A Argentina para quem curte esportes de inverno
Las-leñas-esportes-de-inverno
Las Leñas, Argentina

A Argentina para quem curte esportes
de inverno

A Argentina, assim como o Chile, é um país que tem ótimas pistas de esqui para todos os níveis, com as vantagens de não ficar longe do Brasil e possuir infra-estrutura adequada que compreende meios de elevação (lifts), bons hotéis e escolas de esqui para aqueles que querem se iniciar. Acompanhando a Cordilheira dos Andes, de Norte a Sul há uma sucessão de estações de esportes de inverno. Porém, diversamente do que ocorre na Europa ou na América do Norte, nem todas as estações têm neve garantida todos os anos.
Por isso, ao se decidir por uma estação, escolha aquela que tenha maior chance de ter neve. Las Leñas e Usuhaia são boas opções; esta última tem a temporada mais extensa da Argentina.

Principais estações argentinas de esportes de inverno

Chapelco

A 20 km da charmosa San Martin de los Andes, com vistas para o Lago Lácar e o vulcão Lanín, é menos agitada do que Bariloche, mas tem boa infra-estrutura de serviços e ótima gastronomia. O inconveniente é que os alojamentos não ficam próximos à pista.
Chapelco

Video no Cerro Catedral

A mais famosa estação de esportes de inverno da América do Sul, com 70 km de pistas esquiáveis, fica a menos de 20 km de Bariloche. Na qualidade de principal centro turístico da região dos lagos, sua infra-estrutura é excelente, quase européia, mas a cidade fica lotada na alta estação. Cerro Catedral

Cerro Bayo

A apenas 9 km de Villa La Angostura, é situada, como Bariloche, às margens do lago Nahuel Huapi, com vistas maravilhosas do lago e da Cordilheira. Muito procurada pelos adeptos de snowboard, mais “exclusiva,” menos lotada e bem menor do que Bariloche, Villa La Angostura tem bons hotéis e restaurantes, mas as opções são menos numerosas. Cerro Bayo

Cerro Castor

É uma estação nova. A 27 km de Ushuaia, tem 18 km de pistas para todos os níveis e com ótima qualidade de neve. A base está 195m acima do nível do mar e o cume, a 1.057m. A vantagem é que, em baixa altitude, você se cansa menos. Por estar a 75º de latitude sul, possui a temporada mais longa da Argentina. Seus meios de elevação são modernos. Ushuaia tem bons hotéis e restaurantes, mas quando a cidade lota, você pode não achar onde se hospedar se não tiver reservado com antecedência. Cerro Castor

La Hoya

A 15 km da cidadezinha de Esquel, na Província de Chubut, com lindas vistas dos lagos Futalaufquen e Menéndez e do Parque Nacional Los Alerces. Tem pistas para todos os níveis de dificuldade e um centro para a prática de esqui e de snowboard fuera de pista. As pistas convergem para o anfiteatro natural na base da encosta. La Hoya (Clicar em La Hoya)

Las Leñas

A maior estação de esqui da América do Sul. Chique, afastada de tudo e super badalada, possui cerca 60 km de pistas. São 27 delas, com um comprimento máximo de 7 km e 13 meios de elevação. Há opções para todos os níveis de dificuldade e, em razão do clima seco, sua neve é considerada uma das melhores da América do Sul. Las Leñas tem até um moderno sistema de fabricação de neve artificial, para evitar surpresas nos anos em que neva menos. É cara, mas vale o que você paga. Mesmo esquiadores profissionais europeus e americanos treinam em Las Leñas quando não há neve na Europa. Las Lenãs é também cenário de lançamento de coleções de grifes famosas. Las Leñas

Agências de viagens brasileiras especializadas em esportes de inverno

Ski Brasil
Maktur
Interpoint
Point da Neve
Chamonix
Fenix

Todas oferecem pacotes e vôos fretados. A maior parte dos turistas pega um pacote de uma semana que inclui hospedagem, avião, traslado e uso dos lifts. O aluguel de equipamentos é sempre à parte, portanto reserve verba para isso.

Nunca praticou esportes de inverno?

Veja as dicas de um esquiador veterano

Veja passagens aéreas e pacotes para a Argentina com preços tentadores

Hotéis na Argentina

Reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso; é bem possível que pague menos do que reservando diretamente com o hotel. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade d estabelecimentos, provavelmente pagando menos e sem ter trabalho algum.

Classificação por ordem alfabética – principais localidades turísticas

Hotel em Buenos Aires • Hotel em Bariloche •  Hotel em Cafayate  
Hotel em Córdoba •  Hotel em El Calafate •  Hotel em El Chaltén •  Hotel em Jujuy
Hotel em Junin de los Andes •  Hotel em Las Leñas •  Hotel em Mendoza

Hotel em Puerto Madryn • Hotel em Humahuaca •  Hotel em San Rafael 
Hotel em Puerto Iguazú • Hotel em Rio Gallegos •   Hotel em Salta 
Hotel em San Martin de los Andes •  Hotel em Tilcara • Hotel em Ushuaia
Hotel em Villa La Angostura