Monreale

Turismo em Monreale na Sicília, Itália: como ir, o que visitar, as atrações, a magnífica catedral de Monreale, dicas de viagem, transportes.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Monreale, Sicília, Itália - Foto Vater_fotografo CCBY SA
Monreale, Sicília, Itália – Foto Vater_fotografo CCBY SA

 

Monreale: a história de uma catedral

A pequena cidade de Monreale é famosa em razão da catedral, construída na segunda metade do século XII por Guilherme, o Bom, um jovem rei que assumiu o trono quando tinha apenas 12 anos. Ele era filho de Guilherme, o Mau… Conta a lenda que a Virgem Maria teria aparecido ao menino e indicado onde seu pai escondia o ouro, um fabuloso tesouro com o qual o garoto pôde construir a igreja.

Mapa de Monreale

Como ir para Monreale

Ônibus

Você terá que ir primeiro a Palermo. Monreale fica ao lado de Palermo. O ônibus urbano 389 leva até lá. O É mais prático do que o automóvel.

Melhor época

De outubro a abril.

Atrações turísticas em Monreale

A principal atração de Monreale é sua catedral, que é realmente um espetáculo. O templo, de arquitetura românica, tem uma fachada despojada e suas torres lembram um pouco as de uma fortaleza.

Os destaques ficam por conta das belas portas de bronze, “importadas” diretamente de Florença, obras de Bonnano Pisano e inspiradas no Novo e no Antigo Testamentos. Os fundos da igreja são mais elaborados: é pena que não seja possível ver muita coisa, pois estão escondidos por construções recentes. A surpresa mais agradável, que atrai enorme quantidade de visitantes e faz a fama da cidade, é o majestoso interior, que lembra um templo bizantino, todo recoberto de mosaicos maravilhosos.

Você mal consegue acreditar que tudo aquilo é composto por milhares de pequenas peças, um trabalho que Guilherme não chegou a ver, pois morreu bem antes de a igreja ser terminada, aproximadamente cem anos depois. Trata-se de uma verdadeira história em quadrinhos medieval, contando as principais passagens da Bíblia. Esse tipo de arte era uma forma de ensinar o conteúdo das Escrituras Sagradas ao povão, em uma época em que quase ninguém sabia ler.

Não deixe também de conhecer o claustro da igreja, no antigo palácio real ao lado, transformado em seminário. Preste atenção nas colunas, uma admirável obra de arte: uma diferente da outra não só nos motivos, mas também nos materiais utilizados. Haja criatividade!

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens

Booking.com

Mais posts

Castelo de Erice, Sicília, Itália

Atrações turísticas na Sicília

Principais atrações turísticas e pontos de interesse na Sicília, no centro da ilha, na costa leste, na costa sul, na cota leste, na costa norte. Dicas.