Tucumán

A partir de Tucumán, na Argentina, chega-se a uma das mais belas regiões do país: o Noroeste, onde ficam Salta, Jujuy, Cafayate e a Quebrada de Humahuaca.
San Miguel de Tucumán, Argentina
San Miguel de Tucumán, Argentina

Tucumán

A cidade de Tucumán, fundada em 1565, teve muita importância na história argentina, uma vez que lá foi proclamada a independência do país após a derrota dos espanhóis frente às tropas de San Martín em 1816. Hoje, é simultaneamente a mais importante cidade do Noroeste e a capital da menor província argentina.

Com mais de meio milhão de habitantes, Tucumán é um grande centro agrícola, de clima extremamente quente, propício ao cultivo da cana de açúcar, cujas plantações  se espalham em torno da cidade.

Seus edifícios históricos ficam na Plaza Independencia e arredores. A bela Casa de Gobierno merece uma olhada. Também são interessantes a Catedral neoclássica, a igreja de San Francisco e a Casa Histórica de la Independencia onde, no Salón de la Jura, foi assinado o tratado que transformou a Argentina num país livre do domínio espanhol.

Por causa da latitude e da baixa altitude, Tucumán tem um clima abafado e quente que no verão pode alcançar temperaturas superiores a 35ºC: você não tem vontade de sair de perto do ar condicionado do seu quarto do hotel! Por isso, a cidadezinha de Tafí del Valle, a 100 km dali, localizada em um vale de clima muito agradável às margens de uma represa, fica lotada de tucumanos.

Enfim, embora por si só não tenha atrativos para justificar uma visita, a cidade é um ótimo ponto de partida para visitar o Noroeste Argentino. Alugue um carro ou tome um ônibus e… pé na estrada!

Site oficial de turismo de Tucumán.

Como ir

Avião

O aeroporto de Tucumán fica a 15 km da cidade. Há voos diretos de Buenos Aires (2h).

Ônibus

No terminal rodoviário chegam ônibus de Buenos Aires (16h), Córdoba (8h) e Mendoza (13h). Há ônibus direto da estação rodoviária de Retiro, em Buenos Aires. A viagem é longa; se puder tome um ônibus-leito noturno.

Carro

De Buenos Aires (1.200 km) ou Córdoba (550 km), pegue a RN 9.

Informações práticas

Onde se hospedar no Noroeste Argentino

Escolha e reserve seu hotel em San Salvador de Jujuy

Escolha e reserve seu hotel em Salta

Escolha e reserve seu hotel em Cafayate

Escolha e reserve seu hotel em Humahuaca

Escolha e reserve seu hotel em Tilcara

Escolha e reserve seu hotel em Purmamarca

Como ir

Passagens aéreas e pacotes

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Festas da Quebrada de Humahuaca

As principais festas da Quebrada de Humahuaca, na Argentina: o Carnaval, a Diablada, a Fiesta de Pachamama, o Êxodo, a Fiesta de los Estudiantes.

Vicunha na Salina Grande, Puna argentino

Arredores da Quebrada de Humahuaca

Diversos passeios podem ser feitos nos arredores da Quebrada de Humahuaca de carro, 4×4 ou em excursão: Susques, Salina Grande, Iruya, Coctaca e Laguna de Pozuelos são lugares belos e exóticos.

Atrações turísticas em Salta

Atrações turísticas na cidade de Salta, no Noroeste Argentino: os museus, mercado de artesanato, as igrejas barrocas, o teleférico do Cerro San Bernardo.

Argentina, Valles Calchaquies

Valles Calchaquíes

Valles Calchaquíes, na Argentina: como visitar a partir de Cafayate. A Quebrada de las Flechas, Angasto, San Carlos, Los Molinos, Cachi, Colomé, Quilmes.

Vinícola hotel em Cafayate, Argentina

Cafayate

Turismo em Cafayate: como ir, o que visitar, atrações turísticas, vinícolas, as trilhas, dicas.

Purmamarca, Argentina

Quebrada de Humahuaca

Quebrada de Humahuaca, no Noroeste da Argentina: como ir, como visitar, pontos turísticos, onde comer, onde se hospedar, passeios.