Vulcão Etna, Sicília: como visitar

O vulcão Etna, na Sicília: como visitar a partir de Taormina ou Catania, como subir, as precauções a serem tomadas, dicas de viagem.

 

Passeio de carro ao Etna

Caso resolva ir com veículo próprio, a partir de Taormina você terá duas alternativas. Uma delas é a subida para o Etna Sud: partindo de Taormina, siga a autoestrada A18 em direção a Catania; pegue a saída Giarre, depois Zafferana, para chegar ao Refugio Sapienza. Também é possível, pela mesma estrada, partindo de Taormina pela A18, sair em Fiumefreddi e pegar a SS120 para Linguaglossa e Mareneve. De Catania você pode chegar lá via Nicolosi. Em qualquer das opções, o carro ou o ônibus não poderão levá-lo ao topo do vulcão: você terá que embarcar em um veículo especial, o que não é muito barato (mais ou menos 50 a por pessoa). Mas mesmo que você não vá até o topo, já aproveitará muito o passeio.

O Etna, cujo cume nevado se vê de longe, é o vulcão mais alto da Europa e o ponto culminante da Sicília. Como se trata de um vulcão ativo e mal-humorado, um pouco de prudência não é demais. Há relatos de uma erupção inesperada que, recentemente, provocou mortes. Informe-se no escritório oficial de turismo de Taormina ou de Catania sobre as condições de visita.

Etna - foto Gualtiero Catrame
Vulcão Étna

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As paisagens são das mais inusitadas: o solo escuro vai tomando o lugar da vegetação à medida que você sobe. A vista é impressionante e, ao lado da estrada, há pequenas crateras extintas na beira das quais se pode andar, tomando cuidado para não escorregar, porque um tombinho ali pode causar grandes estragos.

Toda a região em torno do Etna é cercada por cidades pequeninas, tão provincianas que, na hora do almoço e depois, durante a sesta, literalmente não se vê ninguém na rua; está todo mundo dormindo. Mas seus habitantes (quando acordados!) produzem especialidades locais absolutamente divinas, como compotas, patês e doces.

Dicas de viagem

  • Há um belo passeio de trem partindo de Catania–Borgo, pela ferrovia Circumetnea, que faz a volta do vulcão num velho trem a vapor. É uma boa oportunidade para apreciar o vulcão de diversos ângulos e conhecer um pouco os arredores.
  • Mesmo no verão, leve um bom casaco e um gorro para proteger os ouvidos: faz frio e venta muito lá no alto. O solo é composto por pedras de lava, que são cortantes e escorregadias, por isso é necessário usar sapatos fechados e resistentes. Se estiver acompanhado de crianças, fique de olho nelas.

Informações práticas

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Palermo

Escolha e reserve seu hotel em Taormina

 

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Castelo de Erice, Sicília, Itália

Atrações turísticas na Sicília

Principais atrações turísticas e pontos de interesse na Sicília, no centro da ilha, na costa leste, na costa sul, na cota leste, na costa norte. Dicas.

Monreale

Turismo em Monreale na Sicília, Itália: como ir, o que visitar, as atrações, a magnífica catedral de Monreale, dicas de viagem, transportes.

Ilhas Eólicas

Como visitar as ilhas Eólicas, na Sicília, as atrações, o castelo, as muralhas, o vulcanismo, o Stromboli, dicas de viagem, transportes.

Agrigento

Turismo em Agrigento, na Sicília, suas atrações, a história da cidade, o Valle di Templi, nos arredores da cidade, dicas de viagem, transportes.

Piazza Armerina

Turismo em Piazza Armerina, na Sicília, Itália: como ir, as atrações, a Villa Romana del Casale, dicas de viagem, turismo, transportes.

Erice

Turismo na cidade medieval de Erice, na Sicília: como ir, melhor época para a sua viagem, as atrações, templos e muralhas, dicas de viagem.

Siracusa

Turismo em Siracusa, na Sicília, Itália, como ir, as atrações, a herança grega, transportes urbanos,dicas de viagem e turismo.

Taormina, Sicília, Itália

Taormina

Turismo em Taormina, na Sicília, Itália: como ir, as atrações, as ruínas greco-romanas, o vulcão Etna, dicas de viagem e turismo.