Udine
Udine, Itália
Udine, Itália

Udine: gótica e renascentista

Trata-se de uma bela cidade caracterizada pela arquitetura gótica e renascentista, com forte influência veneziana, que pode ser vista, em especial, na Piazza della Libertà. Nela, dois edifícios se destacam: a Loggia del Lionello, que foi sede do governo local, em estilo gótico-veneziano, e a renascentista Loggia di San Giovanni, sobre a qual desponta a Torre del Orologio.

Mapa de Udine

Como ir a Udine

Veja preços de passagens aéreas e pacotes para a Itália

Carro

De Veneza (125 km), pegue a A4 (“Serenissima”) e, na altura de Palmanova, a A23. De Trieste (75 km) pegue a A4 e em seguida a A23.

Trem

Há trens diretos de Veneza (1h30 a 2h) e de Trieste (1h10 a 1h30).

Hotel em Udine

Escolha e reserve seu hotel em Udine

Melhor época

Para variar: primavera e outono…

Atrações turísticas em Udine

No centro da praça, uma fonte, estátuas renascentistas e uma coluna com o leão de São Marcos, símbolo de Veneza, completam o conjunto. O Castello di Udine, do século XVI, construído pelos venezianos sobre uma colina da qual se tem linda vista dos arredores, é sede de museus municipais. No Duomo gótico, há uma capela com afrescos barrocos de Tiepolo, que também podem ser vistos no Oratorio della Purità, que fica ao lado.

Atrações turísticas nos arredores de arredores de Udine

Palmanova

A 18 km de Udine pela A23. Conhecida como “a cidade estrelada”, a pequena Palmanova tem como atrativo – além de muitos edifícios e igrejas antigos e de um ar provinciano – a curiosidade de ter sido construída dentro de uma fortaleza em forma de uma estrela de nove pontas. As muralhas que a cercam e as portas da fortaleza dão à cidade um charme todo especial.
Villa Manin A 25 km de Udine pela S13, ou descer na estação ferroviária Codroipo e tomar táxi.

Passariano

Na localidade de Passariano encontra-se um curioso conjunto arquitetônico dos séculos XVI e XVII, misto de palacete e sede de fazenda. Ela pertenceu à rica família Manin, de origem florentina, que chegou ao auge de seu poder quando Ludovico Manin tornou-se doge de Veneza. Embora a villa não chegue aos pés de Versailles, o gosto pelo estilo francês, muito na moda à época por influência dos Luíses, pode ser visto na arquitetura e nos jardins adornados de estátuas. Em 1797, a villa foi ocupada por Napoleão, que lá montou seu quartel-general.

Cividale del Friuli

A 17 km de Udine pela S54. Numa posição estratégica que servia de passagem para os lombardos (que ali instalaram sua capital quando “barbarizaram” o norte da Itália, colocando em colapso o Império Romano), a cidade é divida pelo rio Natisone. Por isso, a impressionante Ponte del Diavolo, construída na Idade Média, sempre teve grande importância para a população local.

O principal atrativo de Cividale del Friuli é o Tempietto Longobardo (Piazzetta San Biagio), também conhecido como Oratorio di Santa Maria in Valle, templo cristão do século VIII cujo interior é decorado com esculturas e afrescos. No Museo Archeologico Nazionale (Piazza Duomo), instalado em um belo edifício, podem ser vistas peças romanas e lombardas. Também merecem ser vistos o Palazzo Comunale, em estilo gótico-veneziano, e o Duomo gótico-renascentista.

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Maquina fotografica

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

                                      Norte da Itália em imagens