Transportes no Canadá
Ônibus da Greyhound, no Canadá
Transportes no Canadá, ônibus da Greyhound, no Canadá

Canadá, transportes internos

Dica importante

Para a organização de qualquer viagem, independente do meio de transporte a ser utilizado, é indispensável consultar mapas. Neste arquivo há um mapa gráfico do Canadá, e um mapa interativo estude-os, é um bom começo para se organizar um roteiro turístico de viagem inteligente. Como ir

Mapa do Canadá

Avião

O Canadá é um país de grande extensão territorial. Mesmo com boas estradas e ferrovias, não se consegue milagres: para percorrer longas distâncias ou com pouco tempo, só mesmo de avião. A Air Canada vende passes para vôos domésticos. Informe-se com seu agente de viagens.

Carro

Alugar um carro pode ser uma boa idéia para percorrer o Canadá mas, como as distâncias são imensas, cruzar o país de ponta a ponta exige muito tempo. O ideal é utilizar o avião para as grandes distâncias e alugar um veículo para percorrer uma região determinada, como por exemplo, as Montanhas Rochosas, o Québec ou as proximidades de Vancouver.

Lembre-se de que no Canadá a maioria dos carros têm câmbio automático. Se você nunca utilizou um automóvel com esse sistema, é possível que, no início, sinta-se um pouco confuso. As estradas são quase sempre excelentes e possuem boa infra-estrutura à disposição do viajante, inclusive de hospedagem e alimentação. As paisagens costumam ser bonitas e algumas são deslumbrantes. Ao cruzar as pradarias, lembre-se que o Canadá é um país pouco povoado e você pode percorrer muito quilômetros sem encontrar nenhum posto de gasolina. Sempre que possível, encha o tanque

Ônibus

Além de cobrirem completamente todo esse imenso território, os ônibus canadenses são confortáveis, rápidos e seguros. Porém não se pode esquecer que certas distâncias são enormes e demoram dias para serem percorridas de ônibus. Para obter informações sobre linhas, tarifas e horários, consulte o site da sucursal canadense da Greyhound .
Por intermédio de seu agente de viagens aqui no Brasil, você pode comprar bilhetes avulsos ou passes (cupons) da Greyhound canadense que, dependendo de seu roteiro, podem ser vantajosos.

Vídeo sobe os trens no Canadá

Trem

O Canadá possui uma rede ferroviária pouco extensa em relação ao seu território. Embora mais caros do que os ônibus, os trens são bastante confortáveis, possuem vagões-restaurante, vagões de dois andares com janelas panorâmicas, e também há trens noturnos com cabines e serviço impecáveis. Para quem não tem pressa, é perfeito. Os trens canadenses da Via Rail Canada são confortáveis, limpos, mas não possuem opçõs tipo TGV (trens de alta velocidade, como na França) ou Trem-Bala (como no Japão). A companhia dispões de ceerca de 19 rotas, ligando todas as localidades de alguma importância (Toronto, Ottawa, Québec, Vancouver, atações como Niagara Falls etc. As viagens podem ser demoradas. O principal interesse são os trens panorâmicos da Rocky Mountaineer. Não são exatamente trens de luxo, mas as vistas são maravilhosas.

Passes ferroviários

A companhia canadense Viarail oferece passes ferroviários vantajosos. Para informações, consulte seu agente de viagens ou o site da própria Viarail , que tem uma versão em português. (Aproveite e veja a galeria de fotos desse site, que mostra paisagens incríveis).

Informações práticas

Como ir

Há voos de São Paulo para Toronto pela Air Canadá.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Canadá

Escolha e reserve seu hotel em Toronto

Escolha e reserve seu hotel em Montreal

Escolha e reserve seu hotel em Vancouver

Escolha e reserve seu hotel na cidade de Québec