Viajar de ônibus no Chile

Ônibus no Chile

Viajar de ônibus no Chile

Ônibus

A maneira mais econômica de viajar pelo Chile

A maioria dos ônibus no Chile têm a carroceria fabricada pela empresa brasileira Marcopolo. São rápidos, modernos e confortáveis, geralmente têm ar condicionado. Os de longa distância possuem toalete e muitos contam até com um verdadeiro serviço de bordo, que pode incluir lanches, refrigerantes ou vinho. As estradas são geralmente boas, melhores do que as nossas, embora existam estradas secundárias de rípia, ou cascalho. Santiago, o grande centro rodoviário do país, possui vários terminais de ônibus.

O preço das passagens

No Chile o valor das passagens está sujeito à lei de oferta e procura; assim, existem grandes variações de preço dependendo da estação do ano, do dia da semana, se o veículo está quase vazio etc. O ideal é reservar com uns dias de antecedência. Às vezes, se você comprar sua passagem pouco antes de embarcar pode pagar barato se o ônibus não estiver lotado. Por outro lado, corre o risco de não encontrar lugar se o carro estiver lotado. É uma roleta russa… Ops! Chilena! Embora existam companhias regionais (veja a seguir), as duas grandes empresas de ônibus chilenas são a Turbus e a Pulmann, com linhas para todos os grandes destinos nacionais.

As opções de conforto

Há três tipos de assento: comum, semicama e cama, estes dois últimos utilizados nas viagens noturnas. Todos os ônibus com cama e semicama – assim como muitos ônibus comuns – têm banheiro a bordo. Os assentos cama são muito confortáveis, com poltronas que se reclinam a 180º ou quase, como na classe executiva de um avião. O clasico: equivale ao nosso ônibus comum, onde as poltronas reclinam pouco; o semicama ou ejecutivo, no qual as poltronas reclinam bastante, oferecem cobertores etc. O salón-cama: corresponde ao nosso ônibus leito. Super-confortável, servem vinho, refrigerantes e até refeições.

Viajar durante o dia ou à noite?

Viagens diurnas de algumas horas, por regiões de grande beleza natural, podem ser bem agradáveis. Porém longos trajetos de ônibus, de oito ou mais horas de duração, podem ser tornar cansativos quando realizados durante o dia. Se o seu orçamento de viagem não for muito apertado, não pense duas vezes: tome um salón-cama noturno. Você viaja duas ou três horas, assiste a um filme, come e dorme. Quando despertar já estarão servindo o café da manhã. Faltará pouco para chegar a seu destino. E acordará descansado, pronto para se instalar em seu hotel e sair para visitar a cidade. E terá economizado uma noite de hotel.

Companhias de ônibus chilenas

Pulmann Cobre todos os grandes destinos nacionais. Tel. 600-320-3200

TurBus Mais ou menos equivalente à anterior. Serve os grandes destinos em todo o país. Pulmann

Condor Bus – Serve todo o país. Condor

TasChoapa -Serve destinos internacionais. Tem ônibus para Argentina (Mendoza, Bariloche), Peru (Lima) e destinos no sul do país: Puerto Montt, Puerto Varas, Valdívia etc.
TasChoapa

Cruz del Sur – Atende o sul do Chile. Tem também ônibus para Bariloche, na Argentina.  Cruz del Sul

Bus Sur -Serve o sul do Chile e Terra do Fogo. Bus Sur

Pacheco – Serve o sul do Chile e Terra do Fogo. Pacheco

Fernandez – Serve o sul do Chile e Terra do Fogo. Fernandez  :

JAC – Serve a Patagônia e a Região dos Lagos. JAC

Bagagem

Sua mala maior terá que ir no compartimento de bagagem (equipaje) do ônibus. Você só pode levar para o interior do veículo uma sacola pequena. Tenha em mente que os bagageiros dos ônibus são muito menores do que os de aviões.

Portanto, tenha consigo uma pequena bolsa dobrável, vazia, para utilizar durante suas viagens. Ela servirá para guardar alguns poucos objetos que você faz questão de ter ao alcance da mão: um livro, medicamentos, máquina fotográfica, uma garrafa de água mineral, biscoitos, lenço de papel e também uma malha de lã (o ar condicionado de alguns ônibus costuma ser gelado).

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Chile

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar