Villa La Angostura
Villa la Angostura
Villa la Angostura, Patagônia Andina

 

Sobre Villa la Angostura

Villa La Angostura é uma cidade pequenina às margens do Lago Nahuel Huapi, situada na parte mais estreita (em castelhano, angosta) da Península Quetrihué.
Assim como Bariloche, é um lugar para curtir até a exaustão paisagens de lago, montanhas e neve e se empanturrar de fondues e chocolates. Por ser menor e menos movimentada, é preferida por parte da elite portenha, que considerada Bariloche muito invadida pelo turismo. Para usar uma palavra que os argentinos adoram, podemos dizer que Villa La Angostura é muito mais exclusiva que Bariloche.

A região comercial da cidade corresponde ao bairro de El Cruce, onde há lojas e restaurantes. A Av. Los Arrayanes, principal via da cidade, onde fica o Terminal Rodoviário, é na realidade um trecho da RN 231. O Barrio Norte é predominantemente residencial.

Mapa de Villa l’Angostura

Como ir à Villa la Angostura

Avião

O aeroporto mais próximo é o de Bariloche. Diversos hotéis, sobretudo aqueles localizados fora do centro, providenciam traslado do aeroporto para seus hóspedes. Informe-se ao fazer a reserva.

Veja passagens aéreas e pacotes

Ônibus

De Bariloche partem ônibus regularmente (1h).

Carro

De Neuquén (500 km), pegue a RN 234 em direção sudoeste e, já bem próximo ao Lago Nahuel Huapi, a RN 231. De Bariloche (83 km), tome a RN 40, RN 231. De San Martín de los Andes, siga pela RN 234 (Ruta de los Siete Lagos) rumo ao sul e em seguida a RN 231.

Hoteis em Villa La Angostura

A cidade é pequena. Toda a avenida central e arredores é bem prática para se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Villa La Angostura

Pontos turísticos

Parque Nacional Los Arrayanes

Há excursões de barco a partir do porto de Villa La Angostura, um passeio que toma aproximadamente 2h30. Pode-se ir a pé ou de bicicleta e voltar de barco ou vice-versa, comprando passagem simples. Um bom exercício para aqueles que exageraram no consumo de barras de chocolate (aquelas com amêndoas e nozes… ). O parque, com entrada pelo lado setentrional da Península de Quetrihué, no lago Nahuel Huapi, foi criado em 1971 para proteger uma das mais importantes florestas de um espécime vegetal raro: o arrayán.

Apesar de parecerem árvores, os arrayanes são um tipo de arbusto que, nessa região, tem um crescimento anormal. Facilmente reconhecível, é característico da Patagônia Andina. Tem cor de canela e manchas brancas e costuma crescer perto de rios e lagos. Ao contrário do que acontece com muitos tipos de arbustos e de árvores, suas pequenas folhas verdes e brilhantes não caem no final do outono. A florada ocorre no verão, quando o bosque se tinge de flores brancas. Uma curiosidade:  toque os arrayanes e sentirá que eles são frios. Isso acontece porque não têm casca, que funciona como uma espécie de isolante térmico do vegetal; o que se toca é o caule.

Dentro do parque há diversos mirantes com lindas vistas dos lagos e dos Andes. É prudente levar um lanchinho, pois no parque existe apenas uma pequena e precária casa de chá que lota de turistas ao final de cada excursão, fazendo com que se formem filas no caixa e que um assento em uma das mesinhas se transforme em objeto de desejo dos mais cobiçados.

Isla Victoria

Do porto de Villa La Angostura, a 3 km do centro, saem os barcos para a Isla Vitoria, que também pode ser visitada a partir de Bariloche (Veja informações na página sobre Bariloche.)

Cerro Bayo

A 7 km de Villa La Angostura pela RN 231. A temporada de esqui em Cerro Bayo vai de junho a outubro. Dentre as 20 pistas, há opções para todos os níveis, do iniciante ao expert. Quem não for esquiar pode partipar de descidas em trenó e outras atividades.  Cerro Bayo

Curiosidade histórica

Perón frequentou Villa La Angostura em seus dias de glória. Depois do golpe militar, sua viúva Isabelita ficou em prisão domiciliar nessa cidade (em condições de hospedagem que os presos políticos levados para a tristemente famosa Escola de Mecânica da Marinha em Buenos Aires teriam invejado!). Site oficial de Villa La Angostura.

hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

A Argentina em imagens

Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.