Arredores de Porto Seguro

Porto Seguro, Bahia

Porto Seguro

Porto Seguro oferece ao visitante uma sofisticada estrutura com pousadas, restaurantes, cybercafés e lojas de artesanato. Música, luaus, alegria e gente bonita animam a noite em Arraial D’Ajuda. O agito começa na “Broadway” e se estende pela estrada do Mucugê e pelo Beco das Cores. Nas ruas, boates e bares lotados, a paquera rola solta.

Mapa de Porto Seguro e região

Como ir

Avião

Há voos diretos de Salvador e de São Paulo

 Escolha e reserve seu hotel em Arraial d’Ajuda

Melhor época

Arraial d’ Ajuda pode ser visitada em qualquer época do ano mas no auge da temporada, sobretudo no verão, a cidade fica lotada, os preços disparam. Quem quer sossego deve evitar janeiro.

Atrações turísticas em Porto Seguro

Video sobre Porto Seguro

Praias

Praia do Apaga-Fogo –  É boa para banho e passeios de caiaque. Ao lado do ancoradouro das balsas.

Praia de Araçaípe – A atração desta praia é o Paradise Water Park, um centro de lazer de 157 mil m², equipado para receber até 5.000 pessoas por dia, um dos maiores parques aquáticos da América Latina. Conta com piscinas, toboáguas e playgrounds em meio ao belo projeto paisagístico que preservou a flora natural. A meio caminho entre o ancoradouro das balsas e Arraial d’Ajuda.

Praia de Mucugê – É a mais próxima ao vilarejo e possui barracas com guarda-sóis, alimentação e bebidas. Você pode ir a pé se tiver disposição para encarar a ladeira na volta. Muito freqüentada, é boa para banhos de mar. A 500m da vila.

Praia do Parracho – Indicada para os que gostam de mergulhar. Alugam-se equipamentos. A 2 km da vila.

Praia da Pitinga – Tem ondas fortes na maré alta e piscinas naturais na baixa. Muito procurada por naturistas. A 4 km da vila.

Praia da Lagoa Azul – Cercada por falésias. A Lagoa Azul já não existe, mas a paisagem compensa. A 6 km da vila. Acesso a pé pelas praias da Pitinga e do Taípe

Praia do Taípe – Muito procurada por sua beleza. A 2 km de lagoa azul.

Atrações turísticas nos arredores de Porto Seguro

Trancoso

O povoado de Trancoso, a 26 km ao sul do Arraial d’Ajuda, tem sua origem na missão jesuíta de São João Batista dos Índios no ano de 1586, quando foi construída a igreja no topo de uma colina. A vila, que se desenvolveu junto ao templo, entre mangueiras, amendoeiras e jaqueiras, conserva até hoje sua forma original, conhecida como “Quadrado” ou “Esquina do Mundo”. Na década de 1970 o lugar ficou famoso por ter se transformado em reduto da geração “paz e amor”. Aos hippies, juntaram-se artistas e alternativos de muitas partes do mundo.

Apesar do boom turístico da Costa do Descobrimento, Trancoso guarda seu clima de paz e tranqüilidade, com praias desertas que convidam à prática do naturismo. Mountain bike, surfe, kite surf, vôo livre e capoeira também estão em alta na região.

Praias

Rio da Barra – Tranqüila, excelente para banhos de mar e pescarias. A foz do rio oferece um lindo visual com coqueiros e um manguezal. Na foz do Rio da Barra, 3 km ao norte de Trancoso I

Praia dos Nativos – De águas tranqüilas. Alugam-se cavalos. Na barra do rio Trancoso. I

Praia dos Coqueiros Cercada por recifes. Ao sul da barra do rio Trancoso I

Praia do Trancoso – Uma das mais bonitas, com um rio ao lado da praia e vista dos manguezais.

Praia do Rio Verde – Tem lagoa de água doce formada pelo Rio Verde. Suas ondas fortes são um prato cheio para a prática do surf. I

Praia do Itapororoca – Na baixa da maré formam-se piscinas naturais. Acesso a pé, pela praia do Rio Verde.

Ponta de Itaquena – Deserta e de grande beleza. Boa para caminhadas.

Barra do Rio dos Frades – Atravessando de canoa o rio, chega-se a esta praia de mar calmo onde existe uma vila de pescadores.

Caraíva

Caraíva, a 65 km ao sul de Porto Seguro, ao lado da Área de Preservação Ambiental Monte Pascoal, é um povoado tranqüilo, com praias esplêndidas e casinhas rústicas, que ganhou fama alguns anos atrás, atraindo viajantes que não dão muita bola para mordomias.

Hoje Caraíva tem pousadas simples, com conforto apenas básico. A energia elétrica chegou há pouco tempo, mas o povoado ainda não dispõe de iluminação pública, o que torna imperdível o espetáculo das noites de lua cheia. O principal meio de locomoção são as charretes. Os melhores programas em Caraíva além das caminhadas pela praia são os passeios de barco pelo rio Caraíva, de escuna até Curuípe e a cavalo pela orla. Quem quer um pouco de emoção pode descer o rio de bóia. Nas proximidades fica a aldeia dos Pataxós, que pode ser visitada. Na alta temporada, a vila lota; reserve hospedagem com antecedência.

Praias As paradisíacas praias do Satú (3 km), da Barra Velha <tel/> 6 km), Juacema (2 km) e do Espelho (9 km) têm águas calmas. Essa última é tida como um dos locais mais bonitos de todo o litoral brasileiro.

Parque Nacional Monte Pascoal – APA que conserva espécimes das fauna e flora da Mata Atlântica. Agências de turismo receptivo de Caraíva organizam passeios para percorrer as trilhas e visitar a Reserva Indígena dos Pataxós, habitada por cerca de 2.200 índios que conservam o uso da língua e dos costumes de seus ancestrais. Ao chegar, a primeira coisa a fazer é cumprimentar o cacique; algo praticamente obrigatório se você quiser ser bem recebido. Ali você poderá entrar em contato com o povo pataxó e comprar peças de seu artesanato. Uma caminhada de 1h30 por uma trilha leva até o cume do Monte Pascoal, a 536 m de altitude.

Curuípe – Vila de pescadores. Durante a alta temporada, escunas fazem diariamente o trajeto Caraíva-Curuípe. Ali os arrecifes garantem águas calmas, ótimas para banho e mergulho. A 12 km de Caraíva.

Importante Não há bancos nem caixas eletrônicos em Caraíva. Leve dinheiro vivo suficiente para alimentação, travessia e passeios. Alguns estabelecimentos de hospedagem e restaurantes aceitam cheque, mas nenhum aceita cartões de crédito. Informe-se por ocasião da reserva.

Informações práticas

Como ir a Bahia

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Maquina fotografica

A Bahia em imagens

Dezenas de fotos sobre os lugares mais interessantes da Bahia. Acesse.