Viña del Mar
Viña del Mar, Chile
Praia de Viña del Mar, no Chile

Sumário Chile • Índice remissivo alfabético do Chile

Sobre Viña del Mar, a Copacabana dos chilenos

A cidade, um dos principais balneários chilenos, não tem nada de especial e nem um terço do charme de Valparaiso. Sua praia, para nós, brasileiros, não é grande coisa. As águas são frias e, em alguns lugares, poluídas.

Mapa de Viña del Mar

Como ir

Avião

Não há aeroporto na cidade. Do aeroporto de Santiago há traslado para Viña del Mar.

Veja passagens aéreas e pacotes

Carro

De Santiago, 115 km pela Ruta 5, a Panamericana. Todo trajeto é asfaltado. Há pedágios.

 Ônibus

Ônibus diretos de Santiago a cada quinze minutos. (Tempo de viagem: pouco mais de uma hora).

Hospedagem

Toda região à beira-mar, sobretudo a mais central, é prática e agradável.

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar

 

Melhor época

Viña del Mar pode ser visitada em qualquer época do ano. Dá para pegar uma praia no verão. O sol é quente, mas as águas são frias.  Veja mais detalhes sobre a melhor época para visitar o Chile.

 

Atrações turísticas

Como a praia mais próxima de Santiago, lota durante o verão, como Copacabana, no Rio de Janeiro. O trânsito na avenida litorânea, ponto de paquera, torna-se intenso. Por outro lado, se você pretende visitar Valparaiso, bem do lado, vale a pena tomar um ônibus urbano ou mesmo dar uma caminhada até Viña del Mar. Ao contrário de sua vizinha, Viña del Mar é uma cidade de aspecto moderno, mais limpa, plana, com avenidas largas, boas lojas, shoppings, restaurantes finos e agradáveis hotéis com vista para o mar. A cidade, fundada em 1874, foi durante muito tempo uma área ocupada por vinhedos, o que explica seu nome. Durante sua época áurea belas residências e palacetes foram construídos pelos chilenos ricos de Santiago. A cidade também é conhecida por ser palco do Festival Internacional de Cinema, realizado anualmente.

Quinta Vergara

nd.  Erráruriz, 563.  Essa magnífica área verde, muito bem cuidada, com jardins decorados com espécies exóticas e estátuas greco-romanas, abriga o Palácio Vergara, construído no começo do século XX. Todo em estilo gótico veneziano, é uma obra-prima de arquitetura que por si só justifica a visita à Quinta. No palácio funciona o Museo Municipal de Bellas Artes, um dos melhores do Chile. A Quinta Vergara é também famosa por sediar o Festival Internacional de la Canción de Viña del Mar.

Museo de Antropologia y Historia Antonio Fonck

End. 4 Norte, 784 Abre em janeiro e fevereiro de segunda-feira a domingo, das 10h às 19h; de março a dezembro, de segunda-feira a sábado, das 10h às 18h e aos domingos, das 10h às 14h. Quem se decepcionou com os reduzidos acervos dos pequenos museus de antropologia existentes em quase todas as cidades do sul do país se surpreenderá com esse. Suas coleções são particularmente interessantes e reúnem uma grande variedade de peças pré-colombianas oriundas de vários países do continente americano, como México e Guatemala, Peru e da Ilha de Páscoa, entre elas um autêntico moai rapa nui na entrada do imóvel.
Museo de Antropologia y Historia Antonio Fonck

Palacio Rioja

End.  Quillota, 214 ( 248-3664. Abre de terça-feira a domingo das 10h às13h30 e das 15h às 17h30. Construída em 1907, essa linda mansão estilo Belle Époque, abriga o Museo Decorativo. Seu interior mostra como era a residência na sua época áurea, com seus móveis, objetos de decoração, quadros, estátuas e pratarias. O palácio é rodeado de um belo jardim, muito agradável.

Palacio Carrasco

End.  Av. Libertad, 250 ( 226-9708. Abre de segunda-feira a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h e das 14h às 19h. Sua construção iniciada em 1912 só terminou em 1923. No mesmo estilo do anterior, serve de sede para o Centro Cultural de Viña del Mar.

Plaza José Francisco Vergara

End. É a mais central e bela praça de Viña del Mar. Nela ficam alguns imóveis que são verdadeiros ícones da cidade, como o Teatro Municipal, em estilo neoclássico e dois hotéis de luxo, o Viña del Mar, inaugurado em 1913, e O’Higgins, umas construção elegante da década de 1930.

Castillo Wulff

End.  Av. Marina, 37 Tel. 26-9714. Abre de terça-feira a domingo das 10h às 13h e das 15h às 17h. Capricho de um milionário alemão, o castelinho de inspiração medieval, foi erguido em 1905 aos pés do Cerro Castillo, quando Viña del Mar começou a se tornar um lugar chique. Atualmente sedia exposições temporárias.

Playa Reñaca

A 5 km de Valparaiso. Apesar de distante do centro, é mais tranquila e bonita do que a praia da cidade. Tem águas muito mais limpas. É uma das praias preferidas da juventude dourada de Santiago.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar

Veja também:

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso (ao lado de Viña del Mar)

Matérias especiais

História do Chile da Guerra Fria aos dias de hoje | Cinema chileno
Pablo Neruda |Salvador Allende e o 11 de Setembro chileno

O Chile em imagens

Maquina fotografica

 Álbum fotográfico com dezenas de fotos do Chile separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.
Ver imagens do Chile