Valparaiso

Sumário Chile • Índice remissivo alfabético do Chile

Valparaíso, a cidade do poeta

Valparaiso, a cidade de Pablo Neruda, tem um charme inigualável. O poeta nunca deixou de cantá-la em seus versos. A cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Fundada em 1543 por espanhóis que iniciavam suas explorações em território chileno, Valparaiso tornou-se um dos mais importantes portos das Américas. Era passagem obrigatória para os navios que desciam até o Estreito de Magalhães para cruzar do Atlântico para o Pacífico e vice-versa. Essa posição estratégica gerou intensa atividade comercial que beneficiou o desenvolvimento da cidade.

O porto de Valparaíso e o Canal do do Panamá

Seu porto atraía marinheiros do mundo todo, aventureiros em busca de fortuna e prostitutas. A abertura do canal do Panamá, que poupava os navios de contornar toda a América do Sul para passar de um oceano a outro, mergulhou Valparaiso em um período difícil. O movimento do porto diminuiu muito. Mesmo assim, a cidade continuou a ser o principal porto chileno e ainda recebia navios que navegavam pela costa do Pacífico, mas perdeu muito de sua importância.

Mapa de Valparaíso

Como ir

Avião

Não há aeroporto em Valparaiso; o mais perto é o de Santiago. De Santiago há transfers para Valparaiso.

Veja passagens aéreas e pacotes

Carro

De Santiago são 115 quilômetros pela Ruta 5, a Panamericana. Todo trajeto é asfaltado. Há pedágios.

 Ônibus

Há  ônibus diretos de Santiago a cada quinze minutos para Valparaiso (tempo de viagem: 1h).

Saiba mais: Transportes no Chile

Hospedagem

Se for se instalar na parte alta da cidade procure hotel não muito longe dos elevadores (“ascensores”) ou, na parte baixa na Plaza Sotomayor e suas proximidades.

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Melhor época

Valparaíso pode ser visitada em qualquer época do ano. Saiba mais:  Melhor época para visitar o Chile.

Dicas sobre Valparaíso

Valparaíso e Viña del Mar são cidades vizinhas. Há metrô e ônibus urbanos entre elas. Quem gosta de caminhar pode ir a pé de uma para a outra. Por isso mesmo é possível, por exemplo, almoçar em Valparaiso e dormir em Viña del Mar ou vice-versa. Valparaiso é mais interessante. Porém, é uma cidade mais complicada para se circular. Os hotéis podem ficar no alto dos cerros. Você tem que encarar ladeiras e escadarias intermináveis ou tomar um elevador. Estes, à noite, não são muito seguros. A criminalidade em Valparaiso existe, embora não se compare à das grandes cidades brasileiras.

Existem excursões para Valparaiso que saem cedo de Santiago e regressam à capital à noite. Mas é tudo a toque de caixa. Você não tem tempo para curtir à cidade. Recomendamos pegar um ônibus e ir por conta própria. Valparaiso merece pelo menos dois dias inteiros, ou mais. Alugar carro para visitar a cidade não compensa. Os lugares mais interessantes de Valparaiso ficam em colinas (os famosos cerros) que são verdadeiros labirintos.

Matérias especiais

História do Chile da Guerra Fria aos dias de hoje | Cinema chileno
Pablo Neruda |Salvador Allende e o 11 de Setembro chileno

Relatos de viagem

De Santiago a Chiloé de carro

Maquina fotografica

O Chile em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.