Sobre a Alsácia e Lorena
• Riquewihr • Colmar • Eguishreim • Ribeauvillé • Sélestat • Turckheim • Obernai Metz • Nancy
Fronteiriças com a Alemanha e hoje pertencente à França, a Alsácia (Alsace) e a Lorena (Lorraine) já mudaram tanto de mãos ao longo da história que não se pode dizer que sejam francesas ou germânicas; mas que têm personalidade própria. A influência cultural germânica é evidente na arquitetura, no povo e até na língua: se você se diplomou no Instituto Goethe, será fácil se comunicar por lá!
A região produz ótimos vinhos e cervejas e um de seus pratos mais típicos é o chucrute.
Mapa da Alsácia
Como ir
Trem
Da Gare de Leste , em Paris, partem trens para Colmar. Há trens de alta velocidade (TGV) da Gare de Lyon, em Paris, para Colmar.
Veja pacotes e passagens aéreas na França
Carro
A viagem de 365 km de Paris a Colmar pode ser feita pela A5, a A31 e a A33, estradas de alta velocidade. Há porém pequenas estradas simpáticas, onde a velocidade é controlada, mas com direito a paisagens encantadoras. O ideal é ter consigo um mapa rodoviário da região, mesmo porque você precisará dele para visitar as diferentes cidades alsacianas.
Hospedagem
Cidades como Riquewihr, Colmar, Eguishreim, Ribeauvillé, Sélestat, Turckheim e Obernai são lindas, próximas umas das outras e servem de base para você conhecer a região.
Escolha e reserve seu hotel na Alsácia
Melhor época
Veja detalhes sobre a melhor época para ir a Alsácia
Vídeo de turismo sobre a Alsácia
Pontos turísticos
Na Alsácia existem diversas cidades e vilas medievais e renascentistas bem conservadas, sobretudo na Rota do Vinho e suas redondezas. A mais conhecida (e lotada de turistas!) é Riquewihr, porém outras como Colmar, Eguishreim, Ribeauvillé, Sélestat, Turckheim e Obernai (bastante típica) figuram entre as mais bonitas e agradáveis.
Na Lorena ( Lorraine), cuja história é marcada por guerras ficam Metz e Nancy, cidades que têm um rico patrimônio histórico e artístico composto por igrejas, museus e edifícios antigos. Na agradável Metz, às margens do rio Moselle, o maior destaque é a enorme catedral, onde podem ser vistos vitrais feitos diversos artistas ao longo dos séculos; os mais modernos são de Marc Chagall. Nancy, por sua vez, possui um centro histórico repleto de atrações e orgulha-se em especial da Praça Stanislas, um dos componentes do conjunto arquitetônico declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Informações práticas sobre Paris
Como ir a Paris
Veja passagens aéreas e pacotes
Onde dormir em Paris
O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos
Escolha e reserve seu hotel em Paris