Viagem de avião

Avião, Tailândia

Dicas para sua viagem de avião

Viajar de avião em voos longos não é agradável. O espaço é restrito, a pressão no avião causa certo desconforto, o ar condicionado deixa o ar seco, as horas não passam… Mesmo na primeira classe um voo longo pode ser chato e cansativo.

Porém, há algumas coisas que você pode fazer para tornar sua viagem melhor:

•  Durante o voo, como o ar é muito seco, beba bastante água – de preferência, sem gás – ou suco de fruta. Evite exagerar nas bebidas alcoólicas.

• Procure conseguir um lugar no corredor, onde se pode esticar um pouco as pernas. Se conseguir ficar nos assentos da frente ou nos de segurança, melhor ainda. Algumas companhias cobram um suplemento por esses lugares.

• Se você for precisar dormir no avião para se adaptar ao fuso horário do país de destino e não é do tipo de pessoa que dorme com facilidade, peça a seu médico que receite algum medicamento específico para ajudar a pegar no sono durante o voo.

• Na classe econômica, um travesseiro especial para viagem, desses que se encaixam na nuca, pode significar a diferença entre uma noite de insônia ou algumas horas de sono.

• Muitas companhias aéreas oferecem filmes, música e jogos para distrair o passageiro em viagens longas, mas o melhor mesmo, para aqueles que gostam de ler, é levar um bom livro, desses que a gente pega e não consegue largar.

• Algumas companhias já oferecem internet a bordo. Informe-se antes. Pode ser o caso de levar seu tablet ou notebook na viagem, além do celualr.

• Utilize durante sapatos confortáveis, macios e sem saltos. Andar pelo corredor e se exercitar de tempos em tempos, dobrando os joelhos, girando os pés e espreguiçando-se com os braços ajuda a evitar o inchaço. Porém, se sentir seus pés inchados, não tire os sapatos, pois talvez não consiga colocá-los de novo quando chegar ao seu destino.

• Por mais calor que esteja no seu lugar de saída ou de destino, não viaje de avião com trajes excessivamente informais nem muito curtos ou decotados. Em primeiro lugar, você vai passar frio por causa do ar condicionado. Em segundo lugar, não é nada elegante viajar de bermudas, chinelos etc., principalmente aos olhos do serviço de imigração do seu país de destino.

• Para acalmar os que têm medo de avião: é o meio de transporte mais seguro no mundo. É mais fácil você ganhar sozinho na loteria do que morrer num acidente de avião. Muito mais perigoso, estatisticamente falando, é o trajeto de automóvel até o aeroporto.

• Boa educação é bom e todo mundo gosta… no avião também! Não fale alto; seja breve no uso do toalete; antes de abaixar o encosto de sua poltrona, veja se o passageiro de trás está usando a bandeja. Se estiver com crianças, procure fazer, na medida do possível, com que elas não incomodem os demais passageiros.

• É proibido fumar em praticamente todos os vôos no mundo inteiro. Obedeça aos avisos e jamais fume escondido no banheiro; há detectores de fumaça!

• Caso você tenha restrições alimentares, ao reservar um voo longo peça seu menu diferenciado: pode ser kosher, vegetariano, sem lactose, para diabéticos etc.

• As viagens no sentido leste-oeste e vice-versa implicam em diferenças horárias entre o aeroporto de embarque e seu destino. O mal estar decorrente dessas diferenças é o famoso jet-lag. Leia sobre os efeitos do jet-lag.

Links afins