A Itália romântica

Casal - Foto Dragunsk Usf CCBY

 

A Itália romântica

Embora todo o país pareça inspirar romances, algumas regiões e cidades possuem a fama de servir de cenário de grandes amores reais ou imaginários: Verona (Romeu e Julieta), Florença (Dante e sua amada platônica Beatriz), Stromboli (Roberto Rosselini e Ingrid Bergman)…

Para quem está namorando, em lua-de-mel ou simplesmente reprisando (por que não?), a Itália é um dos melhores lugares do mundo, mas evite os lugares excessivamente turísticos durante a alta temporada. Tudo o que um casal enamorado não quer é ser atropelado por uma multidão de excursionistas que acabou de descer de um charter! Eis algumas ideias românticas:

Em Veneza, parar sobre alguma de suas pontes numa ruazinha tranquila ou dar um passeio de gôndola… (Qualquer coisa vale para trocar uns beijinhos em Veneza!) Ou simplesmente se perder juntos por Veneza, perambulando a esmo por suas ruazinhas junto aos canais, desembocando em pracinhas escondidas. O fato é que Veneza é linda, é naturalmente romântica, não há casal que não se encante ao aventurar-se por seu emaranhado de ruelas e canais.

O lado romântico da Itália

Curtir um final de tarde em Positano, Sorrento ou Amalfi, na Costa Amalfitana – e em todo o resto dessa costa também… Essas cidade possuem igualmente pequenos restaurantes românticos para se jantar à luz de velas ou barzinhos perfeitos para um papo a dois bebericando um vinho.

Passear por Capri em uma noite de lua cheia. Sabemos que muita gente vai a Capri para dar uma olhada rápida na ilha e retomar a lancha para Nápoles. Poucos dormem em Capri. É uma pena porque em Capri a noite também é uma graça. Se for noite de lua cheia, então, há diversos caminhos pela ilha que podem deixar alguns casais com vontade de uivar para a lua…

Ver o pôr-do-sol na Piazzale Michelangelo, em Florença ou apreciar o Arno correr sobre o Ponte Vechhio

Sentir a tranquilidade e a graça de pequenas cidades medievais na Toscana e na Umbria onde o tempo parece ter parado. Em todas essas cidades há restaurantes super simpáticos com mesinhas ao ar livre.

Passar alguns dias na região dos lagos no norte do país. Essa região é de uma beleza estonteante. Florida na primavera, e com suas árvores assumindo tons avermelhados no outono. Há barcos entre todas as cidadezinhas à beira dos lagos.

Conhecer a região de Cinqueterre, na costa da Ligúria, visitar as aldeias, tomar um espresso em um barzinho de frente para o mar, curtindo  vista.

• Hospedar-se em um hotel com vista para o mar em Taormina, de frente para o oceano, mas lá no alto…

Visitar Verona, mesmo sabendo que a história de Romeu e Julieta é um pouco fabricada. Não se tem certeza sequer de que o famoso casal existiu de verdade.  Não importa! Vale a fantasia. Na casa de Julieta há uma estátua da jovem, com os seios de fora. Diz a lenda que tocar o seio direito da moça traz sorte no amor. Tocar no esquerdo não temos a menor ideia do que acontece. Talvez sua namorada ache que você está exagerando e lhe dê um beliscão…