Arredores de Coimbra
Mata Nacional do Buçaco
A 25 km ao norte de Coimbra. Essa floresta toda cercada por muros, a 25 km de Coimbra, declarada área de proteção ambiental, fica próxima do povoado de Luso, na Serra do Buçaco. O local já era habitado desde a Alta Idade Média pelos religiosos beneditinos. Depois, até o século XVIII a floresta ficou sob proteção das autoridades religiosas de Coimbra, que introduziram na floresta espécies vegetais e árvores raras, trazidas de diversas partes do mundo pelos exploradores lusitanos. No século XVIII os monges carmelitas construíram na floresta o convento de Santa Cruz do Buçaco, fechado em 1834 quando da extinção das ordens religiosas em Portugal. Parte dele foi aproveitada para a construção de um magnífico palácio real que hoje se transformou em hotel de luxo. A floresta de Buçaco tornou-se em 1810 cenário de um importante episódio histórico: foi ali que as tropas anglo-portuguesas derrotaram as forças de Napoleão.
Conímbriga
A 16 km ao sul de Coimbra pela N1. Em Condeixa-a-Nova, entre à esquerda. O local já era habitado antes da chegada dos romanos a Portugal, no século I a.C. Embora não tenham fundado Conímbriga, os romanos a transformaram profundamente, construíram termas, um aqueduto, um anfiteatro e casas no estilo das vilas do Lácio. A decadência da cidade foi consequência do ataque de tribos bárbaras suevas que pilharam Conímbriga e massacraram seus habitantes. O sítio arqueológico, um dos mais importantes de Portugal, foi declarado monumento nacional. Ao visitá-lo você percorrerá uma imensa área de ruínas de vilas, arcos, poderá perceber o traçado de ruas, colunas que sustentavam as construções e belíssimos mosaicos muito bem conservados, que lhe permitirão imaginar o que foi essa cidade em seus tempos áureos.
Aveiro
A 64 km de Coimbra pela A1. Pode ser visitada muito facilmente de carro em uns 40 minutos, de trem Alfa Pendular dou de ônibus. Partindo pela manhã de Coimbra você terá tempo de sobra para visitar a cidade. Aveiro é cortada por um grande canal principal – a Ría de Aveirao – e outros menores, que lhe deram o apelido de Veneza portuguesa, um exagero em nosso entender. Na ría podem-se ver os graciosos barcos coloridos de proa elevada, marca registrada da cidade. Percorra suas margens, a parte mais interessante da cidade, e repare nos edifícios em estilo Art Nouveau. Não deixe de conhecer o Museu da Cidade, instalado em um convento do século XV. O centro histórico fica em torno da Praça Humberto Delgado, onde estão as construções mais antigas. Não perca a oportunidade de, na Praça da República, visitar a Igreja da Misericórdia, do século XVI, com seu portal maneirista e um lindo revestimento de azulejos da fachada.
Montemor-o-Velho
A 18 km de Coimbra pela A14. Pode-se ir de trem, porém a estação fica a 5 km da cidade. Não é prático. Há ônibus de Coimbra, mas os horários não são cômodos. O ideal é estar motorizado. 26 mil hab. Montemor chama a atenção pelo gigantesco castelo do século XIV, situado no alto de um platô, um dos maiores de Portugal. De cima descortinam-se a cidadezinha e o Mondego. O sítio em que se localiza é habitado desde tempos imemoriais, mas a cidade atual tem o casario branco típico do interior de Portugal.
Piodão
A 100 km de Coimbra. 180 hab. O minúsculo vilarejo fica na encosta de uma colina e é acessível por estradas secundárias. É uma curiosidade por ser todo construído com pedras de xisto escuras da região. Visto de longe, causa uma forte impressão. Mas é o tipo de lugar fácil de visitar apenas para aqueles que estiverem motorizados. Recomendamos fortemente visitar Piodão se você estiver a caminho da Serra da Estrela ou percorrendo de carro a região.
Penela
A 31 km de Coimbra pela IC3. O maior atrativo do lugar é seu magnífico castelo do século XI. Não só o castelo é interessante, mas a vista do alto de suas muralhas é de maravilhar.
Mapa de Coimbra e arredores
Informações práticas sobre Portugal
Como ir a Portugal
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde dormir em Coimbra
Hotéis em Lisboa
Escolha e reserve seu hotel em Lisboa
Transportes em Portugal
Veja como circular por Portugal
Portugal em imagens
Fotos de todas as regiões de Portugal