Cremona, a cidade dos violinos
Cremona teve uma história parecida com a de muitas outras cidades lombardas: foi um centro romano na Idade Média, tornou-se posteriormente uma comuna livre e acabou anexada a Milão. Há séculos a cidade é conhecida pela alta qualidade de seus instrumentos musicais, tradição iniciada por Andrea Amati (que, no século XVI, era fornecedor da corte francesa) e mantida por sua família. Nicola Amati, neto de Andrea, foi mestre de Antonio Stradivarius (1644-1737), mundialmente consagrado na arte de fabricar violinos.
Mapa de Cremona
Como ir a Cremona
Veja preços de passagens e pacotes para a Itália
Carro
De Milão (86 km) pela A1, depois pela A21.
Trem
Pelo trem mais rápido, partindo da estação central de Milão, a viagem demora pouco mais de 1h.
Hotéis em Cremona
Escolha e reserve seu hotel em Cremona.
Melhor época para ir a Cremona
Qualquer época, se possível evitando o pico da alta estação de verão e o auge do inverno. Cremona teve uma história parecida com a de muitas outras cidades lombardas: foi um centro romano na Idade Média, tornou-se posteriormente uma comuna livre e acabou anexada a Milão. Há séculos a cidade é conhecida pela alta qualidade de seus instrumentos musicais, tradição iniciada por Andrea Amati (que, no século XVI, era fornecedor da corte francesa) e mantida por sua família. Nicola Amati, neto de Andrea, foi mestre de Antonio Stradivarius (1644-1737), mundialmente consagrado na arte de fabricar violinos.
Atrações turísticas em Cremona
Piazza del Comune
É a principal atração da cidade. Toda simétrica, é de cair o queixo! Nela fica o Duomo, cujas obras se iniciaram em 1107 em estilo românico; posteriormente foram acrescentados elementos góticos. A fachada, com uma enorme rosácea do século XIII, é toda em mármore branco com detalhes cinzelados. No interior da igreja, a decoração com afrescos inspirados no Antigo Testamento data dos séculos XIV e XV.
Torrazzo
Torrazzo, ao lado do Duomo, é uma torre medieval de 111 metros de altura, possivelmente a mais alta da Itália no gênero. Se os seus 487 degraus desanimam muita gente, a vista do alto compensa. Símbolo da cidade, o Torrazzo tem um relógio astronômico da segunda metade do século XV com os signos do zodíaco. O Battistero, que completa a harmonia da praça, é de 1187, mas foi modificado durante a Renascença.
Loggia dei Militi e o Palazzo del Comune
Do lado oposto ao Duomo, ficam as arcadas da Loggia dei Militi e o Palazzo del Comune, onde estão expostos alguns preciosos violinos.