Trieste

Um dos principais portos italianos

A capital de Friuli Venezia-Giulia é hoje uma cidade moderna, dominada pela atividade portuária. Da era romana, restaram ruínas de um teatro, um arco e vestígios de uma basílica onde funcionava o tribunal.

Mapa do Friuli-Venezia Giulia

Como ir a Trieste

Avião

Não existem voos diretos do Brasil. O aeroporto internacional Ronchi dei Legionari, a 40 km da cidade, recebe voos vindos de grandes cidades italianas e europeias.

Veja passagens aéreas e pacotes

Carro

De Veneza (155 km) ou de Milão (410 km), pegue a A4.

Trem

Há trens a partir de Milão (4h30 a 5h) e de Veneza (2h). A estação ferroviária central fica na Piazza della Libertà.

Hotéis em Trieste

Escolha e reserve seu hotel em Trieste

Melhor época

De maio a junho e de setembro a outubro

Atrações turísticas

Suas maiores atrações históricas são o Castello di San Giusto, construído no século XIV pelos venezianos sobre a colina de mesmo nome, onde funciona um museu com importante coleção de armas antigas, e a catedral de San Giusto (Duomo), construída no século V e reformada nove séculos mais tarde, quando seu interior foi enriquecido com belos mosaicos em estilo veneziano.

Museo del Mare

À beira-mar funcionam um aquário e o Museo del Mare, cujo acervo se refere à história da navegação.

Castello di Miramare

Perto da capital encontram-se o Castello di Miramare, com uma curiosa arquitetura de múltiplas influências, construído na segunda metade do século XIX por ordem de Maximiliano de Habsburgo (imperador nomeado por Napoleão III, que os mexicanos vieram a fuzilar) e a Grotta del Gigante, enorme gruta habitada pelo homem desde a pré-história, que possui interessantes formações de estalactites e estalagmites com galerias e escadas escavadas na pedra e abriga um museu espeológico.

Atrações nos arredores de Trieste

Aquileia

A 38 km de Trieste pela A4 (“Serenissima”). Fundada pelos romanos e importante centro urbano na Antiguidade, a cidade foi saqueada por Átila (ele mesmo, “o huno”) e abandonada. Recuperou sua prosperidade e prestígio sob domínio lombardo e foi sede do Patriarcado de Aquileia do século VI ao XVIII, mas hoje é apenas uma pequena vila de pouco mais de três mil habitantes. A Basilica Patriarcale (Piazza del Capitolo) é um edifício de imenso valor histórico, já que o Patriarcado teve papel decisivo na difusão do cristianismo na região e, assim como a zona arqueológica da cidade, está inscrita no rol do Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Seu piso é coberto por interessantes mosaicos com cenas bíblicas, dos quais o mais famoso é o que retrata a história de Jonas e a baleia. Duas criptas da basílica contêm ainda antiquíssimos mosaicos e afrescos. Fora da zona urbana atual, há outras atrações. O Museo Archeologico possui em seu acervo uma coleção de peças antigas, com destaque para esculturas e lápides romanas.

Grado

Essa ilha próxima a Aquileia, em meio a uma laguna de águas verdes e azuis, cujas praias atraem muitos italianos e estrangeiros, não é apenas um balneário; possui também edifícios históricos, tais como a Basilica di Sant’Eufemia e um batistério do século V.

Sites de turismo sobre Trieste

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens