre os séculos XIII e XVIII. O burgo, que merece ser visitado por quem estiver a caminho da Sacra di San Michele, conserva vários exemplos da arquitetura desse período: a Casa del Savoia, a Casa della Porta Ferrata e as praças Conte Rosso e Santa Maria.

Vídeo sobre a Sacra di San Michele

Sacra di San Michele 

De Turim (43 km), pegue a S25 em direção a Rivoli e depois Avigliana, seguindo a partir daí as indicações. Essa sólida construção medieval do século X, misto de abadia beneditina e castelo-forte, fica no topo do Monte Pirchiriano, na encosta montanhosa do Valle di Susa, onde provavelmente já existia um posto fortificado romano. Durante a Idade Média, San Michele foi um importante centro de peregrinação, assim como o Mont St-Michel, seu equivalente francês. Site: Sacra di San Michele

Susa

Há trens a partir de Turim (1h). A 37 km a oeste de Turim pela A32 ou pela S25/24. Por essa cidadezinha entre lagos e montanhas, num quadro natural de rara beleza, passava na Idade Média o Sentiero dei Franchi, estrada que levava à França. Susa conservou um belo centro histórico medieval  e, na parte alta da cidade, o Castello della Contessa Adelaide, edificado no século X. Site: Susa

Novara

Há trens a partir de Turim (1h10). A 95 km a nordeste de Turim pela A4. Quase na divisa com a Lombardia, a cidade, que já existia na época dos romanos, conserva um belo centro histórico composto pela Piazza della Repubblica e cercanias. Entre as atrações mais interessantes estão a igreja de San Gaugenzio, iniciada em 1577, cujas obras tomaram quase um século, e o Cortille del Broletto, um pátio que reúne vários edifícios. Entre eles estão o Palazzo Comunale, ou Broletto, do século XIII, onde funciona a prefeitura, o Palazzo del Podestà, do século XV, e o Palazzo dei Paratici, onde funciona o Museo Civico. Site: Novara

Grotte di Bossea

A 112 km ao sul de Turim pela A6; depois siga as indicações “Mondovi” e “Bossea”. Embora existam outras grutas na região, as de Bossea, além de serem as mais bonitas, são acessíveis sem equipamentos especiais – o que não impede que a visita seja obrigatoriamente acompanhada por um guia. No seu interior existem lagos subterrâneos, riachos, cachoeiras e lindas formações calcáreas de estalactites e estalagmites. Uma das maiores curiosidades é o esqueleto de um enorme urso pré-histórico, o Ursus Speleus, animal que habitava a região há milhares de anos.

Asti 

Há trens a partir de Turim (30 a 50 minutos). A aproximadamente 60 km a sudeste de Turim pela A21. Conhecida no passado como “a cidade das cem torres”, Asti possui um centro histórico com antigos palacetes e belas praças como a Piazza Alfieri. Duas de suas igrejas merecem uma olhada: a Collegiata di San Secondo, cuja construção foi iniciada no século XIII, e a de San Pietro in Consavia, do século XV, que tem ao seu lado um batistério românico ainda mais antigo, construído por volta do século X.

A cidade é famosa principalmente por seu vinho espumante – o Asti – e por seu Palio, que enche o lugar de turistas. A festividade, que ocorre todos os anos, desde 1275, no mês de setembro, homenageia o padroeiro da cidade, San Secondo. Como o Palio sienense, a competição é uma corrida de cavalos na qual se disputa o palio (bandeira) do santo, mas o ponto alto das comemorações é o cortejo histórico, em que moradores da cidade desfilam com trajes medievais. Site:  Asti.

Parque Nacional do Gran Paradiso

De Turim, pegue a SS460 até Noasca (ou prossiga até Ceresole Reale). Virando à direita em Pont Canavese, pode-se prosseguir pela estrada vicinal até Ronco Canavese ou Valprato Soana. Na porção piemontesa do parque (que, em parte, fica na região do Valle d’Aosta) podem ser vistas deslumbrantes paisagens de montanhas a partir das cidades citadas. Site: Parque Nacional do Gran Paradiso

Dicas

  • Adquirindo a Torino Piemont Card em um escritório oficial de turismo, você tem acesso gratuito aos transportes públicos, ao ônibus turístico TurismoBus Torino e a muitas atrações da cidade e das redondezas.
  • Apesar de a capital do Piemonte ser uma cidade grande, as atrações turísticas ficam próximas umas das outras, pelo que, hospedando-se no centro e tendo uma pouco de disposição, é possível locomover-se a pé.

Mais informações sobre o Piemonte

Saiba mais sobre Turim e o Piemonte

 A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens