Viagem à Itália por conta própria

Acessar o sumário •  Acessar o índice remissivo

Itália: você encara uma viagem por conta própria?

Essa é a melhor opção para quem se sente seguro em viajar sem um guia de excursão e quer fazer algo diferente daquilo que as operadoras oferecem. Se você tiver um mínimo de capacidade de planejamento, é muito fácil fazer seu próprio roteiro utilizando o GTB Itália. Há várias vantagens: você visita o que quer, come onde tem vontade, acorda a hora que quer… Enfim, tem liberdade!

Itália: os cuidados na preparação da viagem

Mapas – Quem quer viajar por conta própria deve estudar mapas, mesmo que tenha tido algumas diferenças pessoais com professores de Geografia! Isso é fundamental para não acabar fazendo planos absurdos, impossíveis de serem cumpridos.

Conexões aéreas – A primeira coisa a ter em mente é que, se você for diretamente do Brasil para a Itália, desembarcará no aeroporto de Milão ou no de Roma. Dependendo da distância entre os lugares que pretende visitar, será mais vantajoso nem sair do aeroporto e já pegar uma conexão aérea para outra cidade, comprada antecipadamente, junto com seu bilhete para a Itália, ao invés de fazer o trajeto por terra.

Elabore roteiros lógicos – Estude com atenção as páginas sobre transportes referente à(s) região(ões) para onde quer.
Os roteiros devem obedecer a uma lógica quanto às distâncias e aos meios de transporte a ser utilizados, que vão interferir no tempo a ser gasto com o deslocamento. Oito horas numa estrada significam um dia perdido! Você chegou a Roma para ver o papa, mas ele já foi dormir… Também não dá para fazer um roteiro que dependa de trem ou de ônibus sem saber sobre as linhas e os horários.

De quanto tempo você dispõe?

O tempo sempre é curto para visitar tudo aquilo que se tem vontade. Tenha como parâmetro os seguintes períodos de permanência para que sua viagem não se torne uma correria. Veja dicas

Cursos e intercâmbios

Participar de um curso ou de um intercâmbio pode ser uma ótima opção de viagem para quem tem tempo (como estudantes em férias escolares) e deseja conhecer mais a fundo a Itália, seu povo, sua cultura e sua língua. Diversas agências organizam intercâmbios e cursos e cuidam da passagem, bem como da hospedagem em casas de famílias italianas, com pensão completa ou apenas o café da manhã, ou oferecem a opção de alojamento em dormitórios de escolas e faculdades.

A maioria dessas agências se ocupa também de providenciar seguros de viagem e carteiras de estudante. Os cursos para estrangeiros na Itália têm duração variada e são de todo o tipo: desde um curso de idioma italiano até um de arte, ou mesmo uma pós-graduação. O Centro Cultural Brasil-Itália (www.ccbi.com.br) oferece cursos intensivos de duração variável. Você também encontra links para sites de agências especializadas em neste site.

Recomendação – Seja qual for a alternativa de viagem preferida por você, escolha uma agência de viagens sobre a qual você possua boas referências e exija um contrato que garanta, por escrito, a prestação de todos os serviços prometidos verbalmente, com o máximo possível de detalhamento. Pague com cheque nominal ou cartão de crédito e conserve consigo todos os recibos.

Documentação

Documentos que você precisará para sua viagem à Itália.  Veja informações e dicas

Dinheiro

Como se organizar. Veja dicas e informações

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Roma

Escolha e reserve seu hotel em Milão

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Maquina fotografica

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

                                      Norte da Itália em imagens

CAPAitáliaprimeirasite

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Line Itália, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

 

Links afins