Bahia

Abrolhos

Abrolhos
Abrolhos, Bahia

 

Sobre o Arquipélago de Abrolhos

Mapa de Abrolhos

Mapa do Parque Nacional de Abrolhos

Como ir

Avião

No aeroporto de Salvador existem táxis aéreos da Abaeté Linhas Aéreas  com vôos diários para Caravelas. Para chegar a Prado ou Alcobaça, o aeroporto comercial mais próximo é o de Porto Seguro, onde você terá que alugar um carro ou pegar um ônibus até seu destino. A Pantanal Linhas Aéreas  tem vôos diretos de São Paulo para Mucuri.

Compare os preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Carro

Partindo de Salvador, siga pela BR-324, depois pela BR-101 até Itamaraju; em seguida pegue a BA-489 por 65 km até Prado. Para Alcobaça ou Caravelas utilize a BR-101 até Teixeira de Freitas, onde você pega a BA-290, rodando 51 km até Alcobaça e 90 km até Caravelas. Para Mucuri e Nova Viçosa pegue a BR-101; depois de Teixeira de Freitas, rode mais 70 km, entre na BA-698 e percorra mais 36 km até Mucuri ou 65 km até Nova Viçosa. Para quem vem do sul pela BR-101, o cruzamento com a BA-698 fica 34 km depois de Pedro Canário.

Hotéis na região de Abrolhos

Escolha e reserve seu hotel em Mucuri

Escolha e reserve seu hotel em Nova Viçosa

Ônibus

De Salvador e de Porto Seguro saem ônibus da Viação Águia Branca  até Teixeira de Freitas, Caravelas e Itamaraju. A partir dessas localidades, o Expresso Brasileiro tem linhas para Prado, Cumuruxatiba, Corumbau e Alcobaça. A empresa São Geraldo tem linhas de várias capitais brasileiras para Prado e Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, onde há ônibus da Viação Águia Branca até Mucuri e Nova Viçosa.

A outra opção é contratar uma excursão numa das cidades da região da Costa das Baleias.

A melhor época

A melhor época para avistar as baleias jubarte é de julho a novembro

Vídeo sobre Abrolhos

Atrações turísticas

Mergulhar em Abrolhos

A principal atração em Abrolhos é a observação de baleias e mergulhos em Abrolhos. Há agências de turismo receptivo nas cidades da Costa das Baleias que fazem passeios para Abrolhos e fornecem os equipamentos. Os pontos de mergulho preferidos são: Cavernas da Siriba, Costão da Redonda, Ponta de Santa Bárbara, Ponta da Barracuda, Parcel de Paredes e os naufrágios dos navios Rosalinda, Nébula e Guadiana.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos

Criado em 1983, o Parque Nacional Marinho de Abrolhosabrange as ilhas Siriba, Sueste, Redonda, Santa Bárbara e Guarita, os Recifes de Timbebas e o Parcel (recife submerso) dos Abrolhos. As visitas são monitoradas por técnicos do IBAMA.

O curioso formato do Arquipélago de Abrolhos

O formato circular do Arquipélago de Abrolhos corresponde à boca de um vulcão. Os historiadores atribuem o nome do arquipélago a Américo Vespúcio que, em 1503 por ali passou em expedição exploratória em companhia de Gonçalo Coelho. Ao constatar o perigo que os recifes representavam para as embarcações, relatou em seu diário de navegação: “Quando te aproximares da terra, abre os olhos”. Assim, o lugar ficou conhecido por Abrolhos.

O Arquipélago de Abrolhos está localizado a 32 milhas náuticas (ou 62 km) da costa; embarcações credenciadas nas cidades mais próximas levam os visitantes até as ilhas.

Onde passar a noite

Alguns barcos possuem acomodações simples para pernoite a bordo, uma vez que a única ilha de Abrolhos que admite desembarque é a Siriba, com limite de permanência de apenas 25 minutos em terra.

Site oficial – Parque Nacional Marinho dos Abrolhos – 

Saiba sobre o famoso canto das Baleias de Abrolhos

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir a Salvador

Veja passagens aéreas e pacotes