Viena em imagens

Viena em imagens: uma viagem fotográfica pela capital da Áustria

Sobre Viena

Viena em imagens é uma boa oportunidade de, por meio de fotos, termos uma ideia do que nos aguarda ao visitar a capital austríaca.

Viena (em alemão: Wien), a capital austríaca,  com mais de 1,6 milhões de habitante é a maior cidade do país. Sua área metropolitana, com pequenos municípios à sua volta, chega a abranger mais um milhão de pessoas. Assim, um  em cada quatro austríacos vive em Viena, a sétima maior cidade da UE.

História de Viena

Há evidências, pelos vestígios encontrados em escavações, que Viena seja originária de assentamentos celtas na região há mais de 500 anos antes da Era Cristã. Posteriormente, no século I d.C., tornou-se colônia romana, ocupação que durou até o século C. Mais tarde, durante a Idade Média, sobretudo a partir do começo do século XI, Viena tornou-se um importante centro comercial. Sua riqueza atraiu a cobiça dos mongóis que alcançaram as vizinhanças da cidade e só se retiraram devido a morte de seu líder.  Os mongóis eram poderosos e impiedosos. Que sorte! No final da Idade  Média, na primeira metade do século XV, tornou-se sede do Império Habsburgo e posteriormente do Sacro Império Romano.

Viena foi também a sede do Império governado pela Casa de Habsburgo, a capital do Sacro Império Romano-Germânico, e do Império Austríaco. A prosperidade vienense durou até a segunda guerra, quando foi, junto com a Alemanha, derrotada pelos aliados e sua população diminuiu drasticamente.

Viena hoje: importante centro político e cultural

Hoje Viena recuperou sua antiga grandeza e tornou-se um dos mais importantes centros políticos e culturais da Europa, acolhendo organizações internacionais como a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e uma das quatro sedes da ONU.

O centro histórico de Viena

O centro histórico de Viena tem uma arquitetura sóbria, herdeira dos tempos do Império dos Habsburgos, e alguns edifícios que merecem uma olhada, como o Palácio Schönbrunn, a Catedral de Santo Estêvão, sua belíssima prefeitura e outras construções. Seu centro histórico é bonito, agradável, mas do ponto de vita turístico não chega a competir com outras cidades europeias. Para os vienenses, entretanto a cidade oferece uma ótima qualidade de vida. Viena é considerada a sétima melhor cidade do mundo para se viver. Além disso é também uma das mais ricas cidades da União Europeia.

Mapa de Viena

Veja clima e temperaturas em Viena

Melhor época para ir a Viena