Viajar: navegar é preciso

Foto - Bruges_03

O segredo de uma boa viagem é a informação

Não é demais repetir nosso “lema”: o segredo de uma boa viagem é a informação. Ler e levar consigo um bom guia é fundamental. Ocorre que, por mais rico que seja o conteúdo de um guia, ele é sempre seletivo nas informações – e justamente por isso é útil para quem viaja. Um livro que contivesse tudo o que diz respeito a um país ou cidade pesaria algumas toneladas, e seria dificílimo encontrar nele o que você procura; só o índice teria uma infinidade de páginas!

As palavras chave mais utilizadas no turismo

O importante é direcionar sua pesquisa. Se você vai para a Itália, não busque apenas o nome do país. Sua pesquisa é sobre viagem e turismo? então precisa deixar isso claro para os mecanismos de busca.  Coloque sempre “Itália+ Turismo”, “Itália + dicas de viagem” “Itália + transporte”.  Caso contrário vai achar um milhão de respostas, como “Pizzaria Itália”, “Sapataria Itália” etc.

Internet e planejamento de viagem

Nossa intenção nesta página é: 1) transmitir informações gerais relativas ao planejamento de qualquer viagem; 2) chamar a atenção e fornecer dados básicos sobre os principais atrativos nos quatro cantos do mundo, para você selecionar o que mais lhe interessa. Só que, obviamente, temos que abordar abreviadamente cada localidade ou atrativo. É nessa hora que entra a Internet. Sempre que possível, indicamos ao menos um site, de preferência oficial, sobre cada lugar. Quando uma localidade (ou museu ou instituição) não tiver o ícone : ao lado indicando que possui site próprio, ela será certamente mencionada no site da região ou do país onde está situada.

O rico conteúdo dos sites de turismo

Nos sites recomendados você encontrará uma infinidade de informações e imagens úteis para planejar sua viagem ou matar sua curiosidade sobre um lugar. Como a Internet não é seletiva, para usufruir o que ela proporciona o turista precisa saber procurar o que deseja e separar o joio do trigo. Por isso, fornecemos orientações básicas para quem for usar a Internet como ferramenta auxiliar no planejamento da viagem. Afinal, no interminável e tempestuoso oceano dos “https” e “wwws”, não dá para navegar sem bússola.

Em quais informações da Internet pode-se confiar?

Não acredite que, porque uma afirmação está sendo divulgada na internet, ela seja sempre correta ou atualizada. O turismo é uma área muito dinâmica: um determinado museu passa a ter entrada franca, outro fecha para reformas, o telefone de um hotel muda, um país deixa de exigir visto de turistas brasileiros… Nem mesmo bons sites governamentais oficiais – em princípio, bastante confiáveis – conseguem ser atualizados instantaneamente, “em tempo real”. Há porém informações com as quais você pode contar sem preocupação: o Museu do Louvre não mudará de endereço, a distância entre Berlim e Munique será sempre a mesma, e a data da Fiesta del Sol em Cusco!
Quando se trata de um produto ou serviço, nem há dúvida de que a informação mais confiável é a de quem o vende. Isso, é claro, quando quem o vende é confiável! Grandes e sólidas companhias e instituições não costumam correr o risco de abalar suas reputações fornecendo informações erradas sobre elas mesmas. Para saber quais são os horários e os preços de bilhetes de trem entre Paris e Lyon, consulte o site oficial da companhia ferroviária estatal francesa; para verificar quanto custam as diárias do famoso hotel Ritz, entre no site do próprio hotel – e assim por diante.

Informações que devem ser encaradas com certo cuidados

Informações vagas ou subjetivas dadas em caráter de propaganda devem ser analisadas com cuidado. Se o site de um hotel em Florença diz que ele fica “pertinho” da Piazza della Signoria, não acredite sem antes olhar um mapa. O que dizem ser “pertinho” podem ser dez quadras. E saiba que fotos de hotéis em sites costumam ser produzidas de modo que o quarto sempre aparenta ser maior do que é na realidade…

Que sites são úteis para quem vai viajar?

O site Manual do Turista Brasileiro

O www.manualdoturista.com.br é o mais completo site brasileiro sobre viagens destinado ao público nacional. Possui GUIAS ON-LINE sobre dezenas de países, muita informação, links úteis e fotografias. A enorme quantidade de imagens torna o site ilustrativo e particularmente agradável de ser navegado, além de ajudar o internauta a escolher o destino mais adequado a seus interesses.

A seção MATÉRIAS ESPECIAIS do site é repleta de artigos interessantes sobre história, cultura e arte, além de ser constantemente enriquecida com entrevistas nas quais viajantes de todas as idades relatam suas experiências.

Sites de turismo oficiais dos governos

Uma atenção especial deve ser dada aos sites oficiais de turismo de países, regiões e cidades, algo que, por incrível que pareça, passa despercebido pela maioria dos viajantes. Sejam do governo nacional, regional, provincial, municipal, não importa: quase sempre eles contêm uma boa parte das informações básicas que você precisa. Quanto mais turístico e rico o lugar a que se refere, a tendência é que o site seja mais completo e bem bolado. As informações que esses sites contêm são, em princípio, as mais confiáveis que você pode encontrar, pois é o próprio órgão de turismo do governo que as fornece. Eles costumam ter versões em diferentes línguas; em raros casos, também em português. Embaixadas e consulados de diversos países no Brasil também têm sites com seções dedicadas a informações turísticas.
Neles, você encontra uma fabulosa quantidade de informações sobre as atrações, mapas de cidades e países, mapas de linhas de transportes urbanos, listas de hotéis, links para empresas de transportes, dicas gastronômicas, endereços de restaurantes etc. Muitos sites oficiais têm fotos maravilhosas do lugar ou recursos muito interessantes, como câmeras 360º com lindas vistas da cidade.

O importante é saber fuçar e não se limitar a uma navegada superficial. Para achar o que deseja nos sites que indicamos, utilize as palavras chaves “turismo ou “dicas de viagem”, ou tópicos específicos, como “passagem aérea”, “hotel” ou “hospedagem”, “transporte”. Se o site em questão não tiver versão em português, é importante conhecer algumas palavras-chave em certos idiomas:

Turismo: tourism (IN); turismo (PT, ES, IT); tourisme (FR)
Viagem: trip, travel (IN); voyagem (FR); viaggio (IT)
Hospedagem: hotels, hostels, hostals, bed and breakfast (IN); hotels, logement, hebergement (FR); hoteles, alojamientos, hostales (ES); alberghi, soggiorni (IT)
Transportes aéreos: flights, airways (IN); vuelos (ES); avion (FR); aereo (IT)
Transportes ferroviários: trains, rail, railway (IN); trenes (ES, IT); trains (FR)
Transportes rodoviários: bus (IN), car (FR), omnibus (ES), autobus (IT)
Museus: museum (IN); musée (FR); museo (ES, IT)
Alugar um carro: rent a car (IN); location de voiture (FR); alquilar coche (ES); autonoleggio (IT)

Sites oficiais de outras entidades

Site oficial não significa necessariamente governamental. Pode ser de um museu, de uma companhia de ônibus, de uma operadora de turismo ou seja lá o que for, pertencente e administrado pela própria entidade, que tem as informações mais confiáveis sobre ela própria e os serviços que presta. Você ficará surpreso com a quantidade e o detalhamento dos dados que poderá levantar nesses sites.

Sites sobre transportes: Entre os sites de interesse de países ou de estados brasileiros incluímos neste livro os de companhias aéreas, ferroviárias, rodoviárias e de navegação. Neles você informações atualizadas sobre linhas de transporte, horários e preços de passagens, fotos de veículos, mapas, endereços, e-mails e telefones das empresas. Em muitos deles pode-se fazer reservas on-line.
Sites de agências de viagens e operadoras de turismo: Esses sites merecem um comentário à parte dentre os oficiais de entidades não-governamentais. Eles são utilíssimos para você conhecer os serviços oferecidos (pacotes, excursões, cursos, intercâmbios, cruzeiros marítimos, etc.) e comparar os preços e vantagens de cada um. Alguns colocam no ar promoções tentadoras, válidas em certas épocas do ano.
Diversos: Conversor de moedas on-line não é coisa que só interessa a economistas. Site de meteorologia é útil também para o turista. A Internet oferece possibilidades quase infinitas de que você tenha tudo à mão (ou melhor, na tela bem à sua frente) para planejar sua viagem. Basta usar sua criatividade. Por exemplo, para recuperar o endereço do restaurantezinho em que você jantou em Paris no primeiro dia da sua lua-de-mel, do qual só lembra o nome, que tal consultar o Google?
Meteorologia: É sempre bom saber o clima que o espera!

 

Links afins