Urbino
Marche, cidade de Urbino
Marche, cidade de Urbino

O ducado de Urbino

A mais bela e interessante cidade do Marche deve sua fama ao legado da família Montefeltro, que a governou por um longo período iniciado na Baixa Idade Média. O ducado de Urbino atingiu seu ápice sob o domínio de Federico de Montefeltro, de 1444 a 1482. Com as riquezas acumuladas em decorrência de sua atividade de condottiero (chefe militar), o duque foi um importante mecenas, cuja corte era frequentada por artistas tais como Piero della Francesca e Paolo Uccello. O ambiente cultural e artístico de Urbino favoreceu a formação de dois dos maiores mestres do Renascimento, nascidos naquela cidade: Raffaello Sanzio (1483-1520), mais conhecido como “Rafael”, e Donato Bramante (1444-1514).

Mapa de Urbino e região

Urbino: como ir

Carro

De Roma (224 km), utilize a A1 em direção a Florença, depois pegue a S3. De Florença (191 km), pegue A1, em direção a Roma, e em seguida a S73 em Arezzo, em direção a Sansepolcro e Urbania. De Ancona (114 km), pegue A14 em direção a Rimini e Bolonha; na altura de Fano, entre na S3 e em seguida na S73bis até Urbino. É bom ter um mapa à mão…

Ônibus

É a única opção para quem não está de carro. A cidade “grande” mais próxima de onde se pode pegar ônibus é Pesaro (1h). Outra alternativa é ir de trem até Sansepolcro ou Ancona e de lá tomar ônibus. De Roma (5h), há ônibus que partem da estação Tiburtina e vão até a Piazza Mercatale, em Urbino.

Onde se hospedar em Urbino

Escolha e reserve seu hotel em Urbino

Melhor época

Praticamente qualquer época, exceto agosto quando a Itália toda é invadida por multidões de turistas e o auge do inverno. Veja detalhes sobre a melhor época para viajar pela Itália

Atrações turísticas em Urbino

Urbino ainda possui parte das muralhas erguidas na era dos Montefeltro. A cidade, cujas construções têm como marca característica os tijolos avermelhados, assenta-se sobre duas colinas. Seu centro histórico, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em parte, medieval e, em parte, renascentista, conserva muitos edifícios antigos. Dentre eles se sobressai o imenso Palazzo Ducale, construído por Federico.

Além do famoso palácio, Urbino possui outras atrações. Na casa natal de Rafael, interessante por estar conservada como na época de sua construção, no século XV, pode ser visto um afresco da Madonna col Bambino cuja autoria se atribui ao artista. Merecem uma visita os oratórios de San Giovanni e San Giuseppe, na Via Barocci. Outro ponto de interesse é a Fortezza dell’Albornoz, da segunda metade do século XIV, situada no ponto mais alto de Urbino, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade.

Para apreciar uma das melhores vistas de Urbino, vá até a Via Roma e percorra a Strada Panoramica que acompanha as encostas de uma colina de onde se veem o Palazzo Ducale e uma parte do centro histórico.

Palazzo Ducale

A imponente construção foi inicia­da em 1444 para servir de residência ao refinado e culto Federico de Montefeltro. O palácio, decorado com obras renascentistas, é considerado por muitos o mais belo do gênero na Itália. Ele tem do lado oeste duas torres esguias e três andares de loggias, que contrastam com a relativa sobriedade do lado leste. A Galleria Nazionale delle Marche funciona no Palazzo Ducale. Em suas salas estão expostas telas de mestres italianos como Rafael (Ritratto di Gentildonna), Tiziano, Piero della Francesca (La Flagellazione), Paolo Uccello (La Profanazione) e Verrocchio. Site:  Palazzo Ducale

Atrações nos arredores de Urbino

Urbania

Nas proximidades de Urbino está a pequenina Urbania, cidadezinha renascentista onde os Montefeltro construíram outro Palazzo Ducale, que também impressiona por suas amplas dimensões.

Pesaro

Há trens diretos a partir de Ancona (30 a 50 minutos) e de Rimini (30 minutos). De Ancona (70 km) ou de Rimini (40 km), pegue a A14 ou a S16.Terra natal do compositor de óperas Gioacchino Rossini, Pesaro é uma das cidades maiores cidades do Marche e um procurado balneário que ainda conserva ruas medievais, um Palazzo Ducale do século XV e antigas igrejas. Entre as atrações da cidade estão a Casa de Rossini, conservada como era durante a vida do compositor, no século XVIII; o Museo Civico, com um bom acervo de obras do veneziano Giovanni Bellini; e o Museo Archeologico Oliveriano, com peças que vão do período etrusco ao romano. Ao lado de Pesaro fica Fano, cidade da época dos romanos, hoje um balneário em cujo centro antigo bem conservado os destaques são a Fontana della Fortuna e o Palazzo Malatesta.

San Leo 

De Rimini (34 km), pela S258 ou pela S72, passando por San Marino.O cenário do vilarejo de San Leo (cujo nome evoca o santo que ajudou Marino a fundar sua pequena república) é dominado por uma enorme fortaleza do século XV, construída no topo de um rochedo. A vista do alto é maravilhosa. A aldeia conserva um belo duomo românico-lombardo do final do século XII e uma igreja, a Pieve, do século IX.

www.turismo.pesarourbino.it  Site oficial de turismo de Urbino.

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Maquina fotografica

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

                                      Norte da Itália em imagens