Turismo na América do Sul

Turista não é tudo igual

por Lúcio Martins Rodrigues

Turista não é tudo igual. Separamos nesta matéria opções para todos os gostos. Escolha, neste especial América do Sul, o que combina com você.

América do Sul

Argentina

Escutar tango em Buenos Aires, revirar boutiques e livrarias.  Na Patagônia Andina, curtir neve no inverno ou as lindas paisagens lacustres, com seus picos nevados, ver de perto um Glaciar como Perito Moreno. Rodar pela Ruta de los Siete Lagos. Praticar esportes de inverno. Saborear bons vinhos, churrascos e fondues. Descer ainda mais e chegar à Terra do Fogo, o ponto mais meridional da América do Sul. Ou ainda, percorrer de carro as rudes e fascinantes paisagens da Quebrada de Humahuaca, no noroeste da Argentina (NOA), com seus rochedos coloridos e paisagens lunares. Subir até quatro mil metros, para descobrir uma enorme salina que pode ser atravessada de carro. E isso é só uma pequena amostra do que a Argentina lhe oferece.

Chile

Em Santiago e no Valle Central, visitar as estações de esportes de inverno e vinícolas. Conhecer as deslumbrantes paisagens da Região dos Lagos, com vulcões de cumes nevados refletidos nas águas de lagos glaciais. Chegar de barco bem perto dos glaciares da Patagônia Chilena para assistir enormes blocos de gelo despencar sobre as águas. Passar uns dias percorrendo as estradinhas do Parque Nacional Torres del Paine, visitar a cavalo algumas belezas naturais. Curtir Punta Arenas e a Terra do Fogo Chilena, com suas reservas de fauna marinha. Ou ir até San Pedro de Atacama para conhecer o deserto mais seco do mundo. Perambular pelo Valle de la Muerte e sentir-se em outro planeta. Ou, ainda, subir a mais de 4 mil metros para assistir ao espetáculo de gêiseres esguichando água escaldante ao nascer do sol. Tudo isso é uma pequena amostra do que o Chile lhe oferece.

Peru

Em Lima, perambular por seu centro histórico, passear por bairros elegantes como Miraflores e San Isidro, experimentar a variada gastronomia peruana. Visitar seus inúmeros museus. Em Cusco, conhecer uma das mais belas cidades coloniais das Américas. Percorrer de automóvel o Valle Sagrado de los Incas, com seus inúmeros sítios arqueológicos. Visitar a misteriosa Machu Picchu, uma cidade inca inteiramente preservada,  ignorada do mundo até 1911.  Conhecer Arequipa, a charmosa Ciudad Blanca. rodeada de vulcões nevados. De Arequipa dar uma esticada até o Valle del Colca e conhecer seu grandioso canyon. Em Puna visitar o lago Titicaca, as ilhas flutuantes e outras atrações. isso é uma pequena amostra do que o Peru lhe oferece.

Em que época do ano você pensa em viajar

Veja vantagens e desvantagens de viajar na baixa temporada