A Itália hoje

Itália, Monumento a Vittorio Emanuele

A Itália hoje

Importante membro da União Europeia, a Itália hoje pouco lembra o país destruído pela Segunda Guerra retratado nos filmes dos anos 1950. Tem um norte bastante industrializado, um comércio exterior ativo e uma economia na qual o turismo ocupa papel relevante. Aderiu há anos ao euro e à ideia de uma Europa mais atuante no cenário mundial, hoje dominado por uma só potência.

Mapa da Itália

As dificuldades

Embora seja verdade que a maioria dos italianos tenha clara preferência pela democracia, o país ainda se vê às voltas com problemas sérios, como a pobreza, que ainda é uma realidade no mezzogiorno (região sul), além da corrupção, da máfia e do enorme peso do poder de uma direita nostálgica do fascismo que domina a maior parte dos meios de comunicação.

Vídeo sobre a Itália

 A corrupção

Felizmente, muitos jornalistas têm opinião própria e a imprensa continua tendo um papel de quarto poder. O tempo todo há denúncias de corrupção contra certos políticos e estouram escândalos que envolvem grandes empresários. É senador que aparece com um dossiê debaixo do braço, é gente graúda envolvida em cambalachos, é um grupo de políticos indo se divertir em Bora Bora com dinheiro público… Assista à TV italiana no seu quarto de hotel e você se sentirá em casa! Em matéria de corrupção, só fica atrás da máfia instalada no Congresso Nacional brasileiro e no Planalto.

O milagre italiano

O milagre italiano é que, apesar de ter saído arruinado da Segunda Guerra Mundial e apesar da corrupção endêmica, a Itália hoje é uma potência. Mesmo com as desigualdades econômicas regionais, a Itália é uma nação cada vez mais integrada e uma das grandes economias mundiais (ultrapassando a Inglaterra!). Além da instalação de polos industriais no sul do país, o turismo, importante fonte de divisas e de empregos, tem aberto novas perspectivas para o mezzogiorno. Esperamos que a implantação de novas zonas industriais leve em conta a necessidade de preservação de regiões belíssimas